Entenda as principais tendências do mercado imobiliário
As transformações e novidades são intensas. Desatenção nos movimentos do mercado pode fazer com que você perca o caminho correto em que o mundo está trilhando.
Wagner Dias, CEO da Hiperdados, coloca isso como imprescindível. “Se as incorporadoras e construtoras não se aterem a todas essas movimentações, sem dúvida nenhuma, elas estarão perdendo espaço” explica Dias.
Para que possa encontrar o melhor trajeto, confira algumas das principais tendências do mercado imobiliário.
Adaptação tecnológica
Não há como fugir das novas tecnologias, o que antes era uma opção ou algo que estava em um futuro distante, é o mínimo necessário para gerir empreendimentos imobiliários atualmente.
“A grande questão da tecnologia é que quem toma a decisão precisa de informação muito precisa e ágil para que as decisões estejam coerentes com o mundo. Nesse cenário, plataformas que se propõem a entregar esse tipo de serviço estão revolucionando o mercado imobiliário” explica o CEO.
Uma revolução que muda o planejamento do presente e futuro de qualquer incorporadora ou construtora.
Novos mercados regionais
Há um processo de regionalização dos mercados, trazendo novas perspectivas de negócios e empreendimentos imobiliários.
Isto ocorre devido ao impacto da pandemia na sociedade com o distanciamento social. A revisão do modelo de moradia, que já estava sendo repensado pela população, foi impulsionada nesse período movimentando de forma rápida o mercado imobiliário com a saída de pessoas para cidades do interior.
“No interior de São Paulo, Sorocaba, Campinas, muitas pessoas estão migrando para estas regiões, pois são desenvolvidas, tem uma grande infraestrutura próxima a capital e uma qualidade de vida muito mais acessível” afirma Karen Carreira, Head de Inteligência de Mercado da Hiperdados.
Revisão de planos diretores: impactos e expectativas
Esse ano ocorre a revisão dos planos diretores de grandes cidades do país, como São Paulo e Rio de Janeiro. Isto pode alterar as dinâmicas dos empreendimentos imobiliários em diversos quesitos.
Matheus Graciosi, Head de Planejamento Urbanístico da Hiperdados, analisa que o cenário atual da cidade de São Paulo passa pela necessidade de transformação.
“A principal questão, em relação a zonas de eixo, é que o mercado sinaliza que a faixa territorial dessa região representa cerca de 3%. Isso significa que o metro quadrado de construção nessa zona está elevado, o que gera a busca por novos locais para construção” explica Graciosi.
A revisão do Plano Diretor pode abrir novas possibilidades de construções em diferentes regiões, por exemplo, nas periferias das cidades, que atualmente possuem regras mais distintas do que os centros.
Bitcoin e tokens financeiros: novas tecnologias de crédito imobiliário
A revolução financeira das criptomoedas segue movimentando o mundo e com o mercado imobiliário não seria diferente.
Transações financeiras em blockchain facilitam e inovam na forma de comprar e vender imóveis trazendo possibilidades amplas. Quem estiver atento pode conquistar grandes retornos.
“A tecnologia vai reduzir muito a burocracia. O método de tokenização é absolutamente desburocratizado, único e comercializável. No mercado imobiliário para locação, isso está totalmente pronto para esse novo modelo” analisa Wagner Dias.
Hiperdados – Tecnologia para o mercado imobiliário
Um momento de diversas mudanças e inovações, mas com a Hiperdados você encontra o caminho para revolucionar e transformar todas as dinâmicas da sua incorporadora ou construtora, da aquisição de terrenos a entrega das chaves.
Agende uma apresentação com nossos especialistas e conheça a plataforma mais completa do Brasil para sua empresa!
No Comment