Você precisa de um ERP para incorporadoras? - Software para Incorporadora e Construtora

O ERP – ou Enterprise Resource Planning (Planejamento de Recursos do Negócio) -, é como são denominados os sistemas focados na organização operacional de empresas. Caso você ainda não utilize nenhum software de ERP para incorporadoras, é possível que tenha dúvidas sobre a sua efetividade.

Afinal, quais são as soluções que um ERP para incorporadoras pode oferecer? Será que usar um sistema desses realmente faria diferença para o seu negócio?

Para que se tenham processos mais eficientes, enxutos e ágeis, é importante que se tenha um sistema capaz de potencializar os dados gerados pela incorporação. Uma solução de ERP especializada para incorporadoras pode ser capaz de fazer com que dados possam ir além de sua função operacional.

Isso possibilita que dados se tornem em inteligência para o seu negócio e que as atividades sejam mais integradas e fluam com o menor atrito possível.

Mas, se você ainda tem dúvidas sobre a importância disso, continue a leitura. No artigo de hoje, nós elencamos alguns dos principais motivos para se adotar uma solução de ERP para incorporadoras.

Assim, sua gestão pode saber o que priorizar para implementar melhorias com continuidade ao optar pelo ERP ideal. Saiba mais a seguir.

Afinal, o que faz um ERP para incorporadoras?

Um ERP, enquanto sistema, pode englobar uma série de soluções de gestão empresarial. Essas soluções têm como base a integração de dados e inteligência da empresa, de maneira centralizada e mais acessível.

A partir da coleta, consolidação, cruzamento, e desenvolvimento de dados, um bom ERP para incorporadoras pode oferecer análises mais aprofundadas para os processos, gerando otimizações valiosas para tornar suas operações mais eficientes, produtivas e ágeis.

Outra função do ERP está em facilitar a administração diária de seu negócio. Pendências financeiras, como contas, compras e demais gastos fazem parte dos recursos a serem organizados por meio da ferramenta.

Além disso, com o uso consistente de um ERP para incorporadoras, é possível poupar o tempo gasto comumente em processos manuais. Dessa forma, a produtividade e a eficiência nos processos podem ganhar maior foco estratégico, o que possibilita decisões a serem tomadas com maior velocidade e assertividade.

As diferentes funções realizadas no processo de incorporação, com um sistema ERP, são centralizadas em um sistema de gestão integrada. Isso significa que o banco de dados se torna o ponto principal desse tipo de tecnologia, com informações acessíveis e facilmente compartilháveis.

E, além de o ERP automatizar funções operacionais a partir do desenvolvimento de seus dados, ele também conecta setores e diferentes ecossistemas. Uma incorporadora não consegue agir de maneira isolada.

Por isso, um ERP para incorporadoras oferecerá ferramentas para que diferentes setores do negócio – como vendas, finanças e outros – possam ter maior sucesso com as suas operações, graças à transformação digital e ao foco estratégico proporcionados pelo sistema.

Como a sua gerência controla as funções de incorporação sem o uso de um ERP especializado?

Como sabemos, sobre os processos executados há uma cobrança por um investimento de tempo e recursos. A aferição de um estudo de viabilidade de um terreno, por exemplo, demanda que tarefas operacionais sejam realizadas com exatidão.

Isso traz agregação de valor, mesmo em atividades que são consideradas mais táticas. Afinal, quando todos os elos de uma engrenagem estão bem calibrados, seu funcionamento macro é otimizado.

E as incorporadoras que enfrentam o desafio constante de conciliar as atividades operacionais prioritárias e as ações a médio e longo prazo com caráter mais estratégico, portanto, podem ganhar muito com o uso de um ERP especializado também no que diz respeito a esse aspecto.

Manter o controle de todos os setores e alinhar as suas atividades pode ser trabalhoso e, sem o monitoramento ideal, gerar limitações e gargalos significativos para o sucesso da operação.

Por isso, cada vez mais incorporadoras se dão conta que a transformação digital na gestão de negócios não é apenas uma tendência para ficar de olho – é uma necessidade e realidade que está mudando seu mercado.

Além do mais, um ERP para incorporadora permite também, por meio de suas ferramentas, a redução de erros nas operações. Assim, a incorporadora pode manter-se competitiva em relação à concorrência, garantindo um padrão de produtividade e minimizando desperdícios evitáveis em cada etapa de seus processos.

E, para que tudo isso ocorra, uma eficiente ferramenta de ERP para incorporadoras deve considerar as demandas desse tipo de negócio de maneira completa. Isso é, as funcionalidades desenvolvidas para a ferramenta precisam realmente auxiliar a empresa em diferentes estágios de seus lançamentos, desde a pré-construção até a pós-construção e o acompanhamento posterior do cliente.

Um ERP para incorporadoras pode otimizar recursos de sua operação?

A necessidade de utilizar um ERP para incorporadoras está diretamente ligada à efetividade e aplicabilidade de suas principais funções. Certamente a sua incorporadora tem um planejamento que visa a otimização de recursos para o melhor resultado possível, não é mesmo?

No entanto, para que esse planejamento seja, de fato, bem-sucedido, é preciso que dados sejam coletados e trabalhados de maneira estratégica, fazendo com que a incorporação imobiliária em si seja impactada positivamente nesse processo de uma maneira única.

É importante considerar também que métricas utilizadas para entender melhor o comportamento do mercado imobiliário dependem de contexto. E, para compreender melhor tal contexto, um ERP para incorporadoras deve estar conectado não somente a dados internos, como também a informações atualizadas do mercado externo ou, mesmo, às tendências econômicas que sejam relevantes para a empresa e a sua operação.

Com uma gestão integrada, tarefas como estudos de viabilidade e formação de carteiras de landbank, por exemplo, podem ser potencializadas. Dessa forma, a incorporadora ganha não somente maior clareza de sua inteligência de mercado interna, como também se conecta com métricas e dados do mercado, podendo posicionar-se de forma mais assertiva e competitiva.

A otimização de tempo também é um fator importante que faz com que cada vez mais negócios percebam que precisam de um ERP para incorporadoras.

O acesso remoto possibilita que equipes em campo, bem como times externos, consigam se conectar e alimentar a base de dados de onde estiverem. Com essa facilidade, a gestão de uma incorporadora pode ter um timing mais preciso para gerenciar e otimizar os processos de suas atividades.

Dessa maneira, um sistema de ERP torna-se necessário quando diferentes áreas não conseguem se conectar de maneira ideal. Isso geralmente se dá por diferentes estruturas e sistemas pouco ágeis que não conseguem ter efetividade fora do momento pontual em que o setor o utiliza.

Por isso, é recomendado considerar como um ERP para incorporadoras pode trabalhar com a migração de sua base de dados antiga e otimizar os melhores resultados das informações já coletadas e organizadas.

Sua empresa precisa reduzir custos? Então, ela precisa de um ERP para incorporadoras

A falta de controle sobre a centralização de recursos faz com que as rotinas de incorporação imobiliária não tenham assertividade além do processo em si. Com isso, informações são perdidas e rotinas de incorporação imobiliária acabam tomando um tempo maior do que o necessário e enfrentando gargalos em seus processos.

O que um ERP para incorporadora pode fazer, nesse caso, é lidar com esses dados, trabalhá-los de forma complexa e permitir que o seu processo de incorporação implique também menos gastos.

Em um período anterior à facilidade de tecnologias na nuvem e da portabilidade em dispositivos móveis, soluções de ERP eram limitadas. Era preciso que a empresa investisse em servidores, rotinas operacionais e equipes de back office para garantir o suporte e o funcionamento do sistema.

Hoje em dia, essa realidade é totalmente distinta. Um ERP para incorporadoras é um serviço, e totalmente personalizável à sua necessidade, de modo a realmente oferecer uma contribuição valiosa para eliminar ineficiências, desperdícios, custos excessivos e otimizar suas operações e processos de maneira global.

Com isso, uma das finalidades que um ERP para incorporadoras bem implementado pode trazer é a redução de custos. E isso só é possível quando se tem serviços que comprovadamente podem trazer melhorias para a sua operação e que são especializados neste ramo de negócio.

Sua empresa precisa de um ERP para incorporadoras. Mas como escolher o melhor sistema?

Como vimos, não ter um ERP para incorporadoras é algo que pode gerar um custo de perda de oportunidade e competitividade muito maior do que o demandado para o investimento em uma solução assertiva para as suas necessidades de negócio.

Inovação e digitalização são também faces da demanda dos negócios por otimizar ao máximo seus recursos para extrair o melhor benefício, gerar o máximo de valor para seus stakeholders e minimizarem custos e desperdícios que drenam os resultados financeiros.

Por tudo isso, a sua incorporadora precisa começar já a utilizar um ERP especializado, deixando os processos manuais e métodos convencionais pouco eficientes de lado e investindo em melhorar o presente e o futuro de seu negócio.

Mas, afinal, como escolher o sistema para incorporadoras certo para a sua empresa? A seguir, confira algumas dicas para acertar nessa decisão:

  • Opte por um sistema desenvolvido por empresa com expertise no mercado imobiliário;
  • Escolha um ERP com recursos e módulos flexíveis, que se adéquem às demandas de sua incorporadora;
  • Prefira um ERP para incorporadoras que apresente as informações de maneira fácil de compreender, de maneira visual e que impulsione insights para otimizar também os seus processos de tomada de decisões;
  • Procure por um ERP que seja modular, que permita acompanhar o crescimento de seu negócio e novas demandas que auxiliem a escalabilidade das suas operações de incorporação imobiliária;
  • Escolha um ERP para incorporadoras que realmente trabalhe com as melhores e mais confiáveis fontes de dados disponíveis;
  • Prefira um sistema que tenha recursos para tornar mais fáceis e ágeis os processos de captação, consolidação e análise em seus estudos de mercados;
  • Pesquise se o ERP roda na nuvem, garantindo mais facilidade no acesso aos seus dados de onde você estiver;
  • Confira também se o ERP para incorporadoras permite relacionar a viabilidade do terreno com seu setor financeiro, otimizando os processos de ambos e gerando análises mais acuradas e completas;
  • Busque por um ERP que realmente atenda o ciclo imobiliário completo, incluindo desde a compra do terreno, análise de oferta e demanda até as etapas da construção do empreendimento e da assistência ao cliente.

Considerações finais

Como vimos, um ERP para incorporadoras especializado e completo permite a resolução de diversos problemas e desafios desses negócios.

Este tipo de solução tecnológica otimiza desde os processos mais simples e burocráticos até os relacionados à tomada de decisões estratégicas.

Seu uso inteligente dos dados é outro fator que torna este tipo de sistema tão necessário hoje. Vivemos em plena Era dos Dados, porém, será que o seu negócio realmente lida e consegue extrair os melhores insights e resultados a partir dos dados coletados e gerados em sua operação?

Dessa forma, não há dúvidas de que um bom ERP para incorporadoras pode oferecer ganhos e otimizações valiosos para a sua empresa. Mas, para isso, é vital também tomar alguns cuidados para escolher o melhor sistema para suprir as necessidades atuais e futuras da sua operação de incorporação imobiliária.

Por isso, não tome decisões por impulso ou baseadas apenas no menor custo. Analise também as soluções em termos de valor oferecido e gerado. Vencer em um mercado tão competitivo quanto o imobiliário será um desafio mais viável utilizando a tecnologia certa como aliada e impulsionadora de seu negócio.

E então, você ainda está em dúvida se seu negócio realmente precisa de um ERP para incorporadoras? Quais são os problemas que a sua gestão enfrenta e que devem ser solucionados urgentemente em sua incorporação?

Por que não avaliar a efetividade desse tipo de sistema na prática? Clique aquiSolicite a apresentação do ERP para incorporadoras Hiperdados com nossos consultores e confira as vantagens e as transformações possíveis para a sua operação de incorporação.

 

No Comment

Comments are closed.