Como o Big Data está revolucionando as decisões para investimentos imobiliários? - Software para Incorporadora e Construtora

Vivemos em uma época na qual somos expostos a um gigantesco volume de informações. No mercado imobiliário, naturalmente, isso não é diferente. Dados de todo o tipo são gerados em alta velocidade e em grande volume, a base do Big Data.

Por conta disso, o uso de novas tecnologias que compreendem essa inteligência de negócio está revolucionando a tomada de decisão nos investimentos imobiliários.

Saber como lidar com as diferentes variáveis que surgem pode ajudar a guiar empresas do ramo imobiliário a tomarem as melhores decisões em termos de otimização de retorno e de redução de riscos.

Assim, com um cenário claro quanto a riscos e oportunidades, torna-se possível analisar tendências mais assertivamente e ter ações potencializadas com soluções de Big Data.

Então, como sua empresa está inserida neste novo momento, mais tecnológico do que nunca? Já está se preparando para utilizar o Big Data para apoiar a análise de seus investimentos imobiliários?

Continue a leitura e saiba mais sobre de que forma a coleta e o tratamento de dados podem transformar suas operações e melhorar suas decisões. Acompanhe a seguir.

O que é Big Data?

O conceito de Big Data está, em resumo, em processar gigantescas quantidades de dados. Dados que uma empresa não teria capacidade operacional para processar manualmente ou sem o uso de tecnologias mais robustas. Dados de históricos de processos e dados dinâmicos em tempo real.

Com um grande conjunto de dados, as soluções de Big Data aplicam algoritmos que permitem detectar facilmente tendências. No mercado imobiliário, essa pode ser a resposta para otimizar o desempenho de um empreendimento futuro de incorporação. Ou, ainda, para antever como futuros compradores se comportarão em relação a um perfil diferenciado de imóvel.

Todo o trabalho de processar, analisar e identificar tendências e insights no mercado imobiliário é gigantesco para um único profissional ou equipe interna. Por isso, há tecnologias especializadas e que realizam essas funções de maneira facilitada e ágil.

Com isso, sua empresa terá acesso às respostas para tomadas de decisão no mercado que não eram possíveis antes dessa formatação de análise de dados.

É importante destacar também os três grandes pilares de Big Data, que são volume, velocidade e variedade.

Assim, temos dados em alta quantidade, sendo gerados de maneira veloz e de todo o tipo de natureza. Portanto, é importante que se invista em soluções que possam viabilizar além da coleta de dados.

O poder de utilizar o Big Data está em transformar todo um universo de informações antes descentralizadas em filtros valiosos para gerar cruzamentos e análises que potencializem a inteligência em sua tomada de decisões.

Como o Big Data impacta o mercado imobiliário e em suas decisões?

Antes do conceito de Big Data, a percepção das bases de decisão tomadas no mercado imobiliário era, sob certos aspectos, limitada.

Decisões de aquisições ou precificações de terreno, por vezes, eram tomadas com uma parcela considerável de feeling ou incertezas. E, na realidade, muitas empresas ainda agem dessa forma no mercado imobiliário.

De fato, conforme dados recentes trazidos por uma pesquisa da KPMG, apenas 25% das empresas estão estruturadas para esse tipo de metodologia de Big Data. E, em um cenário no qual a análise desses dados já é o principal fator para decisões de investimentos em diversas frentes, é preciso manter sua organização competitiva.

Insights que partem de dados estruturados podem ajudar a detectar as dores de sua base de consumidores. Com o Big Data, é possível ter controle de análise de consumidores finais, parceiros de negócio e públicos em potencial. Isso permite trabalhar decisões relativas a investimentos imobiliários em um contexto estratégico e mais bem orientado à satisfação de seus clientes.

É importante lembrar de que já não é de hoje que ferramentas de busca se tornaram um ponto de contato vital na procura e análise de novos terrenos e imóveis. Dados de 2020 apontam um crescimento de 39% em buscas do Google relacionadas ao segmento de imóveis. Isso demonstra que o processo de compra e aluguel de imóveis já se encontra em um terreno monitorável por ferramentas de Big Data.

Nesse contexto, o acesso a dados, em si, é bastante facilitado por quaisquer investidores, corretores e compradores, por conta das tecnologias que já utilizamos hoje. O diferencial do Big Data está em poder integrar-se a esses canais.

Dessa forma, o Big Data revoluciona não apenas decisões por parte do mercado imobiliário, como pode informar e dar mais poder de informação para o seu público avançar no funil de vendas.

Quais os principais benefícios em utilizar Big Data em suas decisões?

Com a utilização de Big Data, é possível ter benefícios como:

  1. Redução de custos

Em um cenário no qual a análise de informações deve ser cada vez mais ágil, um pensamento preditivo ajuda a reduzir riscos.

Dessa forma, investimentos imobiliários podem ser realizados tendo-se acesso a informações vitais sobre um terreno ou imóvel. E a integridade dessas informações garante maior autoridade no momento de se tomar decisões de compra, venda ou diversificação de portfólio.

  1. Agilidade em avaliações de terrenos e empreendimentos

Realizar um estudo de viabilidade de empreendimento imobiliário é uma ação importante para a precificação de um possível investimento. Investidores e corretores dependem dessas informações para trabalhar da melhor forma os seus ativos. Com o Big Data, é possível ter uma avaliação mais ágil e personalizada de acordo com seus objetivos.

E o acesso a um grande histórico estruturado de dados torna soluções e ferramentas de Big Data ferramentas confiáveis para avaliações. Aliado a ferramentas já consolidadas de avaliação, a decisão de investimento ganha maior agilidade e precisão.

  1. Diversificação e escalabilidade de serviços

O que torna o Big Data atraente não está somente na forma com que ele pode transformar e agilizar processos, como também na maneira de identificar novas oportunidades de investimento.

Com o acesso a diferentes fontes de dados, é possível que negócios imobiliários possam ir além de seu portfólio de imóveis ou terrenos e ofereçam serviços relacionados a esse consumo.

  1. Maior foco em canais de atendimento e estratégias de conversão

Ferramentas de Big Data, como vimos, ajudam a tornar a estratégia e tomada de decisão para investimentos imobiliários mais orientada ao consumidor.

Isso ocorre pois ganha-se acesso a dados mais completos quanto a perfis de público e indicadores demográficos relacionados aos empreendimentos, por exemplo. E essa base pode ser transformadora para estratégias de como atrair e converter possíveis compradores para os seus empreendimentos.

Dessa forma, o uso de sistemas de Big Data, quando aliados a um bom planejamento, permite um alinhamento melhor e mais focado ao seu público de interesse. Assim, podem ser detectadas novas tendências e nichos de mercado, reduzindo riscos e potencializando acertos em suas decisões.

Como deve ser o futuro do Big Data nos investimentos imobiliários?

Com as novas tecnologias, a competitividade no mercado imobiliário deve aumentar, a partir da redução de barreiras de entrada e de riscos para novos investidores.

As inovações tecnológicas e ferramentas de Big Data deverão, cada vez mais, ser indispensáveis para se ter mais sucesso em um cenário como esse. Entretanto, o diferencial competitivo não estará somente em utilizar as tecnologias, como também em saber de que forma extrair o máximo de inteligência para tomar melhores e mais ágeis decisões no mercado.

Com isso, saber como lidar com mudanças na maneira de enxergar o mercado imobiliário nunca foi tão necessário quanto agora. Tecnologias que permitem uma fácil localização de terrenos e suas informações em tempo real por georreferenciamento, por exemplo, já são uma realidade. É importante, agora e no futuro, saber como se posicionar estrategicamente dentro desse cenário.

Suas decisões em investimentos imobiliários levam em conta soluções de Big Data? Conheça mais sobre o impacto dos dados na geração de resultados concretos no mercado. Acompanhe o blog da Hiperdados para mais dicas, até a próxima!

 

No Comment

Comments are closed.