Software para gestão de orçamento de obras: como escolher o melhor - Software para Incorporadora e Construtora

Utilizar um software para gestão de orçamento de obras reduz os custos totais do projeto em até 10%, além de aumentar a produtividade em 15%. 

Esses são dados de um estudo recente, realizado por organizações especializadas em construção e tecnologia da informação, como a Dodge Data & Analytics, a Software Advice e a PlanGrid. 

Além disso, a pesquisa também estima que cerca de 70% das empresas de construção já utilizam alguma forma de tecnologia para gerenciar seus projetos.

E esse número tende a crescer nos próximos anos. Afinal, em um mercado cada vez mais competitivo, contar com um software eficiente faz toda a diferença para o sucesso do empreendimento.

Para gestores de empreendimentos imobiliários, gerenciar os custos da construção é um processo crucial na hora de garantir o sucesso do projeto.  

No entanto, essa tarefa pode ser complexa e demandar muito tempo sem uma boa ferramenta de suporte. Felizmente, um bom software para gestão de orçamento de obras surge como uma solução para simplificar e otimizar esse processo de controle financeiro. 

Mas com tantas opções disponíveis no mercado, escolher o ideal pode ser um verdadeiro desafio. Por isso, é fundamental conhecer as características de cada plataforma antes de tomar uma decisão e realizar o investimento. 

Neste conteúdo, vamos te apresentar as principais funcionalidades que devem ser levadas em consideração na hora de escolher o software ideal para gestão financeira. Confira! 


Benefícios de um bom sistema para gerenciar orçamento em construções
 

A utilização de um sistema especializado permite que as informações sejam organizadas e armazenadas de forma centralizada. Assim, facilita o acesso aos dados e, consequentemente, agiliza a tomada de decisão. 

Além disso, o software para gestão de orçamento de obras oferece recursos avançados de análise de dados. Isso permite identificar tendências, padrões e gargalos financeiros que possam impactar o sucesso do projeto imobiliário 

Com base nessas informações, é possível ajustar o orçamento, tomar decisões mais estratégicas e minimizar riscos. 

Outro benefício importante desse tipo de plataforma é a redução de erros humanos no controle financeiro. Com a automatização de tarefas como cálculos e lançamentos contábeis, evita-se erros, prejuízos financeiros e retrabalhos. 

Resumidamente, o software para gestão de orçamento de obras é fundamental para otimizar toda a gestão financeira de empreendimentos imobiliários. Com isso, torna o processo mais eficiente, preciso e seguro. 


7 funcionalidades indispensáveis em um software para gestão de orçamento de obras
 

Um sistema para gerenciar o orçamento da construção é uma ferramenta que proporciona várias vantagens à gestão de empreendimentos imobiliários. 

Afinal, ele permite a criação, monitoramento e controle de um orçamento para garantir que os gastos permaneçam dentro dos limites estabelecidos.  

Mas, para que o software para gestão de orçamento de obras contemple as demandas financeiras, é fundamental que a tenha as seguintes funcionalidades: 

 

  1. Criação de orçamentos: permite que os usuários criem e editem orçamentos, incluindo a alocação de custos para diferentes áreas do projeto – da compra de materiais até a contratação de mão de obra;
  2. Acompanhamento de despesas: possibilita o acompanhamento das despesas do projeto em tempo real. Assim, podem monitorar o orçamento e fazer ajustes conforme necessário;
  3. Previsão de gastos: dá ao gestor a possibilidade de prever gastos futuros com base em dados históricos e tendências. Isso facilita a elaboração de planejamentos corretos, evitando estouros no orçamento;
  4. Gerenciamento de contratos: um sistema eficiente tem a funcionalidade de gerenciar contratos e acordos com fornecedores e contratados, garantindo que os pagamentos sejam feitos conforme os valores traçados;
  5. Gestão de recebíveis: gerenciar os recebíveis é importante para garantir a saúde financeira da empresa e o software pode auxiliar no controle das parcelas a receber, permitindo a antecipação de recebíveis e o planejamento de fluxo de caixa;
  6. Gerenciamento de fluxo de caixa: auxilia na previsão de receitas e despesas futuras, permitindo tomada de decisões mais seguras e o planejamento de investimentos preciso para os diferentes cenários ao longo de cada projeto;
  7. Geração de relatórios: um bom software para gestão de orçamento de obras gera relatórios detalhados sobre os custos do projeto, incluindo despesas atuais e previstas, para que possam tomar decisões ágeis e corretas.

Hiperdados e suas funcionalidades 

Escolher um software para gestão de orçamento de obras que ofereça todas as funcionalidades necessárias para o gerenciamento financeiro é essencial. 

E Hiperdados é o mais completo software para gestão de orçamento de obras, além de oferecer análise de viabilidade, gerenciamento de landbank, gestão de vendas de imóveis na planta e muito mais.  

Além disso, a plataforma possui mais de 1 bilhão de dados referentes ao mercado imobiliário, ajudando o investidor a tomar decisões baseadas em dados e minimizando riscos.  

Com Hiperdados é possível ter um gerenciamento completo de todas as etapas do projeto. Desde a busca de terrenos até a entrega do imóvel, tudo em uma única plataforma. 

A escolha do software para gestão de orçamento de obras é crucial para o sucesso de um empreendimento imobiliário. Optando por Hiperdados, você terá total controle e visibilidade, tornando seu projeto mais rentável.

 

Conheça a Hiperdados e descubra porque nossa plataforma é um excelente diferencial competitivo para seus empreendimentos. 

No Comment

Comments are closed.