Como comparar a viabilidade do seu empreendimento imobiliário com outros ativos - Software para Incorporadora e Construtora


A forma como a viabilidade de um empreendimento imobiliário pode ser avaliada e comparada depende de uma série de fatores. Portanto, saber elencar a importância desses fatores e ter uma tomada rápida de decisão pode fazer toda a diferença nesses casos, especialmente para buscar formas de tornar o empreendimento mais competitivo e rentável no mercado.

Com isso, o processo de análise de viabilidade do empreendimento imobiliário torna-se particularmente útil quando seus dados são devidamente registrados e analisados para que processos posteriores se beneficiem dessas informações e da inteligência obtida com elas.

Dessa forma, ao comparar seu empreendimento imobiliário com demais ativos, uma incorporadora ou empresa que atua no ramo pode potencializar sua inteligência de mercado e seus resultados de investimento.

No entanto, centralizar dados advindos de um estudo de viabilidade pode vir a se tornar um grande desafio. Afinal, nem todas as empresas têm o controle máximo de suas operações e o conhecimento necessário do mercado para fazer com que seus ativos sejam corretamente valorizados. Com isso, um empreendimento imobiliário sem um estudo de viabilidade integrado pode limitar, em cascata, diversos setores que dependem das informações desse ativo.

Pensando nisso, no artigo de hoje, falaremos mais sobre como a viabilidade de seu empreendimento imobiliária pode ser comparada a outros ativos, dentro ou fora de sua carteira. De que forma um desenvolvimento da etapa de viabilidade pode transformar a forma de enxergar o seu negócio? Confira mais a seguir.

Gerenciando informações na viabilidade do empreendimento imobiliário

Hoje em dia, dados são bastante complexos e crescem exponencialmente. De acordo com um levantamento da empresa DOMO, o mundo gera 2,5 quintilhões de bytes em dados todos os dias.

Imagine o grande volume de dados gerados apenas por um empreendimento imobiliário em suas operações diárias e no montante mensal e anual que está sendo criados, armazenado e que deve ser analisado. Saber gerenciar essas informações é algo vital em diversas situações – isso inclui quando se precisa comparar sua viabilidade em relação a outros ativos.

O problema em muitas organizações e em operações de investidores independentes em realizar essa comparação está na limitação de controle. O empreendimento imobiliário jamais alcançará seu potencial máximo se sua análise de viabilidade não permitir que ele possa ser utilizado da maneira ideal.

Nesse contexto, para que a viabilidade de um empreendimento imobiliário ganhe solidez, é importante que processos possam ser mais autônomos e flexíveis. Com isso, estabelece-se um padrão que permite que análises de viabilidade, com comparação em relação aos demais ativos do mercado, possibilitem o lançamento de empreendimentos imobiliários ainda mais competitivos. Nesse cenário, toda informação relevante analisada torna-se válida.

Também é importante considerar que os dados que formam a base para a viabilidade de um empreendimento imobiliário são impactados interna e externamente. Ou seja, na prática, para ter os melhores resultados, é preciso uma ferramenta que cruze informações do mercado imobiliário com indicadores econômicos externos, em tempo real. Com isso, os resultados podem ser monitorados com maior eficiência, permitindo oportunidades de expansão no investimento de ativos.

Ainda, contextualizar um estudo de viabilidade de um empreendimento imobiliário, em um sistema devidamente implementado, gera maior poder para todos os ativos sendo trabalhados.

Para isso, no entanto, é preciso alinhar diferentes setores e funções do processo ao redor do mesmo planejamento. E, para isso, a viabilidade do empreendimento imobiliário deve ser acessível e integrável.

Inteligência de mercado em seu empreendimento imobiliário

Um dado, quando devidamente trabalhado, torna-se um ativo para a empresa. Estruturar a viabilidade de um empreendimento imobiliário envolve indicadores e padrões que alimentam a inteligência de investimentos futuros e, muitas vezes, concomitantes ao ciclo de comercialização do empreendimento imobiliário em questão. Para que isso se torne possível, é preciso uma solução que organize os ativos de uma maneira ampla.

Se dados gerados se tornam cada vez mais massivos e complexos, é importante que funções antes operacionais possam ser automatizadas e direcionadas de maneira otimizada. A análise de viabilidade de seu empreendimento imobiliário precisa gerar uma diferenciação e força para os seus ativos no mercado. E, para isso, é necessário que existam processos que levem em consideração o comportamento de diferentes praças e regiões para que o empreendimento obtenha sucesso.

Nesse tipo de operação, quando se priorizam informações e indicadores, tornam-se mais confiáveis os ativos imobiliários, que passam a ser mais competitivos e atuam como uma grande base para a inteligência de mercado da empresa. Com isso, cada empreendimento imobiliário passa a estruturar a inteligência de seu negócio, garantindo um ciclo de vendas mais previsível e controlável.

Ainda, conhecer a melhor decisão a ser tomada pode ser algo mais ágil e assertivo a partir de uma ferramenta que possa acompanhar todo o processo de viabilidade de seu empreendimento imobiliário. Uma solução integrada, que permita uma visão transparente de recursos e possa balizar decisões de gestão de maneira estratégica, é a alternativa mais recomendável.

Utilizando um ERP para comparação de viabilidade do empreendimento imobiliário

Para comparar a viabilidade do seu empreendimento imobiliário com outros ativos, como vimos, é fundamental ter uma tecnologia de apoio para a captura, organização, cruzamento e análise dos dados que formarão a base desses comparativos.

Fazer tudo isso apenas por meio de documentos e planilhas descentralizadas seria um trabalho homérico, moroso e bastante suscetível à perda de timing e a erros humanos.

E uma das tecnologias especializadas para negócios do mercado imobiliário que permitem tudo isso é a da Hiperdados.

A solução da Hiperdados foca justamente em garantir maior poder de diferenciação e cruzamento de dados entre a viabilidade de seu empreendimento imobiliário e os demais ativos. Este é um sistema de gestão de recursos de seu negócio (ERP – Enterprise Resource Planning) que permite fácil adesão de seus parceiros e equipes e a exibição visual e clara das informações necessárias para seus comparativos e suas análises de viabilidade.

A análise de vendas com a viabilidade de empreendimento imobiliário, por exemplo, a partir das ferramentas da Hiperdados, permite a automatização de atividades e processos repetitivos de menor valor estratégico para os setores, garantindo que as funções vitais de cada unidade de negócio e departamento responsável sejam otimizadas, gerando inteligência para fundamentar suas decisões.

Além disso, essas soluções poderão ser utilizadas de forma ampla em seu negócio. Isso porque há recursos e funcionalidades para aprimorar, automatizar e integrar diversas tarefas e processos de todas as fases do ciclo de incorporação imobiliária.

Você ficou interessado em contar com este diferencial? Quer saber mais sobre como comparar a viabilidade de seu empreendimento imobiliário com outros ativos e, com isso, gerar aprimoramentos e melhorar a competitividade de seus produtos imobiliários?

Então, solicite uma apresentação da Hiperdados. Tenha à disposição, de maneira eficiente, um software que ajuda a melhorar a viabilidade de seu empreendimento imobiliário e garante um plano de negócios concreto para todos seus futuros lançamentos. Aguardamos o seu contato.

 

No Comment

Comments are closed.