Como o Data Science está ajudando incorporadoras a acharem terrenos melhores? - Software para Incorporadora e Construtora

Trabalhar um grande volume de dados de forma estratégica pode proporcionar vantagens significativas na gestão de terrenos e demais processos de uma incorporadora. Já vimos aqui no blog como o Data Science está sendo transformador no mercado de incorporação imobiliária. Agora é o momento de entender mais sobre esses benefícios quando o assunto é a comercialização de terrenos.

O ambiente de incorporação, por lidar constantemente com a aquisição de terrenos, depende de dados precisos. Atualmente, mais do que nunca, a competitividade do mercado favorece as empresas que conseguem utilizar-se da inteligência de Data Science de maneira estratégica.

Ferramentas de Data Science, integradas a novas tendências de inovação tecnológica, podem trazer benefícios decisivos para as incorporadoras. E o seu negócio? Já consegue aplicar soluções de Data Science em suas atividades de incorporação?

No artigo de hoje, nós mostraremos de que forma as soluções com Data Science podem fazer a diferença na incorporação imobiliária. Você está em busca de uma melhor performance em suas operações? Gostaria de ter maior assertividade no momento de escolha de terrenos em sua rotina de trabalho? Então, confira as dicas a seguir.

Como o Data Science ajuda no mercado de incorporação imobiliária

A escolha de um terreno ideal para incorporação não se resume ao momento da aquisição. Para implementar uma solução efetiva com o Data Science – também chamada de Ciência de Dados –, é importante que as etapas de sua incorporação estejam devidamente bem estruturadas.

Para isso, a adoção de uma nova tecnologia que auxilie na avaliação dos terrenos necessita apresentar uma abordagem que integre informações. Afinal, o Data Science trabalha dados de diferentes fontes e variáveis. Ou seja, para determinar a viabilidade de um terreno, são pesquisados dados públicos, indicadores mercadológicos, demanda, comportamento de consumo e muito mais.

Um grande desafio que já apontamos em relação ao Data Science em incorporadoras é em relação justamente a internalizar esse conceito. O caminho do tratamento de dados até a geração de capital estratégico exige a participação de diferentes conhecimentos. E isso não se consegue somente focando em um aspecto do terreno, ou mesmo da operação de incorporação.

Assim, não basta apenas que sua incorporadora adote uma solução generalista que utiliza Data Science. A criação de uma cultura data-based e a implementação de boas práticas de Data Science é que garantem uma boa integridade de dados e operações mais eficientes. Daí a importância de uma gestão de projetos que esteja em sintonia com esses princípios.

Identificando oportunidades para a incorporadora com a ajuda de Data Science

Quando se tem uma rede consolidada de informações, analisar e definir fatores para identificar terrenos de qualidade e dentro do perfil buscado torna-se uma possibilidade. Ao utilizar Data Science, dados como viabilidade, vocação imobiliária, infraestrutura, localização, público-alvo e outros tornam-se mais precisos e confiáveis.

Nesse sentido, para que se acompanhe a evolução do mercado imobiliário, é preciso que se tenha uma análise rápida de tendências na esfera macro. Sem um planejamento robusto, a busca por estudos, regulamentações e demais fatores que norteiam a procura pelo terreno é limitada. E, nesse limite, está justamente a organização possível de dados para se ter mais inteligência e poder de decisão.

Entretanto, acompanhar a evolução do mercado imobiliário, bem como a visão macroeconômica e social de sua área de atuação, exige tempo. Dados tornam-se cada vez mais complexos, o que demanda um processamento inteligente e uma filtragem eficiente das informações relacionadas ao terreno.

Com o uso de soluções de Data Science, o tempo para que se organizem e trabalhem dados valiosos pode ser otimizado. Muitas vezes, não é possível que uma empresa tenha a operacionalização necessária para organizar e analisar todos os dados ao mesmo tempo. É preciso que se tenham fontes autênticas e que permitam uma tomada de decisão ágil.

Nesse contexto, com o Data Science, estudos do entorno do terreno e análises de viabilidade podem ser potencializadas. Isso garante menos tempo gasto no esforço operacional, visto que esses dados podem ser trabalhados de forma estruturada, cruzando dados e fornecendo perfis ideais de terrenos para compor seu portfólio de investimentos.

Maior previsibilidade na aquisição de terrenos com o Data Science

Um grande benefício em empregar práticas de Data Science está na chamada análise preditiva. Isso significa que cada uma de suas etapas do processo de incorporação não apenas gera dados de forma passiva e pontual. Isso quer dizer que todos os dados do histórico de vendas, aquisição, land banking e demais processos passam a formar a base para predições futuras.

É por isso que ter uma maior previsibilidade do mercado de incorporação torna a busca pelo terreno ideal mais ágil e assertiva. É possível, inclusive, identificar riscos e, até mesmo, sinalizar possíveis alternativas para empresas parceiras e demais setores. Isso faz com que o cenário de gestão de terrenos tenha uma melhor desenvoltura e fluidez em seus processos.

Outra vantagem do Data Science em relação à análise de caráter preditivo está na capacidade de se realizar simulações. É possível que sua incorporadora possa, por exemplo, trabalhar com possíveis rotas de acordo com diferentes limites financeiros, geográficos ou estruturais.

Como o Data Science pode tornar a busca por terrenos financeiramente mais estratégica

Um grande desafio que empresas do ramo da incorporação sofrem está em não terem uma organização centralizada das informações. A falta de uma organização no tratamento dos dados pode abrir margem a erros e prejudicar a rentabilidade de investimentos.

Soluções tecnológicas que trabalham com práticas de Data Science podem não apenas potencializar os dados, como também tornar a incorporação mais estratégica no aspecto financeiro. Com base em indicadores do mercado e dados gerados em análises de terreno passadas, é possível ter uma avaliação ainda mais acurada.

Assim, a partir de avaliações munidas pelos dados, mede-se níveis de oferta e demanda, bem como a performance de empreendimentos na incorporação. Com isso, mapear possíveis riscos dentro dos processos da incorporadora torna-se algo mais facilitado, o que pode fazer toda a diferença no momento de prospecção assertiva de terrenos.

A importância da definição de indicadores no Data Science

Para que uma incorporadora possa identificar o melhor terreno para seus objetivos, é crucial ter uma gestão de informação eficiente. Isso exige um constante monitoramento e otimização de seus processos.

Nesse ponto, o Data Science tem a importante função de ajudar a definir e fortalecer indicadores relevantes para seu planejamento. Mas como isso ocorre?

Primeiramente, um projeto de Data Science bem implementado permite o cruzamento de dados em tempo real. Dessa forma, sua gestão consegue acompanhar etapas relacionadas à procura de terrenos de forma mais previsível, tendo mais informações e indicadores mais assertivos para fundamentar suas avaliações.

Com indicadores mais assertivos, a tomada de decisão ganha mais potência, o que permite que seus terrenos possam ter o melhor direcionamento possível dentro de sua carteira. Isso ocorre pois, além de definir indicadores consistentes, o uso de Data Science promove maior segurança nos investimentos imobiliários. Identificar os melhores terrenos, bem como a melhor projeção de investimento, garante um diferencial competitivo para sua operação de incorporação.

Como o Hiperdados utiliza Data Science em suas soluções

Para atender as demandas de uma incorporadora, já é possível compreender que os chamados dados não-estruturados não bastam.

Para que se tenha uma eficiência na operação com o uso de Data Science, é preciso ter dados consolidados. Além disso, a parceira de implementação de uma solução desse tipo deve estar disposta a dar suporte à sua empresa para fomentar um pensamento orientado a dados.

A Hiperdados é um exemplo disso. A nossa solução utiliza o Data Science para que todas as etapas do ciclo de incorporação sejam beneficiadas. Por consequência, o primeiro passo antes da busca por um terreno que merece fazer parte de seu portfólio é fortalecido. Afinal, quando dados são pensados como um ativo de seu negócio, novas oportunidades são possibilitadas.

Ainda tem dúvidas sobre como o Data Science pode auxiliar incorporadoras a acharem o melhor terreno? Saiba como estar à frente de seus concorrentes com uma solução que utiliza a inteligência de dados na incorporação de terrenos. Fale com nossos especialistas e conheça os benefícios da Hiperdados.

No Comment

Comments are closed.