Inteligência de mercado para incorporadoras das capitais brasileiras - Software para Incorporadora e Construtora

As perspectivas para o mercado imobiliário para o próximo ano são bastante otimistas. Especialistas acreditam que 2024 iniciará em uma espécie de “primavera” para o mercado. Após o inverno registrado em 2022 e a retomada em 2023, o novo ciclo deve vir acompanhado de consolidação, crescimento e boas oportunidades. Tudo isso, é claro, com alguns desafios já sendo previstos, demandando preparação para se lidar com alguns riscos nesse cenário. E é justamente isso, entre outras coisas, que a inteligência de mercado para incorporadoras das capitais brasileiras pode proporcionar.

Por meio dela, não apenas é possível ter uma base confiável para prever cenários e fazer projeções como também tomar melhores decisões no timing certo para otimizar resultados.

Por esse valor e outros que serão vistos a seguir, a inteligência de mercado é um verdadeiro ativo para incorporadoras.

Continue a leitura e compreenda mais sobre ela e porque a inteligência de mercado para incorporadoras das capitais brasileiras pode ser a chave para a sua empresa estar preparada para se destacar e ter mais sucesso neste e no próximo ciclo.

O que é inteligência de mercado?

A inteligência de mercado é um ativo cada vez mais valorizado por organizações que buscam otimizar a sua competitividade, tomar decisões mais fundamentadas, reduzir riscos e direcionar seus esforços de maneira mais assertiva.

Na prática, ela resulta de informações e dados sobre o ambiente externo de uma empresa. Isso inclui elementos-chave como concorrentes, clientes, produtos e o cenário geral do mercado.

Os dados de inteligência de mercado são usados principalmente para fornecer insights que orientam a tomada de decisões estratégicas nas empresas, fornecendo as ferramentas para antecipar e responder às mudanças na dinâmica do mercado.

Quais são os tipos de inteligência de mercado?

Existem basicamente quatro tipos principais de inteligência de mercado: inteligência do cliente, inteligência do produto, compreensão do mercado e compreensão do cliente. Cada um aborda um aspecto único do ambiente de uma empresa, sendo:

Inteligência da concorrência

Representa um estudo aprofundado de seus concorrentes – suas estratégias, pontos fortes, pontos fracos e posição de mercado. Ela ajuda a sua incorporadora a antecipar os movimentos de seus concorrentes e a elaborar estratégias para aumentar sua vantagem competitiva perante eles.

Inteligência de produto

Focada no ciclo de vida de seus produtos e de seus concorrentes, a inteligência de produto inclui o acompanhamento do desenvolvimento, recursos, preços e desempenho do produto imobiliário.

Ao compreender esses aspectos, a organização pode inovar e adaptar seus produtos para atender às crescentes necessidades do mercado.

Compreensão do mercado

Abrange uma análise mais focada do mercado em que a sua empresa está inserida. A compreensão do mercado inclui a avaliação do market share, taxa de crescimento, tendências e segmentos – e os fatores que os impulsionam.

Esse tipo de inteligência mercadológica permite que a empresa identifique oportunidades e ameaças antecipadamente e ajuste as estratégias de acordo.

Compreensão do cliente

Obtendo um entendimento mais profundo de seus clientes – suas necessidades, preferências, comportamento e níveis de satisfação –, a compreensão do cliente permite que a sua empresa adapte suas ofertas de incorporação às necessidades reais do seu público.

Quais aspectos-chave são otimizados pela inteligência de mercado?

A inteligência de mercado desempenha um papel importante para garantir a longevidade e o crescimento dos negócios.

Isso ocorre a partir da otimização potencial de vários processos de negócios que são, eles próprios, determinantes-chave de uma organização de sucesso – ou de um negócio malsucedido. Entre eles, destacam-se:

Tomada de decisões

A inteligência de mercado fornece a base factual para a tomada de decisões estratégicas. Do desenvolvimento de produtos imobiliários à estratégia de preços, das campanhas de marketing às melhorias no atendimento ao cliente – todas as decisões de negócios podem ser otimizadas por meio do aproveitamento da inteligência de mercado.

Vantagem competitiva

Compreender as estratégias dos concorrentes e as preferências dos clientes capacita a empresa a permanecer à frente no mercado.

Ao adaptar-se proativamente às tendências do mercado e aos movimentos da concorrência, a incorporadora pode manter e elevar a sua vantagem competitiva.

Mitigação de riscos

A inteligência de mercado pode ser utilizada também para sinalizar antecipadamente ameaças de mercado, sejam elas representadas por novos concorrentes, mudanças nas preferências dos clientes ou alterações regulatórias.

Isso permite que as empresas formulem estratégias adequadas de mitigação de riscos em resposta a isso.

Identificação de novas oportunidades

A inteligência de mercado fornece insights para a identificação de necessidades não atendidas dos clientes, segmentos de mercados emergentes e novos mercados geográficos – abrindo caminhos para o crescimento, a diversificação e a expansão dos negócios.

Inteligência de mercado e inteligência de negócios são a mesma coisa?

Embora ambas desempenhem papéis cruciais na tomada de decisões estratégicas, elas diferem no seu âmbito e foco.

Como visto, a inteligência de mercado concentra-se no ambiente externo de uma empresa. Envolve coletar e analisar dados sobre o mercado, incluindo concorrentes, clientes, tendências e produtos.

Por outro lado, a inteligência de negócios é focada nos dados internos da organização. Envolve, assim, a análise de informações relacionadas às operações da empresa, como dados de vendas, informações financeiras e de eficiência operacional.

Na prática, ambas são essenciais para a incorporadora tomar decisões estratégicas, assertivas e com menos riscos – e as organizações mais bem-preparadas as utilizam em conjunto.

O que a inteligência de mercado representa para as incorporadoras das capitais brasileiras? 

Atuar em um mercado de tão elevada competitividade e no qual as flutuações financeiras são constantes, representa um desafio para as incorporadoras das capitais brasileiras, demandando muita agilidade e um processo de tomada de decisões que apresente baixíssima margem para erros.

Nesse contexto, a inteligência de mercado contribui para tornar o que pode ser uma ameaça ou gargalo para as incorporadoras em uma oportunidade para se destacar e ampliar seus diferenciais competitivos.

Afinal, as tendências e transformações do mercado, do cenário financeiro e do comportamento do cliente impactam diretamente nos resultados das incorporadoras.

Um exemplo disso vem de uma análise da Abrainc (Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias) que identificou que, apesar da queda de lançamentos imobiliários em 2023, o primeiro semestre do ano fechou registrando um crescimento significativo nas vendas.

Isso, associado a altas em taxas como a Selic, que prejudicam o poder de compra de clientes de média renda, pode indicar um direcionamento para se buscar a redução do custo de funding para esses compradores.

Nesse exemplo, fica claro como estar de olho nos aspectos mercadológicos e utilizá-los para ter insights pode ajudar a moldar as estratégias da incorporadora, a análise da viabilidade de seus projetos e sua preparação no timing certo para ter sucesso no cenário futuro em transformação.

Por que a inteligência de mercado é tão importante para incorporadoras das capitais brasileiras?

Se você ainda tem dúvidas da relevância da inteligência de mercado para a sua incorporadora, a seguir, apresentaremos em mais detalhes alguns dos motivos para investir em otimizar esse aspecto de seu negócio imediatamente:

Aproveitar novas oportunidades

Para identificar e explorar novas oportunidades, é preciso uma pesquisa, análise e uma base de dados completa e confiável para reduzir os riscos e potencializar os acertos na tomada de decisões.

E é justamente isso que pode proporcionar uma inteligência de mercado integrada à cultura e à rotina da incorporadora.

Otimizar processos e resultados

Ao investir na inteligência de mercado em sua incorporadora, é possível otimizar diferentes fases de incorporação imobiliária, tomando decisões e criando estratégias para tornar os projetos mais rentáveis e bem-sucedidos no mercado.

Ter mais agilidade perante a concorrência

Há competição de diversas formas no mercado imobiliário. Ao mesmo tempo, alguns recursos tornam-se mais escassos e disputados.

Estabelecer uma sólida inteligência de mercado permite agilizar processos analíticos para agir mais rapidamente e garantir, por exemplo, a compra do terreno ideal para uma incorporação antes mesmo de seus concorrentes fazerem os primeiros movimentos.

Prever e se preparar para tendências no setor imobiliário

Um dos modos mais visíveis de aplicação da inteligência de mercado para incorporadoras é na sua utilização para fazer previsões de tendências antes de elas serem aplicadas pela concorrência.

A procura por áreas e bairros das capitais brasileiras e determinados tipos e formatos de empreendimentos com amplo potencial de aderência às novas tendências que se alinham com seu público de interesse, por exemplo, pode ser antevista a tempo com uma boa inteligência de mercado em seu negócio.

Conhecer em mais profundidade o seu cliente 

A vantagem competitiva de uma incorporadora recebe uma influência direta do seu nível de percepção e entendimento do perfil do seu cliente ideal. Ao compreendê-lo de forma mais profunda e assertiva, as decisões, ações e os próprios lançamentos se tornam mais certeiros e rentáveis.

E a inteligência de mercado fornece uma base para tudo isso e para que a sua incorporadora compreenda esse perfil atual e anteveja alterações no perfil, nas necessidades e oportunidades junto a esse tipo de cliente no futuro.

Superar a concorrência 

A performance e o modo como as estratégias são desenvolvidas e absorvidas no mercado é algo cada vez mais ágil. Nesse contexto, muitas incorporadoras não se mantêm tanto tempo em uma posição superior por não conseguirem acompanhar esse ritmo de adaptações e transformações.

Ao fortalecer uma cultura orientada a dados e utilizar as potencialidades da inteligência de mercado, é possível ter uma vantagem para manter um lugar de destaque nesse mercado.

Afinal, ao compreender, cruzar e analisar tendências, indicadores e aspectos da concorrência e do comportamento do seu cliente, você terá uma visão ampla para planejar os movimentos da sua incorporadora e garantir uma vantagem não acessível aos demais players.

Sistema para inteligência de mercado: por que utilizar?

Para obter todos esses benefícios, não basta apenas reunir um grande volume de informações – é necessário ter acesso rápido a elas, bem como ser capaz de realizar cruzamentos, análises e visualizações estratégicas agilmente.

Apenas com um sistema para inteligência de mercado é possível fazer isso com eficiência. Afinal, com esse tipo de solução:

  • os dados ficam centralizados e podem ser integrados;
  • há automação na captura das informações, com acesso a diversos bancos de dados;
  • é possível converter os dados em informações já estruturadas e analisáveis;
  • há funcionalidades específicas para apoiar as análises de mercado;
  • com os indicadores e dados de seus diferentes módulos, é possível fazer previsões e identificar tendências mais facilmente;
  • você terá acesso a relatórios, dashboards e outros formatos de apresentação dos dados que facilitam a sua compreensão e análise;
  • tudo é feito com poucos cliques e a informação necessária está disponível sempre que se precisa dela.

Qual é o melhor sistema de inteligência de mercado para incorporadoras das capitais brasileiras?

Chegando até aqui, é possível perceber que investir na inteligência de mercado vai além de algo adicional para seu negócio – é uma necessidade para destacar-se, otimizar resultados e garantir competitividade agora e no futuro.

Como visto, ao utilizar um sistema especializado, é possível desenvolver essa frente com mais assertividade. No entanto, se você quer realmente extrair o máximo disso e ampliar significativamente o poder de seu rol de ferramentas e seus resultados, você deve buscar o sistema que também é referência e destaque em seu mercado.

Esse sistema é o Hiperdados. Essa é uma ferramenta 100% voltada ao mercado imobiliário. Isso potencializa ainda mais o atendimento das necessidades da sua incorporadora e os recursos de inteligência de mercado focados especificamente na realidade desse setor.

Com essa tecnologia, os dados são capturados com auxílio de automatizações, são consolidados, integrados e apresentados de maneira personalizável conforme as necessidades da sua empresa.

Com isso, você pode, por exemplo, a partir de dados operacionais, iniciar uma análise estratégica sobre as potencialidades de determinados terrenos de uma região das capitais brasileiras de modo muito ágil e preciso.

Além disso, o Hiperdados estabelece parceria com organizações como a Embraesp (Empresa Brasileira de Estudos do Patrimônio), integrando à ferramenta dados desses parceiros sobre empreendimentos e lançamentos de empreendimentos imobiliários locais e, assim, enriquecendo ainda mais a sua inteligência de mercado e sua base para tomar as melhores decisões.

Apesar de os recursos serem altamente especializados e sofisticados, utilizá-los é algo descomplicado, a partir de uma interface bastante visual e intuitiva, proporcionando uma boa experiência do usuário desde o início.

Pronto para aproveitar todas as potencialidades de ampliar a inteligência de mercado da sua incorporadora? Então, solicite já uma demonstração do Hiperdados e veja na prática todos os seus diferenciais para alavancar a inteligência mercadológica e o desempenho da sua empresa.

Quer conhecer as Plataformas da Hiperdados, então clique aqui!

No Comment

Comments are closed.