O que você deve saber sobre análise de potencial de consumo imobiliário? - Software para Incorporadora e Construtora

Uma abordagem orientada a dados pode transformar a forma de se enxergar um produto imobiliário. Nesse sentido, a análise de potencial de consumo imobiliário, aliada a dados e a outras informações poderosas, é de grande importância para uma estratégia rentável. E é por isso que você deve entender como trabalhar com este tipo de dado.

Vivemos em um momento do mercado imobiliário que atende a uma grande e diversa demanda. Os clientes finais em potencial podem ser de perfis comportamentais, sociais e financeiros bastante distintos.

Nesse contexto, a análise de potencial de consumo permite identificar quais são os perfis de renda e regiões com maior chance de sucesso para os seus investimentos e empreendimentos imobiliários, buscando um melhor alinhamento entre oferta e demanda e a maximização do retorno sobre o seu investimento feito.

No artigo de hoje, falaremos mais sobre as informações relativas ao potencial de consumo imobiliário. Continue a leitura e entenda como fazer com que a sua estratégia seja mais otimizada e possa detectar oportunidades de maneira mais assertiva.

Saiba mais também sobre qual é a importância desse indicador de potencial de consumo e como tal informação pode impactar e estruturar a sua tomada de decisão. Confira a seguir.

Afinal, o que é uma análise de potencial de consumo imobiliário?

Este é um índice muito importante para orientar a tomada de decisões no mercado imobiliário. De modo objetivo, ele se refere ao valor que núcleos familiares da região de interesse dispõem para o investimento no setor imobiliário.

A partir dele, portanto, investidores, incorporadores e demais empresas que atuam neste mercado conseguem detectar áreas em que um determinado perfil de produto imobiliário tende a apresentar melhores possibilidades de ter sucesso ou, ainda, desenvolver projetos ideais para atender a uma demanda existente na região a partir de um terreno já existente no seu land bank.

Dessa forma, como vimos as categorias de consumo se diversificam e compreendem uma larga gama de áreas de consumo. Com isso, uma análise de potencial de consumo imobiliário parte de um mapeamento do comportamento familiar em determinada região em termos financeiros. A partir disso, é possível compreender os padrões de consumo, bem como interesses e demandas não satisfeitas desse mercado em questão.

Cada vez mais, projetar o sucesso de um produto imobiliário parte de uma análise multidisciplinar e extensa. É preciso que se coletem dados em uma base poderosa e dinâmica, e que a análise e o cruzamento desses dados sejam feitos de modo inteligente.

Com isso, uma análise de potencial de consumo imobiliário parte de índices comportamentais de consumo para definir parâmetros granulares de determinada região de terrenos e empreendimentos.

Dessa forma, com uma análise de potencial de consumo imobiliário, é possível seguir caminhos mais apurados para trabalhar o seu empreendimento de maneira menos arriscada e baseada em dados.

Isso faz com que a análise para compra de terreno, por exemplo, ganhe em competitividade, podendo suprir demandas específicas na região em que a sua operação investirá esforços e recursos.

O que compõe uma análise de potencial de consumo imobiliário?

De modo geral, uma análise de potencial de consumo imobiliário pode algumas informações básicas que incluem:

  • Perfil de renda: informações sobre a renda familiar, os hábitos de consumo e a periodicidade de gastos com as categorias de produtos imobiliário.
  • Capacidade de poupança: permite determinar o valor que um grupo familiar pode pagar mensalmente em uma despesa. Essa informação é útil para definir empreendimentos imobiliários e a sua adequação com base em suas despesas e dívidas possíveis geradas.
  • Número de famílias propensas a comprar imóvel em um valor “x”: a partir desse indicador, é possível ter uma segmentação mais alinhada com o potencial de um empreendimento ou conjunto de empreendimentos imobiliários.

 

Por que a análise potencial de consumo imobiliário é cada vez mais relevante?

Uma série de diferentes análises são ferramentas cada vez mais importantes para embasar as decisões de ações e investimentos no mercado imobiliário. Definir investir ou não em um lote, escolher a localização que combine com o perfil do produto imobiliário, desenvolver um projeto que acompanhe o perfil socioeconômico da população da região – tudo isso pode ser a diferença entre o sucesso e o fracasso de empresas e investidores neste mercado.

Dessa forma, as análises preliminares são etapas cruciais e que não devem ser deixadas em segundo plano. Em um mercado com competição crescente, na verdade, ter essa assertividade inicial será algo cada vez mais relevante para determinar o potencial a ser explorado e delinear projetos cada vez mais data-based.

É por isso que a análise de potencial de consumo imobiliário é tão relevante. Ela permite minimizar riscos que podem ser elevados e maximizar as possibilidades de sucesso e de lucro das empresas e dos seus produtos no mercado imobiliário.

Mais especificamente, quando se atua no Brasil, um território tão vasto e diverso, que apresenta, igualmente, uma população de perfis muito variados, é crucial munir-se de dados e análises mais personalizados e centrados na região e no perfil de interesse.

Quando se desconsidera esses fatores e se determina uma abordagem mais homogênea, genérica ou desalinhada ao potencial de consumo local, os resultados podem ser realmente desastrosos.

Diferentemente disso, quando se trabalha com decisões bem fundamentadas, com ações baseadas em estudos e projetos desenvolvidos com um background de inteligência imobiliária, é possível reduzir as variáveis que limitam o sucesso do empreendimento e otimizar os elementos do projeto para que esse alcance níveis de interesse e lucro conforme o determinado.

Como a análise potencial de consumo imobiliário pode influenciar os seus projetos?

Ao realizar uma análise em uma compra de terreno, por exemplo, independentemente da finalidade da aquisição, o potencial de consumo imobiliário já se mostra um dado importante.

Para que se comece a desenhar assertivamente as projeções de retorno sobre o investimento (ROI), custo de aquisição de cliente (CAC) e demais indicadores e métricas relevantes, analisar o índice do consumo em potencial pode fazer toda a diferença para uma compreensão mais certeira e completa e uma tomada de decisões mais segura e bem fundamentada.

Quando se precifica um imóvel, existem parâmetros e aspectos micro e macro que impactam no valor final. Além de dados como oferta, demanda e históricos demográficos, o preço de moradias da região e as faixas de renda também entram na equação. E uma análise potencial de consumo imobiliário pode complementar informações que ainda não estejam claras nas análises sob outros aspectos.

Um determinado empreendimento pode ser valorizado de forma totalmente diferente de acordo com a região em que ele está situado. Quando realizamos a análise potencial de consumo imobiliário em diferentes bairros, temos acesso a um recorte comparativo muito mais rico. Inclusive, mesmo dentro de um mesmo bairro, pode ser possível detectar diferentes faixas de potenciais de consumo imobiliário.

Qual é o papel dessa análise na formação de preços dos projetos imobiliários?

A análise de potencial do consumo imobiliário é bastante relevante também na hora de realizar a precificação de um produto imobiliário ao mercado.

A partir do momento de análise da compra do lote para incorporação, é importante já considerar este indicador para ajudar a dimensionar o mercado, compreender as suas demandas de maior potencial lucrativo e fazer projeções de ROI assertiva. Tudo isso será determinante, claro, para a formação de preço do empreendimento futuro.

Sabemos que a formação do preço de um imóvel e de suas unidades é algo multifatorial, que precisa considerar não apenas custos e margens como elementos como o potencial de consumo do perfil de cliente de interesse deste produto imobiliário.

Sem isso, não se obtém um equilíbrio ideal entre a oferta e a demanda, e pode-se encontrar barreiras, dificuldades de vendas, ociosidade no aluguel entre outros problemas.

Como a análise de potencial de consumo imobiliário pode se relacionar ao sucesso de sua estratégia no mercado imobiliário?

Ao se considerar a análise de potencial de consumo imobiliário ao desenvolver uma estratégia, torna-se mais assertivo alcançar um foco nas oportunidades certas que proporcionem melhores chances de um alto retorno sob menor risco.

Nesse sentido, para que se tenha maior possibilidade de retorno em um empreendimento imobiliário, é preciso que a sua estratégia considere o cenário de forma confiável e abrangente.

Com a análise de potencial de consumo imobiliário, o foco de sua estratégia passa a ter uma análise mais criteriosa com base nos dados que o mercado gera. Afinal, ela orienta o processo de tomada de decisão em indicadores de consumo.

Ao alinhar o seu investimento imobiliário com dados de potencial de consumo imobiliário, é possível otimizar também as demais análises. O cruzamento de dados complexos e estruturados, quando realizado de forma ágil e assertiva para proporcionar insights, permite detectar oportunidades com maior antecedência.

Nesse contexto, ter um mapeamento preciso e que utilize de forma inteligente os históricos de consumo imobiliário na região contribui para diminuir os riscos futuros. Como consequência, o retorno do investimento em um produto, para aquisição ou incorporação, ganha maior solidez e permite uma alavancagem mais escalável da sua operação.

Ao definir o limite de gastos com dívidas imobiliárias das famílias de uma região, por exemplo, é possível também alimentar a inteligência de mercado de maneira mais ampla. Informações de análises de viabilidade financeiras e econômicas podem ser cruzadas de forma que permita embasar a tomada de decisão.

Tomemos como exemplo o dado do número de famílias propensas a comprar um determinado imóvel. Essa informação, sendo relacionada com dados macroeconômicos, como o PIB da região, permite gerar insights que podem dar uma nova luz para o sucesso do empreendimento. Talvez seja uma melhor opção restringir a área. Ou, ainda, expandir a aquisição e incorporação para outro tipo de segmento.

O potencial de consumo imobiliário também pode ser um grande norteador para produtos imobiliários além dos clientes diretos. Um dado sobre o consumo familiar de uma região, por exemplo, pode ser cruzado com análises que suportem a incorporação de um terreno para um centro comercial.

Considerações finais sobre análise de potencial de consumo imobiliário

Trabalhar a partir de uma análise de potencial de consumo imobiliário auxilia negócios a entenderem como a renda de uma família é empregada. Mas esse não se trata estritamente de um dado meramente quantitativo – não quando alimenta a inteligência da operação no mercado.

Por isso, é preciso que indicadores de potencial de consumo imobiliário possam ser relacionados com uma base de dados complexa e análises estruturadas, de modo a permitir a formação de uma base rica, confiável e ampla de dados para orientar, agilizar e aprimorar os processos de tomada de decisões.

Além disso, ter acesso à informação no momento correto é algo crucial para o desenvolvimento saudável de uma operação imobiliária e para se ter o melhor timing  nas ações.

Isso mostra que a análise de potencial de consumo imobiliário, para ter uma aplicação estratégica, necessita de um sistema centralizado que armazene, cruze e permita o trabalho com essas informações.

Quanto maior for a acessibilidade desses dados vindos da análise de potencial de consumo imobiliário, mais personalizados serão os relatórios e as ferramentas de análise para a tomada de decisão de uma aquisição, incorporação ou construção de empreendimento.

E esse nível de personalização poderá se mostrar uma alavanca poderosa para que a sua operação se diferencie da concorrência, gere mais inteligência e valor com os seus produtos imobiliários.

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