o que todo cliente espera de uma incorporadora imobiliária

 

Entender o que o cliente espera é um desejo da maior parte dos empreendedores. Na busca por essa resposta, não é raro surgirem dúvidas, afinal, estamos falando das expectativas do público e, no caso do mercado de imóveis, seus sonhos.

Ao conhecer as expectativas dos clientes, muitas incorporadoras não sabem, exatamente, quais atitudes e mudanças precisam ser feitas para atendê-las. A tecnologia e boas práticas de comunicação são essenciais no momento de encantar os clientes, principalmente quando falamos na adoção de um sistema para incorporadora.

Além destes fatores, há outros pontos que merecem a atenção das incorporadoras antes, durante e após a venda. Pensando nisso, no artigo de hoje, listamos as principais expectativas que os clientes têm em relação às incorporadoras para ajudar a sua empresa a aumentar os resultados. Confira!

1. Ouvir e ser ouvido antes, durante e após a compra

Muitas incorporadoras não investem ou sequer pensam no pós-venda. A ideia de que, neste ramo, a negociação é única, cria nas empresas o comportamento de não investir tempo e dinheiro com um cliente que, muito provavelmente, não voltará a comprar.

Este erro perigoso tem grandes chances de refletir descaso não apenas no pós-venda, como em todo o processo de compra, que não é curto. Assim, é comum se deparar com cenários em que o cliente é mal atendido e se frustra por isso, virando um propagador negativo da empresa.

Ou seja, a péssima impressão daquele cliente específico se tornará uma experiência compartilhada e, muitas vezes, essa será a imagem formada da sua empresa por outros consumidores.

2. Atendimento: agilidade, atenção e transparência

Como, então, repensar as estratégias e canais de atendimento e fazer com que meus clientes tenham ótimas experiências?

É notável: organizações que se preocupam em oferecer informações úteis aos seus consumidores têm um feedback 30% melhor do que aquelas que apenas responderam às solicitações do público, sem nenhuma proatividade.

Por exemplo, o cliente que realiza a compra e fica no aguardo da entrega das chaves se sente mais compreendido e respeitado quando a incorporadora o mantém informado sobre o andamento da obra do que quando ele tem que buscar informações devido à falta de diálogo por parte da empresa. Algumas dicas para fazer isso de forma eficiente são:

Preparação e capacitação de equipe

Para proporcionar um atendimento de qualidade, a equipe deve ser instruída sobre o que é essencial nesta prática: prontidão, atenção, boa comunicação e empatia. Isto porque é preciso se colocar disponível e aberto no momento de fala, direcionar atenção ao cliente e às suas dúvidas, saber conversar sendo objetivo e colocar-se no lugar do outro para entender seu posicionamento na hora do atendimento.

Uso de canais estratégicos

Mas como uma equipe bem treinada pode realizar um bom atendimento sem as ferramentas adequadas para isso?

O ideal é oferecer um serviço de atendimento ao cliente durante todos os dias da semana, além de opções alternativas, como uma linha para respostas via WhatsApp e outras redes sociais. O e-mail marketing também tem se mostrado uma ferramenta interessante para manter o cliente informado sobre o investimento antes da entrega da chave, por exemplo.

Soluções como um sistema para incorporadora também auxiliam na organização destes canais e na mensuração das informações obtidas, além de proporcionar uma forma funcional e de fácil administração para a equipe realizar os atendimentos. Isso contribui para melhorias contínuas nas estratégias de relacionamento com o cliente e em todas as etapas do processo de venda de forma geral.

3. O que o cliente não sabe, mas espera de você?

Seguindo a lógica do oferecer antes de ser cobrado e da predisposição para um bom atendimento, por que não investir em ferramentas desenvolvidas, justamente, para auxiliar o dia a dia da sua empresa e aumentar a produtividade da sua equipe?

Cada vez mais, ouvimos falar da automação de processos e soluções pensadas para nichos específicos de mercado. Alguns empreendedores ainda acreditam que essas são ferramentas caras, porém, ao analisar o custo-benefício com cautela, é fácil visualizar as vantagens de investir em um sistema para incorporadora.

Quando temos uma base de organização e contamos com a tecnologia a nosso favor, as chances de termos uma performance elevada em nossa área de atuação são muito maiores. Dessa forma, o cliente pode ser atendido de forma mais ágil, já que todas as informações estão ao alcance da sua equipe.

Trabalhar de forma eficiente reflete na forma como enxergamos e somos vistos pelo mercado, pela sociedade e pelos consumidores. É isto o cliente espera! Que suas necessidades e expectativas sejam respondidas com agilidade, transparência e compromisso. É impossível atender a esta demanda se a sua empresa não estiver organizada internamente.

Trabalhar com um sistema para incorporadoras

O sistema para incorporadoras é uma solução para aumentar a eficiência dos processos da sua empresa. Além de possuir funcionalidades específicas que auxiliam nos processos internos, os ERP imobiliários permitem que outros gargalos sejam solucionados, como, por exemplo, as demandas burocráticas, de estrutura e até de especulação de mercado.

Desta forma, podemos enxergar um sistema para incorporadora como investimento não só para a área comercial de uma construtora, mas para todos os departamentos do seu negócio.

Sabemos que não é fácil decifrar ou administrar expectativas e sonhos, mas quando nos comportamos de acordo com aquilo que queremos alcançar, essa tarefa se torna um desafio prazeroso.

A área de atuação das incorporadoras não é algo pequeno. Não estamos falando de comprar e vender um terreno ou apartamento. Estamos lidando com algo muito maior, com processos, estruturas, projetos e investimentos de grande porte, que tornam o negócio complexo e lucrativo.

Portanto, entender o que o cliente espera da sua incorporadora é o primeiro passo para atingir o sucesso na região em que você atua. Por isso, é fundamental buscar a satisfação dos seus clientes e procurar atender a todas as suas expectativas. Dessa forma, o seu negócio será mais rentável e tem grandes chances de crescer!

E então, ficou com dúvidas sobre como um sistema para incorporadora pode ajudar a sua empresa a corresponder com as expectativas do cliente em relação ao seu negócio? Quer receber nosso conteúdo com dicas, basta clicar aqui.

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