Tendência de gestão e performance para incorporadora: plataforma que contempla todas as fases do ciclo de incorporação - Software para Incorporadora e Construtora

Garantir a melhor performance para incorporadora e os seus processos é um dos maiores desafios das empresas desse mercado. Para lidar com ele, é preciso que se tenha inteligência estratégica para simplificar ciclos que, por conta da complexidade do produto imobiliário, podem ser longos. Por isso, uma plataforma que possa abarcar todas as fases do ciclo de incorporação vem se mostrando uma tendência para a gestão de incorporadoras.

No entanto, no mercado de incorporação imobiliária, hoje, não basta somente investir em um sistema genérico que organize os seus dados e não vá além. É preciso ter um sistema que possa, efetivamente, melhorar a qualidade de sua gestão e performance, agregando inteligência em seus processos e entregas de forma ampla e especializada.

Cada etapa do ciclo de incorporação imobiliária envolve competências de diferentes especialidades. Portanto, a gestão tende a se beneficiar mais com um sistema de performance para incorporadora que atenda a essa diversidade. Isso inclui aspectos técnicos, financeiros, socioeconômicos e tudo o que é relevante para uma operação que seja impecável da compra do terreno até a entrega das chaves do imóvel aos seus novos proprietários.

Por isso, no artigo de hoje, falaremos mais sobre essa tendência de tanto destaque e importância para a gestão imobiliária. Como uma plataforma que contempla todas as fases do ciclo de incorporação pode otimizar os processos e a performance da sua incorporadora?

Continue a leitura para descobrir mais sobre como centralizar processos distintos das fases do ciclo de incorporação e potencializá-los a favor de seus ativos. Confira a seguir.

Quais são os desafios em otimizar a performance para uma incorporadora?

Como você define e organiza o seu ciclo de incorporação? Primeiramente, precisamos entender o ciclo como uma união de processos. Juntos, eles compõem o projeto de incorporação, partindo de etapas como mapeamento de oportunidades de terreno, análise de mercado, estudos de viabilidade, projeções do produto imobiliário, entre outras. É papel da gestão da incorporadora articular essas fases.

Em média, um ciclo de incorporação considerado saudável tem 36 meses de duração. No entanto, o ciclo completo pode abranger um período maior anterior ao lançamento do imóvel.

Demandas como a regularização e o registro de incorporação, obtenção de aprovações exigidas pelo município e a aquisição do terreno ideal podem adicionar tempo ao ciclo.

Dessa forma, para que a gestão e a performance para incorporadora tenham segurança e agilidade, é importante detectar e minimizar possíveis gargalos e riscos nesse ciclo. Uma má administração jurídica, por exemplo, pode inviabilizar o empreendimento em sua fase mais tardia de incorporação. O mesmo pode ser dito de riscos de origem comercial ou financeira.

Nesse contexto, a melhor maneira de determinar quais são os processos dentro do ciclo de incorporação que precisam de melhoria está no uso estratégico de dados.

Vemos, não só na incorporação, como, também, no mercado imobiliário em geral, a tendência de decisões orientadas à ciência de dados. Quando as melhores escolhas são feitas pela gestão com antecedência e funções podem ser automatizadas, torna-se possível transformar o ciclo de incorporação e otimizá-lo com mais assertividade.

Como funciona uma plataforma de performance para incorporadora que contempla todo o ciclo de incorporação?

Automatizar processos não significa — em nenhuma hipótese — abandonar padrões de qualidade ou negligenciá-los. Uma plataforma que contemple todas as fases do ciclo de incorporação usará dados estruturados e a análise de seu cruzamento para simplificar processos.

De forma geral, em sua gestão, muitas empresas ainda não utilizam dados de modo a extrair o máximo de seu potencial. A compra e vendas de imóveis e outros empreendimentos imobiliários geram dados continuamente.

No entanto, tratam-se de informações descentralizadas que, se não trabalhadas e analisadas de forma estruturada, podem facilmente se tornar pontos cegos para a inteligência de mercado e para a otimização da gestão da incorporadora.

Com isso, para que uma plataforma otimize a performance para a incorporadora e todas as fases de seu ciclo, é necessário que a tomada de decisão esteja bem alicerçada. Quando uma incorporação de sucesso é realizada em uma determinada região, por exemplo, temos dados valiosos de perfil de consumo e comportamento de um público. Isso pode dar maior agilidade a processos em futuras prospecções em um próximo ciclo de incorporação de seu negócio.

Nesse sentido, contemplar todas as fases do ciclo de incorporação significa, na prática, ter uma coleta, geração e análise de dados atualizada e inteligente. Quando construímos padrões de perfis de clientes, modelos de empreendimentos e outras informações relevantes à incorporação, conseguimos relacionar dados estruturados.

A partir dessa relação, etapas do ciclo de incorporação, como a prospecção de terrenos e estudos técnicos, passam a ganhar poder estratégico e poderão ser realizadas pensando nas necessidades da ponta do processo.

Como uma plataforma pode oferecer maior autonomia para as fases do ciclo de incorporação?

A performance para incorporadora necessita de um alinhamento das fases do ciclo de incorporação para, assim, ser otimizada e funcionar de modo mais eficiente em todas as suas etapas.

No entanto, não são todas as empresas do setor que investem em atualização tecnológica e digitalização para oferecer à gestão e às equipes ferramentas mais ágeis e assertivas, que estejam alinhadas com o seu objetivo de elevar a performance do negócio.

Muitos não sabem que promover esse salto tão significativo pode ser, em boa medida, algo simples. Será preciso buscar por uma plataforma que contemple todas as fases do ciclo de incorporação e que seja capaz de integrar pontos antes distantes e viabilizar uma melhor execução de processos em geral.

Ter o controle operacional é uma demanda mínima necessária a uma gestão de empreendimento imobiliário. Uma plataforma que pode garantir maior performance para incorporadora dá um passo além desse controle. Demandas podem ser não apenas solucionadas no momento, como também monitoradas em tempo real, garantindo que todo o ciclo de incorporação se organize com antecedência.

Problemas são comuns a toda a rotina do ciclo de incorporação. Com isso, para que uma plataforma especializada possa auxiliar a gestão a solucionar questões que prejudicam a performance das funções, é preciso expandir as possibilidades de resultados da incorporação. Isso pode ser feito reduzindo a necessidade de processos manuais que afastam as equipes de uma atitude mais proativa frente aos processos e aos seus desafios.

Dados precisam gerar valor para a incorporação e oferecer insights para que a performance da incorporadora tenha maior escalabilidade. Questões como o gerenciamento de terrenos e a integração dos setores da incorporação podem, por meio de uma plataforma que contemple todo o seu ciclo, ser otimizadas.

Conheça a tendência de gestão e performance para incorporadora na prática. A plataforma da Hiperdados oferece recursos que contemplam todo o processo, desde a prospecção de novos terrenos até a entrega das chaves e o acompanhamento dos ativos imobiliários.

Contamos com a melhor inteligência orientada a dados para otimizar todas as fases do ciclo de incorporação. Clique aqui ou agende uma conversa para saber mais.

No Comment

Comments are closed.