Zoneamento Especial e Operações Urbanas: Qual o impacto nos seus empreendimentos imobiliários?
São Paulo possui diversas regras para construir. E em algumas regiões há regras mais específicas, como zoneamento especial e operações urbanas, onde é necessário estar atento em todos os detalhes para não cair em problemas que podem causar prejuízos e atrasos em seus empreendimentos imobiliários.
Saber a legislação urbana paulistana é o mínimo para que você consiga iniciar uma construção em qualquer parte da cidade.
Para que você possa entender um pouco melhor, conheça sobre operações urbanas e zoneamento especial.
Operações Urbanas
Operações Urbanas são intervenções pontuais realizadas sob a coordenação do Poder Público e envolvendo a iniciativa privada, empresas prestadoras de serviços públicos, moradores e usuários do local, buscando transformações urbanísticas estruturais, melhorias sociais e valorização ambiental.
É definido um perímetro específico e os lotes nesta área passam a ter parâmetros urbanísticos diferentes dos determinados pelo Plano Diretor e a Lei de Uso, Ocupação e Parcelamento do Solo.
Em São Paulo, há um total de 04 operações urbanas que alteram parâmetros urbanísticos: Água Branca, Água Espraiada, Faria Lima e Centro.
Em todas as Operações Urbanas Consorciadas, para se construir acima do coeficiente de aproveitamento básico até o coeficiente de aproveitamento máximo, é utilizado o CEPAC (Certificado de Potencial Adicional de Construção). Trata-se de um regime especial de outorga onerosa.
O CEPAC é emitido pela prefeitura e pode ser adquirido através de leilões na Bolsa de Valores. É importante ressaltar que, caso o empreendedor não tenha CEPAC, não é possível construir acima do coeficiente básico.
ZEPEC
Zonas Especiais de Preservação Cultural (ZEPEC) são porções do território destinadas à preservação e valorização dos bens de valor histórico, artístico, arquitetônico, arqueológico ou paisagístico.
É importante saber se o seu lote está em uma Zona Especial de Preservação Cultural (ZEPEC) pois, dependendo do tipo de ZEPEC e andamento do processo de tombamento, você poderá:
- Não conseguir aprovação para novas construções ou reformas;
- Precisar de aprovação dos órgãos de controle;
- Ter restrições maiores do que esperado para a altura máxima da edificação;
- Necessitar de equipe técnica especializada para obras.
Legislação Urbana Facilitada
Com a Hiperdados, todos os dados de zoneamento especial e operações urbanas ganham praticidade e clareza. Você conquista controle total para encontrar o empreendimento perfeito.
Confira aqui uma prévia da plataforma!
Sem perder tempo com problemas que podem inviabilizar seu empreendimento imobiliário completamente!
Plataforma pioneira na união de estudo de mercado com legislação urbana para o seu empreendimento imobiliário!
Agende agora uma apresentação com nossos especialistas e conheça essa plataforma inovadora!
No Comment