Quais as perspectivas para o mercado imobiliário em 2022 sobre o âmbito financeiro - Software para Incorporadora e Construtora

Aumento da Selic e as perspectivas para o mercado imobiliário em 2022 sobre o âmbito financeiro

Meta descrição: Confira quais são as perspectivas para o mercado imobiliário em 2022 – considerando o aumento da Selic e as consequências no âmbito financeiro.

O que podemos esperar do mercado imobiliário em 2022? Como o aumento da SELIC impacta nos negócios de construtoras e incorporadoras? E qual é o cenário financeiro para este ano?

Todas essas são questões comuns entre gestores de empresas no ramo imobiliário. Neste artigo vamos fazer uma análise do mercado imobiliário em 2022. Confira!

O que é a taxa Selic?

Selic é uma sigla para Sistema Especial de Liquidação e Custódia. Na prática, ela é a taxa básica de juros da economia. Ela é de grande importância porque influencia todas as taxas de juros do Brasil.

O valor da taxa Selic é definido nas reuniões do Copom (Comitê de Política Monetária). Nesses encontros, os integrantes do Copom votam pelo aumento, pela queda ou pela manutenção da taxa.

O ano de 2021 fechou com um aumento da Selic de 7,25% para 9,25%. Esse foi o sétimo aumento seguido. E em 2022 esses aumentos continuam: na primeira reunião do Copom a taxa subiu para 10,75%.

Além disso, é importante destacar que a expectativa do mercado é que a Selic atinja 11,75% no fim do ano.

Como o aumento da Selic afeta o mercado imobiliário?

Acabamos de ressaltar a forte tendência de aumento da Selic nos últimos meses. Entretanto, até 2021 a taxa Selic vinha em uma longa sequência de queda. Em agosto de 2020, ela atingiu o patamar mais baixo da história: 2%. Justamente por isso, o final de 2020 foi marcado por um excelente momento para o mercado imobiliário – que registrou recordes de vendas.

Essa tendência começou a mudar em abril de 2021, quando iniciou a sequência de aumentos da Selic. E as mudanças também chegaram no mercado imobiliário – acabando com o cenário de otimismo que levou aos recordes no número de vendas.

Com o aumento da Selic, o custo dos financiamentos imobiliários tende a subir. Por conta disso, ocorre uma queda no número de negócios fechados.

Entretanto, isso não significa que o mercado imobiliário vai parar. Profissionais com anos de experiência no ramo sabem muito bem que sempre existem clientes dispostos a comprar imóveis. A grande questão é se adequar ao momento do mercado e explorar as melhores oportunidades.

Outros fatores financeiros do mercado imobiliário

O cenário de pessimismo para o mercado imobiliário é amenizado pelo pequeno crescimento da taxa de juros para financiamento. Mesmo com o aumento da Selic ultrapassando 7% nos últimos meses, a taxa de juros para financiamento imobiliário subiu apenas 1%.

Isso acontece porque as taxas de financiamento para compra de imóveis geralmente usa como base a TR (Taxa Referencial) – uma taxa de juros fixa e com prazo bem mais longo. Ou seja, a Selic pressiona todas as taxas de juros, mas não há uma precisão das alterações que ela causa.

Para aumentar o otimismo do mercado imobiliário, os dados recentes são animadores. Segundo o Banco Central, a concessão de crédito imobiliário para pessoas físicas cresceu 50% no acumulado de novembro de 2020 a novembro de 2021.

Além disso, dados da Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas – USP) mostram um aumento de mais de 20% nas transferências de imóveis no último ano.

Por fim, a análise das perspectivas financeiras para o mercado imobiliário de 2022 também deve levar em conta outros pontos-chave deste ano:

  • Desafios do mercado imobiliário diante as incertezas de ano eleitoral
  • Copa do Mundo
  • Queda do poder aquisitivo do brasileiro
  • Inflação
  • Valor de mercado das unidades a venda

Tendências imobiliárias de 2022 para ficar de olho

Acabamos de ver o impacto do aumento da Selic e outros pontos importantes no contexto financeiro do mercado imobiliário. Porém, além de avaliar o cenário econômico, também é fundamental conhecer as tendências do mercado para encontrar as melhores oportunidades, certo?

Veja as principais tendências imobiliárias de 2022:

Efeitos do comércio eletrônico

Embora o comércio eletrônico tenha impactado o varejo físico, seus efeitos podem ter sido exagerados. As pessoas ainda querem comer em restaurantes, cortar o cabelo e comprar outros bens e serviços pessoalmente.

Ou seja, os imóveis comerciais que ficaram desocupados durante a pandemia devem voltar a receber uma procura maior – restabelecendo o cenário que tínhamos antes da pandemia.

Entrada dos millennials no mercado

Os millennials representam um grande grupo potencial de compradores de primeira viagem prontos para entrar no mercado em 2022.

Esses jovens compreendem uma demografia substancial de consumidores prontos para comprar sua primeira casa – superando o número impressionante de baby boomers que estouraram no cenário de compra de casas nas décadas de 1970 e 1980.

Casas com preços mais baixos estão em alta demanda

Enquanto as vendas de casas com preços mais altos diminuíram, as casas com preços mais baixos não. Com milhões de millennials finalmente prontos para entrar no mercado e comprar uma casa inicial, essa demanda mantém a concorrência acirrada. Outro fator que contribui para a escassez de lares modestos é que os idosos decidem ficar em suas casas por mais tempo.

As cidades de segundo nível estão experimentando um crescimento significativo

À medida que os compradores de imóveis procuram opções de compra mais acessíveis, cidades mais afastadas dos grandes centros começam a receber mais atenção. Isso ocorre especialmente pela popularização do trabalho remoto – que permite que os profissionais busquem cidades com custo de vida mais barato.

Além disso, muitas grandes corporações impulsionaram essa tendência realocando escritórios corporativos para locais acessíveis. Sem a necessidade de grandes edifícios bem localizados, muitas empresas estão migrando para o interior para manter uma sede administrativa.

O marketing de vídeo veio para ficar

Os compradores esperam ver vídeos das casas que desejam comprar. Assim, o marketing de vídeo e os tours virtuais são uma necessidade cada vez maior no mercado imobiliário. Para as construtoras e incorporadoras que buscam mais opções de marketing e vendas, essa é uma boa alternativa.

Uso de novas tecnologias

O setor imobiliário não é estranho à tecnologia. Espera-se que a indústria continue adotando novas tecnologias nos próximos anos. As tecnologias que devem encontrar aplicações no setor incluem tecnologia de casa inteligente, plataformas de venda de casas online e aplicativos. Um aumento no número de startups e empresas de alta tecnologia que atendem ao setor também está no horizonte, com muitas focando em tornar as transações mais rápidas.

Da mesma forma, espera-se que a inteligência artificial desempenhe um papel no setor imobiliário, com a organização, o design e o gerenciamento da construção sendo vistos como áreas potenciais de aplicação.

Além disso, o machine learning está sendo cada vez mais usado em espaços públicos no que diz respeito ao design de propriedades e planejamento urbano. Até a construção de escritórios tem se beneficiado do uso da IA. Para tornar as coisas ainda melhores tem o fato de que muitos proprietários estão adotando as melhores soluções de gerenciamento de instalações para ajudá-los a lidar com suas propriedades.

Alcance os melhores resultados no mercado imobiliário com a Hiperdados!

Independentemente das condições financeiras e das novas tendências que surgem, o mercado imobiliário está sempre repleto de oportunidades para quem sabe aproveitar. E contar com as ferramentas certas faz toda a diferença, não é?

A Hiperdados é a plataforma para empresas de Incorporação Imobiliária e Construção Civil mais completa do Brasil. Da aquisição do terreno à entrega das chaves, nossas entregas incluem data science, inteligência de mercado e gestão da construção civil em todas as etapas.

  • Inteligência de Mercado;
  • Análise de Viabilidade;
  • Gestão de Landbank;
  • Gestão de Vendas de Imóveis na Planta;
  • Gestão de Recebíveis;
  • Planejamento e Orçamento de Obras;
  • Gestão de Fluxo de Caixa.

Dividido em 4 etapas, o ciclo da operação de empreendimentos atendidos pela Hiperdados pode durar entre 2 e 5 anos. A Hiperdados possibilita grandes vantagens para seus usuários. Entre elas:

  • Melhor preço de venda
  • Maior rentabilidade
  • Maior velocidade de venda para os empreendimentos imobiliários
  • Melhor custo de aquisição de terrenos
  • Menos exposição financeira
  • Redução de 30% nos gastos operacionais

Gestão da sua incorporadora

Faça a gestão da sua incorporadora de forma otimizada, com menos pessoas e mais inteligência.

Gestão de Vendas para Incorporadoras

Faça as melhores vendas de unidades de seu empreendimento imobiliário. Monitore a performance individual ou global das vendas de seus empreendimentos. Temos uma análise de proposta de vendas tão simples que qualquer pessoa da sua empresa poderá aprovar propostas.

Gestão de Recebíveis para Incorporadoras

Controle seus recebíveis diariamente com bastante facilidade, independente de prazo dos contratos: de uma ou 360 parcelas. Aqui, você não precisa de arquivo de remessa e nem de arquivo de retorno.  Por meio de integrações com APIs dos maiores bancos do país, tenha sua emissão de boletos automatizada, no prazo que você precisar.

Gestão de Orçamentos de Obras e Demais Gastos do Empreendimento Imobiliário

Controle os custos de sua obra dispensando planilhas de difícil compreensão e com muitas chances de erro. Com melhor manuseio dos dados, o controle de gastos fica mais fácil. É possível gerir os gastos de qualquer departamento. Essa funcionalidade atende qualquer área da empresa, além da “obra” em si.

Gestão de Compras para Incorporadoras e Construtoras

Realize as melhores compras para sua obra com total mobilidade. Solicitação, cotações e pedidos podem ser feitos via smartphone. E ainda: o seu fornecedor pode atualizar as informações dentro da própria aplicação.

Gestão Financeira para Incorporadoras

Tenha controle total sobre o fluxo de caixa de seu empreendimento, bem como do seu grupo econômico vinculando todos os empreendimentos e a incorporadora mãe, você consegue olhar em tempo real as transações e tomar as melhores decisões financeiras para seus negócios.

 

Você gostou das informações sobre o aumento da Selic e as perspectivas para o mercado imobiliário para 2022? Quer conhecer melhor as funcionalidades da Hiperdados? Então visite nossa página!

No Comment

Comments are closed.