Como o mercado imobiliário pode driblar possíveis dificuldades do ano de 2022 - Software para Incorporadora e Construtora

Mercado ImobiliarioAgora, mais do que nunca, a tecnologia está integrada ao nosso dia a dia e é apenas uma questão de tempo até que todos os produtos, serviços, processos e modelos de negócios tenham sido afetados.

A inovação digital continua a mudar economias e mercados, reinventando a forma como os negócios são feitos, independentemente do setor. Alguns setores, como mídia e telecomunicações, foram impactados há algum tempo, enquanto outros, como o imobiliário, só agora estão se beneficiando dos profundos efeitos da transformação digital.

O setor imobiliário foi inicialmente mais lento do que outros para fazer a transição para o digital. Isso mudou, no entanto, com mais empresas reconhecendo o valor que a tecnologia pode trazer para seus portfólios.

Em uma pesquisa com mais de 100 líderes do setor imobiliário, dois terços disseram que a adoção de novas tecnologias era uma prioridade estratégica. As razões para isso incluem:

  • Coleta de dados em tempo real de forma eficaz
  • Aumento da eficiência e redução de custos
  • Acesso a novos fluxos de receita e aumento do lucro
  • Acesso a novas métricas, incluindo dados ambientais, sociais e de governança
  • Otimização da tomada de decisões de investimento

A pandemia do COVID-19 também desempenhou um papel na disrupção do setor, com tecnologias sendo usadas para enfrentar os desafios de executar transações imobiliárias e gerenciar propriedades remotamente, por exemplo.

As plataformas digitais podem proporcionar vantagem competitiva aos profissionais imobiliários, mas também melhorar e personalizar a experiência de compra. Mais do que isso, é um poderoso artifício para driblar possíveis dificuldades que possam surgir no mercado imobiliário.

O que é proptech?

A Proptech, ou tecnologia de propriedade, foi projetada para facilitar a compra, manutenção, gestão e investimento em imóveis. Ela é usada em uma variedade de funções, incluindo listagem de propriedades e serviços de aluguel, mercados, modelagem de realidade virtual e aumentada, dispositivos domésticos da Internet das Coisas (IoT) e software de gerenciamento de propriedades.

O impacto da proptech no mercado imobiliário

Profissionais do setor imobiliário estão usando proptech para coletar e interpretar dados, permitindo decisões mais informadas e baseadas em dados. Eles também estão empregando tecnologia para automatizar e agilizar uma série de processos administrativos, permitindo que eles se concentrem mais no trabalho voltado para o cliente.

À medida que as startups encontram seu lugar no mercado imobiliário, elas estão reformulando a experiência de compra e gerenciamento de propriedades de várias maneiras. Exemplos incluem:

  • Apoio à locação e administração
  • Operar casas e edifícios de forma mais eficiente e sustentável
  • Eliminar intermediários na compra de imóveis
  • Fornecer informações sobre os inquilinos e como eles usam seu espaço
  • Reunir e alavancar dados de mercado para avaliar oportunidades de investimento, desenvolvimento, leasing e compra

Tal como acontece com outras formas de investimento, big data e inteligência artificial (IA) estão tendo um impacto significativo nas previsões do mercado imobiliário. Algoritmos avançados podem identificar tendências complexas em conjuntos de dados, levando em consideração fatores como desempenho histórico de preços, acréscimos anuais de oferta, rendimentos de investimento, lucro bruto e variações cambiais. Essas ferramentas podem apoiar a tomada de decisões estratégicas e gradualmente se tornarão mais inteligentes ao longo do tempo.

Driblando as dificuldades do mercado imobiliário em 2022

O ano de 2022 iniciou com um misto de otimismo e desconfiança no setor imobiliário. Enquanto vivemos um momento de retomada após a crise de Covid-19, também teremos acontecimentos que impactarão a economia do país – como novos aumentos da Taxa Selic, Copa do Mundo e eleições presidenciais.

Neste contexto, como as empresas do setor imobiliário podem driblar as dificuldades?

Sabemos que, mesmo em momentos de crise, existem várias oportunidades para quem sabe identificá-las. Ou seja, o segredo está em encontrar as melhores opções de investimento.

Quanto mais informações você tiver em mãos, melhor pode tomar suas decisões, certo? A tecnologia de proptech pode auxiliar na hora de realizar análises detalhadas dos empreendimentos que serão executados – usando dados completos e atualizados.

Além disso, as proptechs também podem ser poderosas aliadas de construtoras e incorporadoras em outras fases do projeto – como na construção, aquisição e, até mesmo, na reta final das obras.

Hiperdados: sua aliada para prosperar no mercado imobiliário

Você ficou interessado em contar com o auxílio da tecnologia para driblar as dificuldades do mercado imobiliário? Então precisa conhecer a Hiperdados – a plataforma mais completa de informação e gestão para empresas de incorporação imobiliária e construção civil!

A Hiperdados é uma proptech-construtech detentora de tecnologia inovadora que aumenta a rentabilidade e eficiência de empresas de incorporação imobiliária e construção civil, abrangendo todo o ciclo de incorporação imobiliária, integrado em plataforma única: da prospecção do terreno à entrega das chaves.

São 15 anos de história ajudando empresas de incorporação imobiliária a progredirem com muita rentabilidade em suas operações, em todas as fases do ciclo de empreendimentos imobiliários.

Da aquisição do terreno à entrega das chaves, nossas entregas incluem data science, inteligência de mercado e gestão da construção civil em todas as etapas.

  • 15 mil empreendimentos imobiliários monitorados
  • 110 cidades com dados imobiliários de: oferta, demanda, legislação e facilidades
  • 4 mil variáveis para análise de compra de terrenos para incorporação
  • 50 milhões de dados da plataforma para decisões precisas
  • 40 mil usuários na plataforma tomando as melhores decisões
  • 16 anos atuando em incorporadoras com ferramentas para suporte na decisão

Por que fazemos?

Simplificamos o processo decisório complexo e valioso sobre aquisição de terrenos para incorporação imobiliária e seus desdobramentos até a conclusão do empreendimento imobiliário.

Como fazemos?

Com métodos sofisticados, um conjunto de informações suporte consistente (com base de mais de 15 milhões de dados) combinado com a simplicidade e a velocidade para a tomada de decisão precisa de incorporadores imobiliários.

O que fazemos?

Através da plataforma SaaS mais completa do Brasil para incorporadoras, para elaborações de estudos de mercado imobiliário, análise de viabilidade de empreendimentos imobiliários, gestão de landbank, gestão de vendas / recebíveis / obras / finanças com objetivo de melhorar a rentabilidade de empreendimentos imobiliários.

 

E aí, quer otimizar os resultados da sua construtora ou incorporadora? Entre em contato conosco para utilizar o melhor software para incorporação imobiliária e construção civil!

No Comment

Comments are closed.