Implantando o ESG na gestão de empreendimentos imobiliários
O ESG na gestão de empreendimentos imobiliários é um assunto de extrema importância. Isso porque a crescente preocupação com questões ambientais, sociais e de governança tem transformado a atuação de empresas em diversos setores.
Assim, para promover práticas mais sustentáveis e responsáveis, incorporadoras e construtoras, cada vez mais, estão adotando critérios ESG em seus projetos.
Neste blog post, exploraremos a importância do ESG na gestão de empreendimentos imobiliários. E mostraremos como uma plataforma de gestão pode ajudar a alcançar esses objetivos.
Motivos para o setor construtivo investir no ESG
O investimento em ESG (Environmental, Social and Governance ou, em português, ambiental, social e de governança) deixou de ser uma tendência e se tornou uma estratégia para dar maior competitividade às empresas.
Tanto que os fundos de investimentos já desenvolveram políticas para alocar capital em empresas que, comprovadamente, adotam ações nesse sentido. O motivo para isso é que eles consideram o investimento mais rentável e seguro.
Mas existem outras razões para incluir o ESG na gestão de empreendimentos imobiliários.
Para começar, é uma oportunidade de ter maior eficiência operacional e sustentabilidade a longo prazo, bem como elevar a resiliência durante crises.
Além disso, ajuda as empresas a melhorarem a imagem do setor. Afinal, tradicionalmente, é visto como um grande consumidor de recursos hídricos e elétricos, bem como um grande gerador de resíduos.
Outro ponto importante é que o consumidor atual é exigente em relação à responsabilidade ambiental, social e transparência corporativa. Assim, prefere produtos que estejam alinhados com o desenvolvimento sustentável.
Ou seja, adotar o ESG na gestão de empreendimentos imobiliários vai permitir que a companhia deixe de ser associada a riscos elevados, ajudando a viabilizar projetos. E a vender os produtos com maior facilidade.
Isso porque ajudará a reduzir o impacto ambiental dos empreendimentos, promovendo eficiência hídrica-energética, a redução de resíduos e a preservação de recursos naturais.
Além disso, uma boa política ESG auxilia na promoção de aspectos sociais nos empreendimentos. O que inclui maior segurança e bem-estar dos moradores.
Por fim, a boa governança garante a transparência, ética e responsabilidade na condução dos negócios.
Como a tecnologia ajuda a implantar o ESG na gestão de empreendimentos imobiliários
Para colocar em prática um sistema de Environmental, Social and Governance deve-se considerar aspectos variados. No que diz respeito à responsabilidade ambiental é preciso analisar a gestão de água e energia, riscos ambientais, mudanças climáticas, uso do solo, etc.
Quando pensamos na parte social, atenção à relação de trabalho, diversidade, equidade, direitos humanos, entre outros. Por fim, na governança temas como segurança e proteção de dados, compliance e gestão de crises entram na pauta.
Uma plataforma como a Hiperdados desempenha um papel fundamental na implantação do ESG na gestão de empreendimentos imobiliários. Oferecendo um vasto conjunto de dados e informações, a plataforma oferece suporte para a tomada de decisões embasadas em critérios ESG.
Assim, ao selecionar um terreno para construção, o sistema fornece dados como a presença de áreas de preservação, índices de poluição e histórico de desastres naturais. Isso permite que as empresas escolham locais mais adequados em termos de sustentabilidade.
Além disso, a plataforma também pode auxiliar na análise do impacto social dos projetos. Através de dados demográficos e socioeconômicos disponibilizados por Hiperdados, as empresas podem compreender melhor a comunidade local e identificar oportunidades de investimento social que promovam a inclusão e o desenvolvimento sustentável.
Outro aspecto importante do ESG na gestão de empreendimentos imobiliários é a transparência e a governança.
A Hiperdados oferece informações sobre a legalidade dos terrenos e empreendimentos, bem como sobre a legislação vigente. Dessa forma, favorece o respeito aos princípios ESG.
Conte com Hiperdados para incluir o ESG na gestão de empreendimentos imobiliários
A adoção de critérios ESG é uma necessidade crescente na busca por um futuro mais sustentável.
Práticas que priorizam o meio ambiente, a sociedade e a governança não apenas geram benefícios para as empresas. Mas também têm um impacto positivo nas comunidades e no planeta como um todo.
Nesse sentido, a plataforma Hiperdados desempenha um papel importante ao fornecer dados relevantes para implementar o ESG na gestão de empreendimentos imobiliários.
Completa, a solução acompanha o projeto em todas as suas fases. Desde a escolha do terreno e o estudo de viabilidade, passando pelo gerenciamento da obra, até a entrega do imóvel.
Acompanhando em tempo real todas as etapas, é possível detectar e corrigir eventuais problemas. Assim, há redução de desperdício e de erros, otimização de prazos e uso de materiais, entre outros benefícios que mantém o projeto dentro dos parâmetros adequados do ESG.
Em um mercado cada vez mais consciente e preocupado com questões socioambientais, você precisa do apoio inteligente de Hiperdados.
Afinal, a plataforma ajudará na adoção do ESG na gestão de empreendimentos imobiliários e desenvolver projetos mais sustentáveis e economicamente viáveis.
No Comment