Como a Inteligência Artificial combinada com um poderoso banco de dados consegue prever tendências de empreendimentos imobiliários? - Software para Incorporadora e Construtora

Na constante evolução e adaptação do mercado imobiliário, a adoção de tecnologias voltadas à detecção de novas oportunidades está ganhando cada vez mais espaço. O uso da Inteligência Artificial (IA), aliada a soluções poderosas de banco de dados, por exemplo, tem demonstrado ser um valioso instrumento para prever tendências em empreendimentos imobiliários.

Em um cenário no qual fatores externos intensificaram a crise econômica no país, é preciso que corretores de imóveis e empresas do ramo se adaptem a uma realidade mais imprevisível e dinâmica.

Nesse contexto, soluções de Inteligência Artificial e análise complexa de um banco de dados são o próximo passo lógico do investimento no digital. Claro que, para muitas empresas e empreendedores do mercado, o conceito de Inteligência Artificial e seu uso ainda soam distantes.

Pensando nisso, neste artigo, buscaremos diminuir essa lacuna e mostrar como o uso dessa tecnologia pode ser realizado na prática. Saiba mais a seguir, de que forma a Inteligência Artificial combinada com um banco de dados pode melhorar suas previsões.

O que é Inteligência Artificial?

A Inteligência Artificial (ou IA) já é uma área estudada há tempos no meio acadêmico e que tem encontrado aplicações em diversas indústrias atualmente.

De forma resumida, chamamos de Inteligência Artificial a capacidade de sistemas raciocinarem de maneira semelhante aos seres humanos. Assim, a simulação não segue apenas uma programação com pensamento binário, mas com base em padrões e grandes bancos de dados complexos. Mas qual é o objetivo desse tipo de iniciativa?

Um sistema, ao tomar decisões de maneira inteligente, pode ajudar a resolver problemas de forma mais prática. O processo de aprendizado, percepção e tomada de decisão humana, com ferramentas preditivas, pode ser mais bem orientado. Situações podem ser simuladas para que se tenham respostas concretas com base em um modelo de dados também concreto.

Antes do desenvolvimento das tecnologias de Big Data e sistemas de Data Science, havia uma limitação para a computação e suas contribuições para os negócios. Para que a Inteligência Artificial pudesse evoluir e se tornar mais acessível, foram necessários os seguintes fatores:

  • Modelagem de dados: sistemas que possam realizar a classificação, o processamento e a análise de dados de forma eficiente;
  • Base de dados: fontes diversas com um grande volume de informações não processadas que possam ser coletadas;
  • Tecnologia: plataforma potente e acessível para o processamento ágil e eficiente de grandes volumes de dados.

Como a Inteligência Artificial funciona para empreendimentos imobiliários?

A maneira como a Inteligência Artificial aprende é progressiva. Com isso, para que o sistema da IA possa operar efetivamente, é preciso que ele absorva, analise e identifique padrões. Para isso, é necessário utilizar metodologias que forneçam a base para que o sistema aprenda.

Métodos como o Machine Learning e Deep Learning, por exemplo, permitem que a Inteligência Artificial possa seguir uma lógica. Por meio de algoritmos e processamento de dados, a máquina aprende como realizar a associação dos dados e trabalhar para cumprir o objetivo criado pelo sistema. Mas como isso funciona no contexto imobiliário?

Se pensarmos nas aplicações que utilizamos em nossas rotinas pessoais, podemos enxergar as metodologias de Machine Learning. Um serviço como o fornecido pela Netflix ou o YouTube, por exemplo, utiliza algoritmos para recomendar conteúdos de acordo com a experiência do usuário. As previsões, nesse caso, têm o objetivo de personalizar o conteúdo dos vídeos consumidos.

Uma IA alimentada com um banco de dados do mercado imobiliário pode ter o objetivo de oferecer recomendações assertivas de futuros investimentos imobiliários. Dependendo da forma com que a tecnologia trabalha, isso pode trazer benefícios para os processos, consultoria e, até mesmo, para o cliente final desses empreendimentos.

Temos no mercado imobiliário uma grande demanda por soluções que sejam eficientes no quesito técnico, mas que ofereçam um fator humano relevante. A Inteligência Artificial, com seus avanços, tem como oferecer um resultado cada vez mais automatizado para o gerenciamento de imóveis.

O processo de coleta de dados é importante para prever tendências em empreendimentos imobiliários. Lidar com dados estruturados, para grandes empresas do mercado, já é uma realidade. E para que se tenha rápido acesso e organização de um banco de dados complexo, a tecnologia da Inteligência Artificial é uma grande aliada para esse processo.

Na prática, quais são os benefícios da Inteligência Artificial?

Para que se tenham predições assertivas sobre tendências de empreendimentos, é imperativo conhecer as movimentações de seu público. Soluções que se baseiam em Inteligência Artificial podem, a partir de uma base de dados, auxiliar a tornar esse processo mais ágil.

Um mapeamento de dados relevantes estruturados sobre terrenos e imóveis cruzados com dados de leads qualificados permite uma melhor tomada de decisão. À medida em que os dados disponibilizados pela empresa são relacionados, a segmentação desses perfis torna-se mais aprofundada e confiável, o que garante o vislumbre de tendências de empreendimentos imobiliários que têm o potencial de gerar maior retorno no mercado.

Outra vantagem no investimento em uma solução de Inteligência Artificial que trabalha com um banco de dados está nos processos. Como os processos lidam com dados cada vez mais complexos, é necessário que não se tome tempo da gestão e de suas equipes com tarefas manuais.

Análises de mercado, assim, tornam-se mais estratégicas, permitindo que especialistas do mercado imobiliário mantenham foco nos empreendimentos ideais. Assim, concentra-se o esforço em atingir objetivos e garantir maior excelência na satisfação de seus clientes.

Como prever tendências de empreendimentos imobiliários com Inteligência Artificial de forma integrada?

Como vimos, automatizar processos é parte do caminho para que se tenha uma base de inteligência de negócios capaz de detectar tendências e oportunidades.

Centralizar informações, portanto, é essencial para que a Inteligência Artificial possa ser efetiva como ferramenta potencializadora dos fluxos de informação.

Por isso, já vemos empresas aplicando a IA no setor de imóveis em diferentes etapas do processo. E isso pode, simultaneamente, facilitar o ciclo de compra de um cliente e ajudar a prever tendências futuras de mercado.

A forma com que a Inteligência Artificial trabalha está na detecção de padrões e no aprendizado de suas associações. Na prática, a IA pode estar presente na busca de um cliente por um imóvel, por meio de um chat automatizado (chatbot), por exemplo.

E, de maneira relacionada, a gestão pode ter uma análise em tempo real dos valores de aluguel mais procurados. Isso é apenas um exemplo das muitas aplicabilidades que a Inteligência Artificial pode ter de modo integrado.

Considerações finais sobre Inteligência Artificial combinada com um banco de dados

Se hoje lidamos com um volume de dados extensos e complexos, é preciso que as tecnologias facilitem a forma de gerenciá-los. Para se prever tendências de empreendimentos imobiliários, é necessária uma base de informações potente. Sendo assim, a Inteligência Artificial é uma aliada na análise e, por consequência, no empoderamento proporcionado por esses dados.

Com soluções baseadas em Big Data e Ciência de Dados mais acessíveis, já temos uma melhor capacidade de detectar tendências. O que uma tecnologia de IA pode proporcionar é o passo seguinte: processar um conjunto de tomadas de decisão e trazer resultados otimizados.

E o futuro ruma cada vez mais para empreendimentos imobiliários selecionados a partir de inteligências digitais que utilizam processos de Machine Learning e modelagem de dados.

Soluções como a Hiperdados permitem que sua empresa possa preparar o terreno para implementação de tecnologias de Inteligência Artificial efetiva. Ou seja, se seu objetivo é ter maior assertividade nos investimentos de empreendimentos imobiliários futuros, é preciso trabalhar com sistemas de Inteligência de Mercado que viabilizem uma possível IA para isso.

Você já conhece ou tem experiência com Inteligência Artificial utilizando banco de dados para apontar tendências de empreendimentos imobiliários? Está interessado em acompanhar mais sobre tendências das novas tecnologias e destacar-se no mercado imobiliário? Então, continue acompanhando o blog da Hiperdados.

No Comment

Comments are closed.