Como escolher o seu ERP para incorporadora? - Software para Incorporadora e Construtora


Sua operação, estruturalmente, depende de que suas etapas possam fluir de maneira autônoma e com o mínimo de atritos. Infelizmente, nem sempre isso é possível, e problemas e gargalos são comuns no processo tradicional de incorporação. Entretanto, com um sistema de ERP para incorporadora, isto é, uma solução de organização e planejamento de recursos focada nas necessidades das atividades de incorporação, é possível fortalecer e viabilizar essa estrutura.

Com um bom planejamento, problemas podem ser solucionados no processo de incorporação de maneira mais ágil. No entanto, no momento de alinhar e organizar esse planejamento, é possível que existam dúvidas na escolha do ERP para incorporadora ideal para solucionar as dores de seu negócio.

Por isso, elaboramos este artigo com dicas sobre o que é importante priorizar para que a sua gestão possa ter uma mudança concreta e melhorias contínuas apoiadas pela escolha ideal do ERP para incorporadora. Acompanhe a seguir.

O que é um ERP?

A sigla ERP – Enterprise Resource Planning, ou Sistema Integrado de Gestão Empresarial – define uma ampla gama de soluções voltadas para a gestão empresarial. Elas são assim classificadas pois integram todos os dados e inteligência da empresa em uma única solução tecnológica, que centraliza dados e proporciona análises mais profundas a partir de seus cruzamentos.

Além disso, o ERP é a solução para reunir todos os recursos necessários para a administração diária do negócio. Contas a pagar, a receber, compras, estoques, e outros, devem, portanto, fazer parte das funcionalidades oferecidas por esse tipo de ferramenta.

Por meio desse tipo de ferramenta, empresas de todos os tipos e portes conseguem reduzir o desperdício de tempo com a execução de processos manuais e elevar o ganho de agilidade, produtividade e eficiência na realização de tarefas e na tomada de decisões importantes para a organização.

Dessa maneira, o ponto central do Sistema Integrado de Gestão Empresarial é um banco de dados compartilhado, que oferece suporte para as principais funções utilizadas por diferentes unidades dos negócios.

Com isso, o ERP é, também, um facilitador do fluxo de informações em tempo real entre setores e ecossistemas, para que as organizações consigam tomar decisões baseadas em dados e melhor administrar seu desempenho. Hoje em dia, as melhores soluções de ERP se expandiram para abarcar também a inteligência de negócios, além de apresentarem funções como automação de vendas, marketing e comércio eletrônico, preparando as empresas para sua digitalização e sucesso com a transformação digital de suas operações.

De que forma um ERP para incorporadora funciona?

No caso de um ERP para incorporadora, estamos falando não somente de um banco de dados dinâmico e facilmente atualizável, como também de diversas ferramentas e recursos que possibilitam maior automatização nas operações e agilidade na tomada de decisão, o que resulta em mais eficiência operacional, inteligência mercadológica e geração de valor.

Como você pode imaginar, lidar preponderantemente com processos manuais em uma incorporadora envolve riscos e perda de competitividade. Um ERP para incorporadora auxilia justamente em fazer com que o controle gerencial de todos os setores e atividades possa reduzir erros, retrabalhos e perda de produtividade e competitividade.

Além disso, casos como novos lançamentos de imóveis e aquisição de terrenos tornam-se mais práticos e viáveis, como poderemos ver nos fatores de escolha do sistema ideal para sua incorporadora.

Em suma, o ERP para incorporadora funciona a partir de uma série de funcionalidades desenvolvidas e aprimoradas para atender às mais diversas demandas de uma empresa do setor imobiliário de forma completa – da fase de pré-construção até a de pós-construção.

Otimize recursos com o seu ERP para incorporadora

As funcionalidades do ERP para incorporadora definem e direcionam a sua efetividade. Um plano sustentável de implementação demanda que recursos possam ser otimizados ao máximo. No processo de incorporação, isso significa não somente coletar dados, como também fazer com que eles possam ser utilizados de forma estratégica em ações ligadas á atividade-fim de incorporação imobiliária.

Além disso, a integração realizada pelo ERP de uma incorporadora precisa levar em consideração que métricas imobiliárias e dados do mercado precisam de clareza e contexto.

Tarefas como gestão de land banking e análise e estudo da viabilidade de terrenos, por exemplo, serão beneficiadas com essa gestão integrada e centralizada de métricas e dados de fontes internas e externas.

É importante que, além do acesso remoto, a solução de ERP para incorporadora possa permitir o rápido acesso a informações que facilitem essas atividades e garantam, assim, o melhor timing e embasamento decisório para alavancar uma vantagem competitiva.

Cabe destacar que um processo em que cada área utiliza seu próprio sistema ou banco de dados falha em oferecer a agilidade necessária. Dessa maneira, ao escolher um ERP para incorporadora, tenha em mente que a integração de informações, bem como o processo de migração desses bancos de dados, deve ser facilitada e orientada a otimizar os recursos de sua organização, possibilitando que você extraia os melhores resultados em suas atividades.

Reduza custos lidando com dados complexos por meio do ERP para incorporadora

Sem um controle ou centralização, muita informação é produzida e acaba dispersa em rotinas de incorporação imobiliária. Para lidar com este gargalo, tecnologias de sistemas de ERP para incorporadora permitem lidar com dados complexos (índices, métricas, KPIs, entre outros) e fazer com que a empresa se beneficie amplamente e consiga reduzir seus custos.

Antes da acessibilidade dos serviços em nuvem, uma solução de ERP para incorporadora demandava investimento da empresa em servidores, manutenção e rotinas operacionais que garantissem o suporte e a integridade do back office.

Atualmente, porém, grande parte dos sistemas de ERP para incorporadora já são comercializados como serviços – o chamado SaaS, ou Software as a Service. Por isso, no momento de escolher uma solução de ERP, é preciso considerar quais são os serviços que estão realmente sendo oferecidos com essa ferramenta e, até mesmo, cases que demonstrem a efetividade em redução de custos na operação da incorporadora proporcionados pelo uso do ERP.

Busque por um ERP que torne seus estudos de mercado imobiliário mais assertivos

Ao ir ao mercado em busca da solução ideal para seu negócio, busque identificar aquela que seja mais efetiva na captação, centralização, consolidação e extração de inteligência de dados atualizados e relevantes para um estudo de mercado mais assertivo e ágil.

Por exemplo, informações sobre o perfil psicográfico e demográfico dos clientes em potencial, quanto à legislação vigente ou ao desempenho do mercado em geral, quando captados e tratados da maneira certa, podem se tornar valiosas para impulsionar a vantagem e a inteligência competitiva da incorporadora por meio de seus estudos de mercado.

Entretanto, para isso, é crucial identificar um ERP para incorporadora que, de fato, trabalhe com as melhores e mais confiáveis fontes de dados e que torne mais prático e rápido os processos de coleta e análise em um estudo de mercado otimizado e feito com o timing mais apropriado.

Escolha um ERP para incorporadora que garanta o máximo de monitoramento de dados

A curto prazo, no dia a dia de um novo lançamento imobiliário ou na aquisição de terrenos para incorporações futuras, é comum que não tenhamos um quadro geral do peso que as funções operacionais geram.

Nesse contexto, investir em um ERP para incorporadora significa também garantir que o histórico de dados seja facilmente mensurável e monitorável. E, para isso, é preciso ter um plano que abranja o impacto dessa automatização da operacionalização de seu negócio.

Com um monitoramento ágil dos dados, riscos e redundâncias são diminuídos. No entanto, isso só será possível com um ERP inteligente, que possa oferecer um histórico confiável e compatível com relatórios, análises e estudos realizados no mercado de incorporação atual e com insights para análises preditivas do futuro. E, para isso, o ERP para incorporadora deve poder garantir uma granulação dos dados, permitindo seu monitoramento fácil e em tempo real.

Prefira um ERP para incorporadora que rode na nuvem (cloud computing)

As tecnologias baseadas em cloud computing vieram para ajudar a resolver diversas necessidades das empresas. Negócios do mercado imobiliário, como as incorporadoras, são caracterizados pelo armazenamento e manuseio de um grande volume de dados. Isso, antigamente, representava a demanda de investimento em salas adequadamente climatizadas e equipamentos como servidores para dar suporte a esse trabalho.

Isso mudou com as tecnologias em nuvem, que armazenam e permitem o acesso aos dados remotamente, sem demandar grandes estruturas internas ou perda de tempo com a instalação e atualização dos programas em cada máquina da empresa.

Além disso, a hospedagem de dados na nuvem conta com diversos recursos e ferramentas que permitem controle de acesso e elevação das barreiras de segurança das informações do negócio.

Certifique-se de que o ERP oferece mais eficiência no controle da gestão financeira alinhada com a viabilidade do terreno

A administração financeira de uma incorporadora é integrada por um grande número de processos de maior complexidade. Assim, o ERP para incorporadora deve possibilitar que se interconectem com eficiência esses processos com sua área financeiro, com a meta adicional de também desenvolver uma viabilidade do terreno cada vez mais assertiva.

viabilidade de empreendimentos, quando conduzida dessa forma, torna possível que planejamentos financeiros e futuros lançamentos possam ser administrados com riscos mais controlados e de forma mais célere.

Dessa maneira, ao relacionar a viabilidade do terreno com seu departamento financeiro, fica mais fácil e prático controlar e otimizar ambos e fazer análises ainda mais precisas, inclusive, preparando-se para ter melhor desempenho com a próxima incorporação. E é esse nível de suporte que o ERP para incorporadora deve apresentar.

O ERP para incorporadora precisa ajudar a resolver problemas

O ERP ideal será aquele que realmente oferece valor por meio da resolução de problemas enfrentados por sua incorporadora.

Seus dados estão descentralizados? Os processos decisórios são morosos e, por vezes, não assertivos? Você precisa reduzir riscos e otimizar ganhos? Seus processos são ineficientes e não integrados? Você não tem dados confiáveis para fazer a análise para compra de um terreno? Não consegue criar simulações de cenários e projeções de precificação? Precisa melhorar a rentabilidade de seus ativos imobiliários?

Situações como essas ainda são comuns em muitos negócios do mercado imobiliário. E o ERP para incorporadora certo para seu negócio irá ajudar a eliminar esses gargalos e amplificar suas forças.

Mas para isso, é claro, é importante avaliar em detalhes as funcionalidades e os recursos oferecidos pelas ferramentas. Fazer um período de teste ou uma demonstração guiada pode ajudar a detectar se o ERP para incorporadora realmente supre suas principais necessidades de negócio.

Seu ERP para incorporadora deve atender o ciclo imobiliário completo 

Para que o Sistema Integrado de Gestão Empresarial possa, de fato, integrar dados e processos com eficiência, sua escolha deve considerar um ERP para incorporadora que esteja preparado para atender o ciclo imobiliário completo, incluindo as seguintes fases:

  • Compra de terreno;
  • Análise de oferta e demanda;
  • Gestão de projetos e documentos;
  • Administração de carteira;
  • Orçamentos e planejamentos;
  • Construção do empreendimento;
  • Assistência técnica.

Busque um ERP para incorporadora que agregue agilidade aos processos e melhores resultados

O ERP para incorporadora ideal é aquele que consegue ir além de um mero centralizador de dados. Quanto mais agilidade em processos e atividades, como compra de terreno, execução de orçamentos e gestão de empreendimentos a ferramenta apresentar, melhor tende  a ser o resultado obtido com seu uso na organização. E quando se fala em resultado, não se trata somente do retorno financeiro proporcionado.

Administrar uma incorporadora significa, também, gerir uma carteira de clientes em expansão e garantir a excelência em todas as etapas de seu ciclo de incorporação e de vendas. Implementar uma tecnologia deste tipo não possibilita somente que seus processos sejam ágeis e automatizados. O melhor ERP para incorporadora exerce impacto direto também nos processos de atendimento e na credibilidade de seu investimento.

Em plena Sociedade da Informação, gerar grandes volumes de dados é algo orgânico. Sem um ERP para incorporadora funcional e escalável, não há apoio tecnológico ideal para se obter o máximo de inteligência e de resultados com a coleta, análise e uso desses dados.

Você já teve experiências anteriores com ERP para incorporadora? Caso ainda não tenha, você espera algo que não mencionamos como fator de escolha? Vamos conversar! Clique para falar com nossos consultores.

No Comment

Comments are closed.