Sistema para incorporadora: 9 passos para escolher o seu - Software para Incorporadora e Construtora


A tecnologia trouxe avanços que contribuem para praticamente todas as áreas de nossas vidas. Principalmente para o mercado empresarial, o desenvolvimento de ferramentas tecnológicas colaborou, e muito, para tornar os processos gerenciais, táticos e operacionais mais ágeis, enxutos e eficientes. No mercado imobiliário, isso se tangibiliza especialmente pela consolidação do sistema para incorporadora.

Para esses negócios, adotar esse tipo de solução pode agregar muito mais do que facilidade e praticidade, possibilitando a qualificação dos processos de tomada de decisão e de gestão baseada em dados e em resultados.

Mas, afinal, como escolher o melhor sistema para incorporadora para implementar na sua empresa? Hoje em dia, há muitas opções disponíveis no mercado e, para encontrar aquela ideal para seu negócio, é preciso considerar alguns aspectos.

Assim, antes de você investir na melhor tecnologia para a sua incorporadora, é preciso fazer tanto um levantamento interno das necessidades da organização quanto um externo considerando recursos, características e formatos das soluções apresentadas no mercado.

Para ajudá-lo a ser assertivo nessa decisão, preparamos este artigo. Continue a leitura e confira dicas importantes para escolher o sistema para incorporadora ideal para a sua empresa.

  1. Faça um levantamento das principais necessidades de sua incorporadora

Você só conseguirá identificar o melhor sistema se souber previamente que dores, desafios e problemas ele deverá ajudar sua incorporadora a vencer.

Portanto, é preciso detectar essas questões antes de começar a receber as propostas. Como o sistema para incorporadora abrange atividades e processos de diferentes áreas, idealmente conectando todas as fases do ciclo de incorporação imobiliária, você pode analisar a criação de um comitê formado por pessoas de diferentes áreas, tendo, assim, uma visão mais precisa das necessidades de negócio que precisarão ser supridas.

  1. Leve em conta os requisitos básicos

Além dos desafios mais específicos da sua incorporadora, há alguns requisitos essenciais que um bom sistema dessa categoria deve oferecer.

Entre esses, atente-se a funcionalidades que abranjam:

  • Visão ampla do negócio: um sistema para incorporadora completo irá contar com módulos e funcionalidades para apoiar na gestão de todas as áreas e setores da empresa. Isso deverá incluir Vendas, Compras, Financeiro, Carteira de recebíveis, Contratos, Orçamentos, CRM e outras. Pode parecer óbvio, mas saiba que não são todas as soluções que oferecem essa abrangência e isso poderá prejudicar a eficiência de seu negócio no futuro.
  • Inteligência de mercado: um bom sistema para incorporadora também precisa oferecer relatórios, recursos e indicadores sólidos para os processos de análise de mercado e de oferta e demanda por região, gerando inteligência para processos de tomada de decisões mais assertivos e ágeis.
  • Business Intelligence: Business Intelligence (BI), ou Inteligência de negócio, é crucial para auxiliar na gestão de informações sobre o mercado e sobre a sua empresa, também dando suporte aos processos decisórios e estratégicos, fornecendo, assim, recursos para comparar seu negócio com os resultados médios do mercado.
  1. Considere também a visão de futuro do negócio

Para auxiliar o comitê ou os decisores, é importante também que eles tenham acesso a pontos centrais da estratégia de crescimento do negócio e outras mudanças e planos de inovação da empresa previstos.

Assim, o sistema já estará preparado para apoiar o crescimento e o desenvolvimento das operações. Do contrário, ele poderá ficar defasado antes mesmo da implementação completa.

  1. Tenha um orçamento elaborado e realista para o sistema para incorporadora

O budget também faz parte do escopo para se promover essa melhoria em sua incorporadora. Assim, é fundamental determiná-lo olhando tanto para seu planejamento quanto para as práticas do mercado.

Dessa maneira, você conseguirá tomar uma decisão que seja bem-dimensionada para as necessidades do seu negócio, sem recursos a mais ou a menos, e com uma precificação adequada.

  1. Comece sua lista de opções, preferindo sistemas especializados

Tendo concluído as etapas anteriores, agora você deve ter reunido informações suficientes para tomar uma boa decisão de sistema para incorporadora.

Mas não se precipite: lembre-se de que selecionar um novo sistema envolve muitos fatores, portanto, faça uma pesquisa completa e dê tempo suficiente para cada etapa do processo. Uma compreensão completa de suas necessidades e dos recursos do fornecedor deve resultar em uma implementação bem-sucedida.

Com isso, você pode iniciar sua busca verificando se as soluções são generalistas ou especializadas. As generalistas geralmente são mais genéricas, sendo utilizadas para fluxos de trabalho básicos de qualquer tipo de negócio.

Dessa maneira, esse tipo de sistema, possivelmente, não irá atender aos requisitos definidos, já que não são projetados para as demandas exclusivas de negócios do mercado imobiliário. Isso deverá resultar em insatisfação das equipes, com rotinas incompletas sendo automatizadas, dados descentralizados e perda potencial de inteligência de mercado, produtividade e eficiência, demandando a contratação de soluções adicionais para tentar abarcar essas necessidades, sendo que, em muitos casos, não há integração entre sistemas.

Por isso, para evitar todos esses riscos, é recomendado já, desde início focar em encontrar sistemas especializados no setor imobiliário e em suas demandas.

  1. Analise as propostas de sistema para incorporadora

Agora, você já deve ter fechado uma lista de possibilidades e ter recebido propostas das empresas desenvolvedoras e/ou fornecedoras das soluções.

Então, é hora de identificar aquelas que melhor suprem as demandas de seu negócio e que têm o necessário para melhorar os resultados de sua empresa.

É preciso conferir os requisitos levantados anteriormente e fazer uma comparação entre as opções de sistema para incorporadora, verificando qual oferece as funcionalidades, módulos e recursos mais relevantes em relação ao que você identificou previamente.

  1. Pesquise sobre o fornecedor/desenvolvedor

Este é outro cuidado importante para evitar ciladas e ter mais segurança de tomar a decisão mais acertada na escolha do sistema para incorporadora.

Além da análise focada no sistema em si, pesquise também sobre o fornecedor/desenvolvedor dessa solução.

Considere questões como sua credibilidade, expertise no mercado imobiliário, se oferece suporte e atendimento mesmo no pós-venda, etc.

  1. Faça testes no sistema para incorporadora

Para comprovar se os recursos do sistema para incorporadora, de fato, atendem suas demandas, é fundamental que você tenha acesso a um ambiente de teste da ferramenta.

Assim, você poderá verificar na prática se as expectativas são atingidas. Ainda, poderá identificar, entre os sistemas pré-escolhidos, qual é mais completo, tem melhor usabilidade e oferece a melhor adaptação de uso.

  1. Escolha o sistema para incorporadora ideal para sua empresa

Depois de completar as etapas anteriores, você já estará mais seguro para tomar uma decisão bem fundamentada e assertiva. Você saberá o que o sistema precisa oferecer e terá testado se ele realmente entrega o que sua empresa precisa.

Também terá identificado a imagem e credibilidade do fornecedor e/ou desenvolvedor do sistema e o tipo de suporte e atendimento oferecido por ele.

Agora é chegado o momento de efetivar sua escolha. Não se esqueça de observar neste momento final as condições de pagamentos, os tipos de planos que a empresa oferece, além de questões contratuais e legais, para as quais é recomendado ter apoio de seu setor jurídico para análise.

Conte com a Hiperdados para escolher o sistema para incorporadora certo para seu negócio! Temos expertise e foco total em negócios do mercado imobiliário, oferecendo uma solução especializada, moderna e completa para sua empresa.

Entre em contato com nossos consultores e conheça os diferenciais que somente as soluções Hiperdados oferecem!

 

No Comment

Comments are closed.