pesquisa de mercado imobiliario com Embraesp parceira Hiperdados

inteligencia-de-mercadoA inteligência de mercado já é uma área relativamente antiga, mas, mesmo assim, muitas empresas ainda não investem nela. O mesmo acontece com as pesquisas de mercado, que embora sejam um instrumento considerado comum, ainda não são utilizadas por uma série de empresas. Mas por que uma empresa deve investir nessas áreas? Essa é a pergunta que iremos responder nesse post.

Mas antes, é preciso explorar um pouco mais sobre essas iniciativas, como funcionam e são aplicadas no setor imobiliário. Confira:

O que é inteligência de mercado?

A inteligência de mercado é uma área que tem sido cada vez mais considerada por empresas que desejam se manter competitivas e capazes de direcionar seus esforços de forma mais assertiva.

Um departamento de inteligência de mercado no setor imobiliário é o responsável por coletar o máximo de dados possíveis sobre a área de atuação da empresa, sejam eles sobre o setor como um todo, concorrência e até mesmo aqueles direcionados a um determinado público.

Essa coleta de informações pode ser feita das mais diversas formas, por meio de pesquisas, pelo acompanhamento das ações da concorrência e suas mensurações, compra de levantamentos prontos, monitoramento de redes sociais, etc.

Mas um trabalho de inteligência de mercado só é completo se todos os dados coletados forem analisados com profundidade e os resultados transformados em insights reais para o seu negócio.

No setor imobiliário, a inteligência de mercado é especialmente importante, e você pode instituí-la criando um setor que irá acompanhar e gerir todos esses processos até a geração dos insights e a implementação de ações baseadas neles, incluir profissionais de business intelligence no seu departamento de marketing ou, ainda, atribuir atividades de inteligência aos profissionais de marketing que já compõem a sua equipe.

Essa decisão vai depender do porte do seu negócio e de quanto você está disposto a investir, mas não se esqueça: quanto antes for desenvolvida uma estratégia de inteligência de mercado, mais rápido os resultados vão se apresentar.

O papel das pesquisas de mercado

As pesquisas são um instrumento muito rico para a inteligência de mercado, pois permitem “ouvir” os potenciais e já clientes e consumidores de um modo geral. Elas são um excelente recurso para descobrir o que eles querem, procuram, pensam dos seus concorrentes, como percebem a sua empresa, seus produtos e tudo o que envolve o seu negócio.

No setor imobiliário, você pode fazer pesquisas de mercado para descobrir, por exemplo, se um determinado lançamento que você planeja vai ser bem recebido, se os seus clientes estão satisfeitos em morar nos empreendimentos que levam a sua marca, se pretendem comprar imóveis em uma determinada região e o que buscam, etc.

As pesquisas podem ser feitas com diferentes níveis de investimento, dependendo da complexidade dos dados que você queira levantar. A internet ajudou a popularizar e reduzir os custos para a realização de pesquisas de mercado, se tornando uma grande aliada tanto para quem está começando, quanto para as empresas quem já adotam uma cultura de relacionamento com o cliente.

Elas podem se apresentar de duas formas: pesquisas quantitativas, focadas em obter a opinião de um grande número de participantes de forma mais direcionada, e qualitativas, que são mais abertas e dedicadas a obter respostas com maior profundidade.

Seja qual for o porte da sua empresa, a pesquisa de mercado pode ser o recurso que você precisa para traçar seu planejamento e direcionar melhor seus investimentos.

10 razões para investir em inteligência e pesquisas de mercado no setor imobiliário

Bom, agora que você já está mais por dentro do papel da área de inteligência de mercado e como as pesquisas funcionam, listamos 10 benefícios que são conquistados pelas empresas do setor imobiliário que as adotam. Confira:

  • Saber como o mercado recebe seus imóveis.
  • Identificar como o público percebe sua empresa.
  • Descobrir a opinião que o público tem da sua concorrência.
  • Identificar o que as pessoas procuram na hora de comprar imóveis.
  • Perceber a intenção de compra no mercado.
  • Descobrir oportunidades para novos empreendimentos.
  • Avaliar a satisfação dos seus clientes.
  • Testar a viabilidade e receptividade antes de fazer um lançamento.
  • Entender o momento do mercado.
  • Saber como anda a situação dos seus concorrentes.

Estes são apenas alguns motivos pontuais que servem como incentivo para investir em pesquisas e na inteligência de mercado, mas de um modo geral, o principal ganho são os negócios fechados de forma mais inteligente, maximizando seus resultados e otimizando os seus recursos.

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A solução para a sua inteligência de mercado: Hiperdados e Embraesp

Se você quer investir na inteligência da sua empresa, precisa contar com soluções que lhe forneçam todas as ferramentas necessárias e personalizadas para o planejamento de mercado, como um software para incorporadora e construtora. O Hiperdados trabalha em parceria com a Embraesp – Empresa Brasileira de Estudos do Patrimônio, que reúne e avalia os dados sobre todos os empreendimentos novos que são lançados em São Paulo (SP), sejam eles residenciais, comerciais ou industriais.

A Embraesp é provedor de dados para o Hiperdados trazer a melhor informação para incorporadora e construtora, contribuindo com todas as informações sobre empreendimentos imobiliários em fase de lançamento, a Embraesp é uma empresa especializada em pesquisas, avaliações e estudos de mercado com total isenção, independência e com informação de extrema qualidade.

Com o software, a sua empresa tem acesso a todas essas informações, essenciais para o desenvolvimento de ações estratégicas e para a conquista de resultados que levem ao crescimento do seu negócio.

E você, já conta com a inteligência de mercado para as tomadas de decisões que alavanquem os resultados da sua empresa? 

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Um pouco mais sobre a Embraesp

A Empresa Brasileira de Estudos de Patrimônio fundada em 1973, é conhecida, sobretudo, por suas avaliações de imóveis, informativos, estudos de vocação imobiliária, crítica de projetos arquitetônicos e por seu vasto bancos de dados. Os consumidores dos serviços da EMBRAESP são: construtoras, incorporadoras, corretoras imobiliárias, grandes instituições financeiras (nacionais e internacionais), Bolsa de Valores de São Paulo, diversas entidades de classe, industrias dos mais diversos segmentos (nacionais e internacionais) e diversos veículos da imprensa nacional.

A Embraesp é fonte de dados para numerosas publicações, entre as quais os Cadernos de Imóveis dos jornais “O Estado de São Paulo”, “Gazeta Mercantil”, “Primeiramão” e para revistas especializadas tais como a “Construção Mercado”, da Editora Pini, “Arquitetura e Construção”, “O Empreiteiro”, “Tem” e diversas newsletters. Embraesp é a empresa que faz o “ranking” imobiliário de São Paulo e que, em conjunto com o jornal “O Estado de São Paulo”, outorga anualmente o prêmio Top do Mercado Imobiliário às maiores incorporadoras, construtoras e corretora.

Os dados da Embraesp são rotineiramente utilizados pelas Secretarias de Planejamento, Habitação e de Finanças do Município de São Paulo, bem como por numerosos estudiosos e pesquisadores nas áreas de urbanismo, arquitetura, geografia urbana e sociologia. A área de atuação envolve todo o território nacional, além dos demais países do Mercosul.

No setor imobiliário, a Embraesp é – antes de qualquer outra consideração – um sistema de informações imobiliárias, o único no seu gênero, compreendendo cadastros de dados mercadológicos, plantas, mapas, aerofotos, fotos, imagens de satélites, projetos viários, legislação pertinente ao setor imobiliário, etc.. Com maior ou menor nível de detalhamento o cadastro já reúne informações sobre mais de 500 dos principais municípios do Brasil.

Uma equipe técnica, altamente especializada e com grande experiência, utiliza o sistema de informações para a elaboração de diversos estudos, dentre os quais se destacam:

  • Avaliações de Imóveis;
  • Estudos de Vocação Imobiliária;
  • Estudos de Crítica à Oportunidades de Mercado;
  • Análises periódicas de desempenho do mercado;
  • Análises de legislação que regulamenta o uso e a ocupação do solo;
  • Estudos e pesquisas para identificação de oportunidades de mercado;
  • Pesquisas de mercado imobiliário, de qualquer gênero, tipo ou extensão; e
  • Planejamento de desenvolvimentos imobiliários, inclusive elaboração (ou crítica) de planos de marketing.

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