Estudo de mercado imobiliário: Um ativo valioso! - Software para Incorporadora e Construtora

 

Por vezes, realizar estudo de mercado imobiliário torna-se algo mais operacional na rotina das empresas do setor. No entanto, essa é uma visão estreita sobre esse que pode ser um dos maiores ativos dos negócios.

Afinal, é a partir da informação e dados gerados por meio desse conjunto de análises que o empreendimento pode ser desenvolvido com níveis mais baixos de riscos e maiores ganhos em potencial.

E na sua empresa, qual é a importância que está sendo dada para esse estudo? Ele é realmente valorizado como um poderoso ativo?

O desenvolvimento de um estudo de mercado imobiliário é essencial para os processos de tomada de decisão e para se obter maior autonomia e assertividade nos de incorporação, construção, land banking e mais. Quanto melhor for o entendimento do seu negócio sobre o setor, maior deverá ser o seu poder de negociação e competitividade atuando no mercado.

Pensando nisso, no artigo de hoje, falaremos um pouco mais a respeito da importância do estudo de mercado imobiliário como ativo.

Continue a leitura e compreenda como otimizar o seu estudo e fazer com que a sua realização e resultados potencializem os seus processos e rotinas. Quer saber como economizar os seus recursos e aplicá-los da melhor forma possível? Confira mais a seguir.

Por que o estudo de mercado imobiliário pode ser considerado um ativo?

 

Alguns profissionais ainda limitam seu foco e, por consequência, os resultados possíveis, ao tratarem como ativos apenas bens tangíveis – como lotes e terrenos.

Mas elementos intangíveis – como a inteligência gerada pelo estudo de mercado imobiliário – também podem ser considerados como ativos.

Em síntese, um ativo pode ser qualquer coisa de valor ou um recurso de valor que possa ser convertido em dinheiro. Para uma empresa, um ativo pode gerar receita ou uma organização pode se beneficiar de alguma maneira por possuir ou usar um ativo.

Com isso, para os negócios, os ativos são elementos de valor que sustentam a produção e o seu crescimento. Tais ativos podem incluir máquinas, propriedades, matérias-primas e estoque – bem como elementos intangíveis, como patentes, royalties e outras propriedades intelectuais.

Dessa forma, os ativos são recursos que, muitas vezes, ajudam a reduzir despesas, aumentar a lucratividade e gerar um fluxo de caixa robusto e consistente, uma vez que ajudam na conversão de matérias-primas ou podem ser convertidos em caixa.

E é nesse contexto que o estudo de mercado imobiliário, quando gerenciado de forma estratégica, pode ser incluído como um dos ativos da empresa.

Como o estudo de mercado imobiliário nos faz entender resultados?

 

O mercado imobiliário é influenciado por diversos fatores. Por isso, pode ser um grande desafio querer abarcar todo o universo de informações descentralizadas em torno das forças que atuam no mercado.

Estudos econômicos, sociais, políticos, ambientais e financeiros exercem grande poder para definir o valor e preço dos empreendimentos imobiliários. Isso é importante para saber como e porque investir em determinado empreendimento, por exemplo.

Além disso, um estudo de mercado imobiliário não apenas direciona com mais objetividade o seu investimento para o que comprar, como também sobre o perfil de propriedade que gerará o resultado que seu negócio deseja alcançar.

Inclusive, atualmente o estudo de mercado imobiliário não é mais exclusividade de especialistas. Ou seja, o ativo ganha mais força de acordo com a forma como ele é trabalhado em projetos de escopos variáveis.

Outro ponto a considerar é que o estudo de mercado imobiliário é uma grande fonte de dados. Dados que auxiliarão o seu negócio a detectar novas e melhores vias de investimento.

Dados que impedirão que atos de incorporação e land banking, por exemplo, sofram com grandes riscos, e que também permitirão que você construa seus produtos imobiliários com maior credibilidade no mercado no momento de negociação com o seu cliente.

Quando analisamos resultados com estudos do mercado imobiliário como base, conseguimos alinhar expectativas e demandas de maneira muito mais ágil. E o que fará a diferença na compra ou venda de um imóvel ou terreno é justamente a maneira com que essa informação será empregada, analisada, cruzada e fornecerá insights para planos acionáveis de melhoria e diferenciação.

Quais são os primeiros passos para um bom estudo de mercado imobiliário?

 

Como já mencionado, o estudo de mercado imobiliário hoje já é mais acessível além da esfera que realmente rastreia e analisa dados em primeira mão. Por conta disso, pesquisar uma informação na internet é um ponto de início. Geralmente, é como nos aproximamos de mercados ainda desconhecidos.

Jornais, sites e espaços em redes sociais especializadas de uma região podem ser úteis para que se possa começar a desenhar o cenário do mercado imobiliário local.

Fazer um estudo aprofundado sobre uma região ou bairro específico pode fazer toda a diferença no resultado final a ser obtido com o empreendimento. Como está o acesso daquela região a serviços públicos? Qual é a qualidade e o histórico dos empreendimentos comerciais do bairro e arredores? Esses são alguns exemplos de questionamentos que podem ajudar a definir melhor os seus objetivos estratégicos.

Após dominar os dados específicos do empreendimento, é o momento de analisar o panorama macroeconômico. Fatores como taxa de juros, novas políticas de tributação, variação do PIB e taxa de emprego podem ser analisados para que o estudo de mercado imobiliário seja mais apurado.

Quando um estudo de mercado imobiliário se torna um ativo?

 

Em sua rotina envolvendo funções voltadas ao mercado imobiliário, certamente foram detectadas oportunidades de investimento, não é mesmo? Quando se atua no mercado como uma incorporadora, construtora ou investidor, lida-se com um conjunto de atividades bastante dinâmico.

E, em meio a esse dinamismo, destacam-se as soluções que permitem melhor adaptação para as novas oportunidades de investimento. E um estudo de mercado imobiliário precisa ser um aliado nisso.

Quando se tem uma gestão otimizada, cenários de alta ou baixa rentabilidade tornam-se mais bem definidos e validados. Nesse cenário, um estudo de mercado imobiliário torna-se um ativo quando ele excede a sua função pontual e operacional para se tornar uma força em todos os ciclos de comercialização do empreendimento.

Com isso, qualquer escolha de investimento em um terreno ou imóvel deve ser precedida por um estudo de mercado imobiliário bem estruturado. Assim, unindo a análise do mercado a estudos de viabilidade desse ativo, é possível comercializá-lo no melhor momento possível.

Da mesma forma, os estudos de mercado imobiliário de períodos passados passam a alimentar e embasar a definição de empreendimentos e tomadas de decisão futuras.

Por tudo isso, a gestão de terrenos e a qualidade dos estudos de mercado imobiliário caminham juntas. É a integração com os demais processos que valorizará o estudo enquanto ativo. Quando atos de revenda, investimento e administração de carteiras de imóveis são facilitados por meio dos dados e indicadores trazidos por esse estudo, tem-se algo que vai além de um dado técnico ou operacional.

Como obter dados qualificados para extrair valor desse ativo?

 

Para que o estudo de mercado imobiliário realmente atue como um ativo, é importante ter acesso a dados qualificados, precisos e confiáveis, que fundamentem a inteligência do negócio para, então, obter diferenciais competitivos únicos para a sua empresa.

Por isso, é crucial saber como obter, coletar e analisar tais dados de maneira estratégica. Para isso, utilizar bancos de dados e relatórios de pesquisa, como o Índice Properati Hiperdados, por exemplo, é um bom ponto de partida.

Para que se compreenda quais são as tendências e tomadas de ação mais indicadas para se obter os resultados previstos, é necessário conferir e analisar com cuidado dados estratégicos como esses.

Mas é importante também que eles sejam complementados com outras fontes relevantes, como os dados georreferenciados, especialmente para orientar as tomadas de decisões de compras de terrenos ou lotes.

Controlando e aperfeiçoando o estudo de mercado imobiliário

 

O volume de informações disponíveis sobre o mercado imobiliário é grande. No entanto, um grande desafio nas tentativas em trabalhar esse ativo nas empresas está na curadoria desse conteúdo.

O processo de coletar, centralizar e filtrar os dados provenientes do estudo de mercado imobiliário pode ser lento e custoso e, muitas vezes, estar além da capacidade operacional de sua gestão e sua equipe.

Para que esse gargalo seja solucionado, existem softwares especializados que podem garantir a automatização do gerenciamento das informações de seus estudos de mercado imobiliário.

Com um banco de dados centralizado e integrado, é possível ter uma melhor compreensão das condições de mercado e uma base consistente de dados para tomar decisões bem fundamentadas e de risco mais controlado.

Além de fazer com que o estudo de mercado imobiliário em si seja mais assertivo, soluções focadas podem gerar valiosos insights. E, a partir desses insights, as suas rotinas de incorporação, construção ou demais outras podem ser expandidas e escaláveis. Isso permite decisões mais certeiras sobre investimentos atuais e futuros.

Dessa forma, ter o controle do estudo de mercado imobiliário e tratá-lo como ativo oferece uma vantagem competitiva em relação a seus concorrentes. Quanto mais a informação for acessível a diferentes setores, melhor deverá ser o atendimento e a fidelização de seus clientes nas decisões de sua gestão.

Hiperdados: ferramenta de inteligência para otimizar os estudos de mercado imobiliário

 

O software de inteligência de mercado do Hiperdados é uma ferramenta especializada e de referência.

Com ela, você poderá otimizar a forma como lida e gerencia com os estudos de mercado imobiliário, dando um grande salto em termos de qualidade, precisão e agilidade na análise desses dados para geração de inteligência e obtenção dos melhores insights.

Ao utilizar essa tecnologia você perceberá o valor de dados que, anteriormente, poderiam parecer até mesmo irrelevantes para a sua tomada de decisões. Afinal, você poderá consolidá-los, cruzá-los e analisá-los de novas maneiras, que sejam, de fato, relevantes para o seu negócio.

E tudo isso de forma fácil e personalizada, conforme as necessidades da sua empresa. Por exemplo, você poderá usar dados operacionais obtidos em um estudo de georreferência para, rapidamente, iniciar um estudo estratégico quanto ao potencial de valorização ou desvalorização de algum terreno em análise, obtendo um suporte confiável para tomar a melhor decisão.

Ainda, a plataforma é intuitiva e muito fácil de utilizar, com recursos altamente visuais que garantem fácil compreensão dos dados exibidos – tudo com poucos cliques.

Padrões, oportunidades, riscos – novas potencialidades poderão ser identificadas com acurácia, atuando como um ativo de grande valia para melhorar os resultados de seu negócio imobiliário.

Considerações finais

 

Estudos de mercado imobiliário geralmente são pensados e aplicados de maneira operacional e – por vezes -, até burocrática. A viabilidade do empreendimento para processos distintos depende, afinal, de uma análise desse mercado.

E quando se utiliza uma solução que unifica e cruza dados de diferentes estudos internos e externos, cria-se um ativo ainda mais valioso, e que pode prever cenários para otimizar a performance e os resultados no mercado imobiliário.

Ainda, ao adotar um sistema de otimização da gestão e de seu estudo de mercado imobiliário, ganha-se a vantagem de dados com análises personalizadas. Isso significa que, ao invés de um estudo de mercado imobiliário que serve apenas a uma fração de todo o seu ciclo, você e seu negócio ganham com análises relevantes a todos os pontos do processo e particularidades de sua operação.

Com isso, associar dados que antes pareciam isolados torna-se possível e facilitado. Quando o seu estudo de mercado imobiliário utiliza um sistema que automatiza e consolida seus dados, você tem um novo direcionamento e permite que o seu negócio se desenvolva de forma estratégica.

E então, você quer entender mais sobre a importância do estudo de mercado imobiliário? Ainda tem dúvidas sobre como transformar uma análise de seu empreendimento e o mercado que o cerca em um ativo? Entre em contato com os consultores da Hiperdados e confira, na prática, como melhorar seus processos e rentabilidade com uma solução especializada. Até a próxima!

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