10 razões para ter um ERP para construtora - Software para Incorporadora e Construtora


Sua construtora monitora o tempo e recursos investidos nos processos realizados rotineiramente? Para que se alavanque os resultados dentro de uma estrutura fundamentada, é importante que a tecnologia trabalhe realmente a favor de sua empresa. Nesse contexto, adotar um ERP para construtora pode fazer com que sua estratégia esteja mais robusta e sua negociação no mercado torne-se mais ágil.

O ERP (Enterprise Resource Planning, em inglês, ou Sistema de Gestão Integrado) não é um conceito novo. No entanto, com o acúmulo e maior complexidade e volume de informações, sistemas de ERP para construtora são extremamente necessários para que sua gestão possa ganhar maior poder e controle sobre os processos e funções que a organização necessita administrar no dia a dia.

Que tal descobrir mais sobre como o uso de um ERP para construtora pode impulsionar melhorias e resultados? Neste artigo, falaremos a respeito de algumas das principais razões para adotar uma solução de ERP em sua empresa.

Dessa forma, sabendo melhor sobre os possíveis benefícios e recursos oferecidos por um software especializado, sua gestão pode tomar a melhor decisão de implementação possível. Deseja saber mais sobre como falhas podem ser minimizadas e evitadas em sua construtora? Confira a seguir.

Afinal, o que um ERP para construtora faz?

Durante os últimos anos, boa parte das grandes empresas de construção civil em todo o mundo implementou algum Sistema de Gestão Integrado para administrar e usar com eficácia seus recursos – como capital humano, finanças, ativos, insumos e outros.

O ERP para uma empresa de construção tem duas funcionalidades principais – gestão de dados e gestão de workflows – ou fluxos de trabalho. Ambas as funcionalidades são igualmente importantes, pois ajudam todas as partes interessadas a monitorar diversos processos e a gerenciar dados em toda a empresa em tempo real.

Afinal, dados são gerados todos os dias em todas as empresas. A forma como os processos que resultam nesses dados é gerenciada, no entanto, nem sempre é a ideal. Dessa maneira, um dos principais usos para um ERP para construtora está em otimizar esse banco de dados, organizá-lo e fazer com que esses dados sejam centralizados, relacionados e trabalhados entre si.

No cenário de atuação de uma construtora, cada novo empreendimento ou investimento imobiliário exige que se tenha uma estratégia diferenciada e muito bem calibrada. Determinadas obras podem exigir uma proposta ou priorização diferente em relação a outras.

Existem recursos que podem converter em resultados maiores e melhores em determinada região enquanto outro lote não responderá da mesma maneira. Para que todas essas informações fiquem claras e possam ser administradas com eficiência e agilidade, o uso de um ERP para construtora é cada vez mais indispensável.

Por que ter um ERP para construtora? Conheça 10 motivos

De modo geral, o ERP ajuda as empresas de construção a monitorar despesas com materiais e recursos humanos, cortar custos com tecnologia, eliminar processos manuais e evitar tempo de inatividade. Todos esses fatores afetam o sucesso do negócio.

A seguir, compreenda melhor quais ganhos potenciais o uso de um bom ERP para construtora pode oferecer para a sua organização:

1. Maior controle gerencial

Tarefas operacionais demandam tempo. É preciso investir esforços e recursos para que a medição de um terreno ou o pagamento seja realizado, por exemplo. O grande revés disso, para construtoras, é que atividades operacionais e sua prioridade acabam entrando no caminho da tomada de decisões e desenvolvimento de ações de cunho mais estratégico. Um ERP desenvolvido para construtoras pode ajudar a equilibrar esse controle.

Com esse tipo de ferramenta, ganha-se a vantagem de uma visão mais integrada dos setores da empresa. Ou seja, é possível que se tenha a mesma clareza de dados e informações em qualquer etapa dos processos, garantindo um fluxo mais fluido e evitando redundâncias que impactam na eficiência geral de sua empresa.

2. Ampliação no escopo de atividades da construtora

Já mencionamos o problema que construtoras podem ter ao dedicarem suas equipes sobretudo para a execução de tarefas operacionais, que poderiam ser automatizadas. O ERP para construtora contribui para solucionar esse gargalo, trazendo uma visão integrada e permitindo que a operacionalização não se sobreponha à geração de valor, autonomia e tomada de decisão estratégica da gestão. Mas você já parou para pensar no passo além? O que sua construtora está deixando de fazer por não saber aproveitar seus recursos?

Em muitas empresas do ramo, as análises de um terreno ou a projeção de futuras obras são funções estritamente operacionais. Com um ERP para construtora, no entanto, você pode fazer com que essas atividades cresçam em escopo e garantam maior competitividade para a sua construtora. E isso somente é possível a partir do momento em que as funções operacionais deixam de ser um problema e passam a ser parte da solução, podendo até mesmo integrar os serviços oferecidos por sua construtora e formar uma base para consolidar diferenciais competitivos.

3. Dados tornam-se mais concretos e poderosos com um ERP para construtora

Uma planilha de orçamentos do semestre passado armazenada em uma máquina qualquer não se traduz em inteligência de negócio instantaneamente. Para que dados possam ser úteis e gerar valor para uma construtora, é preciso que eles sejam constantemente monitorados e integrados com novos dados, assim como ocorre em uma solução de ERP para construtora. Assim, eles ganham maior contexto e podem ser atualizados com maior exatidão.

Um Sistema de Gestão Integrado permite essa comunicação entre bancos de dados externos e internos, no mesmo ambiente, gerando uma apresentação visual em dashboards mais clara e rápida de se interpretar.

Dessa forma, dados sobre terrenos de determinada região ou do histórico de imóveis vendidos, por exemplo, podem ser acessados e relacionados no mesmo ambiente digital, permitindo uma tomada de decisão mais célere e assertiva.

4. Custos podem ser reduzidos e direcionados de maneira granular

Primeiramente, existem custos que um ERP para construtora claramente pode diminuir independentemente de suas funções ou recursos. Afinal, quando se tem um software especializado, não é necessário manter dados em servidores ou dispositivos descentralizados. Mas, além disso, há uma visão mais clara do direcionamento dos investimentos de uma construtora.

O custo final de uma obra revela informações valiosas e ajuda a gestão a administrar melhor sua distribuição de recursos. Dessa maneira, um ERP para construtora pode indicar especificamente qual é o melhor custo em determinado canteiro de obras, evitando o desperdício de mão de obra e de recursos do negócio.

5. Com o ERP para construtora, ganha-se suporte à inteligência de mercado

O mercado imobiliário não é estático. Diferentes regiões no país contam com particularidades e tendências na comercialização de ativos e empreendimentos. E estar à frente das variações dessa demanda permite que a construtora se mantenha também na dianteira do mercado. Nesse aspecto, o ERP para construtora torna-se um importante suporte para desenvolver sua inteligência de mercado.

Assim, com posse das flutuações de demanda na região, preços, dimensões de terrenos e dados demográficos diversos, sua construtora consegue ampliar a efetividade de seus projetos. Além disso, a gestão do negócio obtém uma visão melhor do comportamento do mercado imobiliário e até mesmo tem uma base consistente para prever movimentações futuras.

6. O ERP para construtora ajuda a tornar os processos de planejamento e comunicação mais eficientes

De acordo com um estudo da ConstructConnect, o planejamento deficiente é uma das principais razões pelas quais os projetos das empresas de construção civil falham.

A falta de coordenação eficaz entre clientes, fornecedores, subcontratados e arquitetos também pode causar a conclusão do projeto abaixo do padrão. Um bom ERP para construtora torna possível monitorar recursos e despesas orçamentárias com acurácia e a conectar as finanças com o planejamento preciso de matéria-prima, recursos humanos e outros necessários para a conclusão bem-sucedida do projeto.

Ainda, com isso, todas as partes interessadas têm acesso rápido e fácil às informações necessárias para análise, operação e tomada de decisões, sem ruídos comunicacionais.

7. Melhor gestão do orçamento do projeto

O ERP para construtora também ajuda na gestão de orçamento de obra e em suas interfaces com outras áreas e atividades. Por exemplo, um erro no orçamento do estoque pode gerar graves problemas e atrasos na obra.

Por isso, é crucial que a administração na construtora tenha o papel de promover um fluxo de caixa otimizado e alinhado aos demais setores e metas de negócio.

Nesse contexto, um dos benefícios de usar o ERP para construtora é que a ferramenta pode agregar para o orçamento do projeto uma maior flexibilidade. Imagine que o canteiro de obras tem uma demanda urgente de algum insumo que precisará ser comprado a mais. O ERP pode ajudar a antever cenários em que a aquisição e logística desses materiais ocorra, evitando problemas que impactem no cronograma da obra e em seu orçamento.

8. Melhor gestão do tempo e de recursos

Distribuir atribuições e monitorar o progresso do projeto em vários setores e canteiros de obras sempre foi um desafio enfrentado pelas empresas de construção civil.

Entretanto, com um robusto ERP para construtora instalado, os gestores conseguem acompanhar o desenvolvimento do trabalho e status de cada projeto, os marcos principais, atribuir tarefas e fazer muitas outras atividades de alto valor.

Os sistemas ERP também fornecem dados em tempo real. Com base nesses dados, os gerentes podem controlar o tempo e usar essas informações para direcionar os esforços da equipe e os recursos da organização para atingir suas metas.

9. Mais agilidade nas rotinas de trabalho da construtora

Ao usar uma solução ERP, a construtora pode deixar de ter um processo que leva uma semana ou mais, para fazer o mesmo processo com poucos cliques. Por exemplo, a ferramenta permite que as faturas sejam enviadas aos clientes com mais rapidez e os pagamentos sejam remetidos aos fornecedores agilmente. Isso também pode ter um efeito positivo no lado do subcontratado do negócio, ajudando as empresas de construção civil a manterem seus bons profissionais e parceiros terceirizados motivados para projetos futuros.

10. Mais foco e eficiência nas estratégias de marketing

A aquisição de novos clientes é um dos objetivos finais de todas as empresas de construção civil. Assim, estratégias de marketing eficazes desempenham um papel vital no sucesso dos negócios.

Um software ERP para construtora oferece ferramentas analíticas de dados aprofundadas que é possível utilizar para melhorar e otimizar as campanhas de marketing da empresa.

As ferramentas ajudarão os profissionais de marketing a analisar detalhadamente os dados coletados de diferentes departamentos que podem ser usados ​​para o desenvolvimento da estratégia de marketing mais eficientes.

Por exemplo, os dados coletados de vendas ajudam a entender os comportamentos e padrões do cliente, o que permite otimizar suas campanhas de marketing para atingirem o público certo para seus empreendimentos.

Hiperdados: a escolha ideal de ERP para construtora

As empresas do setor de construção civil precisam constantemente recalibrar estratégias para atuar em um ambiente de mercado competitivo e desafiador, no qual o uso de recursos materiais e um alto grau de flexibilidade na gestão de projetos são muito importantes.

A intensa competição, as crescentes exigências de back office e a alta pressão do mercado por inovação exigem que as empresas do setor tenham o suporte de soluções de negócios avançadas que sejam capazes de simplificar e automatizar processos.

E a ferramenta da Hiperdados contribui para isso. O Hiperdados oferece uma variedade de soluções integradas que oferecem suporte aos principais aspectos do negócio de construção civil, desde o planejamento, controle de projeto, até estimativa de custo e receita.

Essa é uma solução criada para as necessidades exclusivas das empresas de construção civil – é uma tecnologia especializada, que fornece análises poderosas usando dados de vários processos do negócio. Assim, os gestores conseguem ter subsídios e uma base forte para obter eficácia ao longo de todo o ciclo de vida de um projeto de construção civil.

O Hiperdados é um ERP para construtora com dashboards customizáveis para a visualização de dados integrados, o que favorece processos de tomada de decisões mais ágeis e certeiros.

Agora que você já conhece mais sobre alguns dos principais motivos para investir em um ERP para construtora, por que não os comprovar na prática? Fale com um de nossos especialistas e conheça mais sobre a plataforma da Hiperdados!

 

No Comment

Comments are closed.