Entenda a vocação de um terreno: como definir o produto imobiliário ideal - Software para Incorporadora e Construtora


Um terreno, dentro do planejamento de uma região, pode ser a base para diferentes aplicações e usos. A partir dessa premissa, temos o que é chamado de vocação de um terreno. E, para que você possa trabalhar com um produto ideal e competitivo no mercado imobiliário, é crucial entender essa vocação para definir de modo assertivo o seu produto imobiliário.

Assim, a partir de um estudo da vocação de um terreno, é possível potencializar o rendimento obtido com a sua propriedade. Uma análise mais detalhada e estruturada permite também que se tenha uma resposta mais precisa no tipo de empreendimento imobiliário a ser desenvolvido.

Dessa forma, o ativo que para uma construtora ou incorporadora era mensurado em um determinado valor pode gerar ainda mais retorno sobre o investimento (ROI), a partir de um alinhamento estratégico da vocação de um terreno de sua carteira de ativos.

Para ajudar nisso, no artigo de hoje, apresentaremos dicas para que você compreenda mais sobre o que é a vocação de um terreno. Além disso, veja boas práticas de como definir o produto imobiliário ideal e, com isso, atuar de maneira ainda mais estratégica na gestão de seus empreendimentos. Confira mais a seguir.

Afinal, o que é a vocação de um terreno?

Adquirir um terreno não é nem de longe uma simples compra ou ação transacional. Por trás do investimento em um terreno, é necessário ter o suporte de uma análise completa e bem embasada. A vocação de um terreno tem, justamente, como fundamento as oportunidades que um empreendimento pode ter para oferecer um retorno atrativo ao investidor ou incorporadora.

Com isso, quando uma empresa ou investidor independente busca um terreno, geralmente há uma finalidade preestabelecida. Entender a vocação de um terreno, para essa finalidade, pode ser determinante para o sucesso ou não do produto imobiliário.

Um exemplo básico de vocação de um terreno seria, por exemplo, considerarmos um terreno na zona rural como um bom ponto para a construção de uma chácara. Mas, claro, para chegarmos no produto imobiliário ideal para este terreno e a sua região, há muito mais especificidades e fatores que deverão ser levados em conta antes da tomada de decisão.

Como é estabelecida a vocação de um terreno?

Para que haja uma precisão no estabelecimento da vocação de um terreno, é preciso que se analisem as melhores alternativas de implementação para o ativo. Isso é realizado por meio de uma análise completa, na qual serão definidas características referentes ao perímetro urbano, oferta e demanda de serviços, zoneamento, concorrência, perfil populacional da região e redondezas, entre outras questões.

A partir dessas informações, devidamente analisadas e desenvolvidas, torna-se possível nortear a escolha do produto imobiliário potencialmente mais viável e promissor a ser construído em determinado terreno.

E, para que essas informações tenham lastro, é importante que se tenha disponível uma base consistente de estudos do terreno – incluindo, por exemplo, topografia, área, localização e demais fatores -, bem como prioridades de serviços que devam ser realizados, caso haja essa questão.

Além disso, da mesma forma que a identificação do terreno é feita, também é necessário realizar uma pesquisa em relação ao perfil dos moradores e frequentadores dessa região. Ao se identificar as características das pessoas ao redor de dado terreno, é possível determinar o impacto que a população da região terá sobre a forma como um empreendimento residencial, comercial ou industrial irá ser trabalhado.

Com isso, após se ter os dados de terreno e população aferidos, é realizado no estudo de vocação do terreno um levantamento do aspecto urbano. Vias, estradas, sinalizações, tráfego, acessibilidade, entre outros fatores, são, então, considerados para que se determine como a funcionalidade de um empreendimento imobiliário naquele terreno se dará.

Outro ponto a ser considerado na vocação de um terreno é o estudo dos aspectos legais aplicáveis. Normas municipais e permissões de construção afetarão o resultado de seu produto imobiliário. Portanto, é preciso que o estudo de vocação de um terreno antecipe esses pormenores para que a sua viabilidade seja garantida.

Como qualificar a oferta e demanda do produto imobiliário a partir da vocação de um terreno?

Ao detectar oportunidades para a construção de um empreendimento em um determinado terreno, é necessário que se identifique e qualifique os indicadores de oferta e demanda. Isso diz respeito não somente ao tipo de imóvel que a região contempla, como também a qualidade dos produtos e serviços.

Isoladamente, não é possível identificar com exatidão a vocação de um terreno e suas oportunidades para um produto imobiliário competitivo. Por isso, é preciso analisar e ter como base indicadores complexos que cruzem dados de oferta e demanda e que possam trazer relatórios confiáveis sobre as potencialidades de um empreendimento imobiliário na região.

Desse modo, para que se tenha uma qualificação ideal do terreno, é importante que se tenha pesquisas e dados atualizados do mercado. Assim, é possível ter uma projeção de rendimento e lucros a médio e longo prazo e associar tudo isso com os estudos e análises de vocação de um terreno, otimizando as chances de sucesso e minimizando riscos.

Considerações finais

Como vimos, a vocação de um terreno ajuda a definir características e antever para investidores, incorporadoras e construtoras o potencial de diferentes produtos imobiliários em determinada região.

Além disso, com o estudo de vocação, os estudos de análise de viabilidade de empreendimentos imobiliários podem ser realizados de maneira muito mais ágil e integrada com as necessidades de investimento, fazendo com que não se percam oportunidades e o timing certo para a tomada de decisões.

Outro ponto crucial associado é que é importante sempre buscar a redução de riscos ao realizar um empreendimento imobiliário. Um bom planejamento estratégico do projeto é de grande valia não somente para a rentabilidade do terreno sendo comercializado no momento, como também para o posicionamento da empresa ou investidor em projetos futuros.

No entanto, sabemos que um dos grandes desafios das incorporadoras, construtoras, dos investidores e fundos imobiliários é obter acesso rápido e fácil a toda uma base de dados confiáveis para essas análises e planejamentos.

Para lidar com essa dificuldade e promover melhorias amplas na sua operação no mercado imobiliário, há tecnologias especializadas que podem ajudar. Com essas soluções, fica mais simples estabelecer a vocação de um terreno, fazer estudos de viabilidade e análises diversas, garantindo os subsídios para ter uma tomada de decisão mais ágil e assertiva, minimizando margens de erros e riscos.

Assim, soluções integradas especializadas em analisar e processar grandes volumes de dados podem auxiliar a determinar a vocação imobiliária de seu terreno.

Ficou interessado nesta proposta? Então, conheça o Hiperdados e o ComproTerreno, e tenha acesso a uma suíte completa de ferramentas que auxiliarão você a ter uma tomada de decisão ágil quanto à vocação de terrenos e o desenvolvimento de produtos imobiliários de sucesso. 

No Comment

Comments are closed.