Potencial de consumo imobiliário: o sucesso da sua incorporação imobiliária - Software para Incorporadora e Construtora 1649408395325702

Na busca pelo sucesso da incorporação imobiliária, empresas e investidores do segmento cada vez voltam-se mais para a análise de dados, como estratégia para evitar riscos elevados e potencializar as chances de êxito e a lucratividade de seus empreendimentos. Entre os dados importantes para esse tipo de abordagem, está o de potencial de consumo imobiliário.

O Brasil é um país de grandes proporções e muito diversificado, formado por pessoas também de perfis sociocomportamentais e financeiros bastante variados.

Portanto, adotar uma estratégia homogênea e padronizada para as decisões, compras de terreno e lançamentos imobiliários pode levar a perdas e erros significativos. Para evitar esse tipo de cenário, análises cada vez mais completas e acuradas de perfil de mercado e de consumo são feitas de modo a se identificar locais com maiores chances de sucesso para determinados empreendimentos ou qual tipo de empreendimento apresenta maior potencial de ser bem-sucedido em determinadas praças, por exemplo.

No artigo de hoje, descubra mais sobre o que é, a importância e os impactos do índice de potencial de consumo imobiliário para o sucesso de sua incorporadora imobiliária. Acompanhe a seguir.

 

O que é considerado como potencial de consumo imobiliário e por que ele é tão importante?

O potencial de consumo é um índice que se refere, na prática, a quanto as famílias de um local de interesse têm de dinheiro disponível para investir em determinadas categorias de consumo – sendo que uma delas é o consumo imobiliário.

Tendo esse tipo de dado em mãos, as incorporadoras e players do mercado imobiliário podem identificar regiões nas quais determinado perfil de empreendimento tenha maiores chances de ser bem-sucedido. Ou, ainda, quando se tem terrenos e lotes para serem trabalhados no land bank, com esse tipo de análise, é possível ter insights mais apurados para saber que tipo de oferta poderia suprir a uma demanda local.

 

Potencial de consumo imobiliário: fator fundamental na precificação de seus projetos 

Desde a etapa de análise estruturada para compra de terreno para incorporação, o potencial de consumo imobiliário já deve ser considerado no dimensionamento de mercado e nas projeções do retorno sobre o investimento – ROI.

Afinal, a composição de preço dos imóveis é multifatorial e, entre os seus elementos formativos, estão índices mais macro que incluem o potencial de consumo do público de interesse. Neste ponto, é importante lembrar de que a formação de preço tem sua base na relação entre oferta e demanda. Portanto, o potencial de consumo imobiliário faz parte dessa equação.

 

O sucesso da sua incorporação imobiliária em uma estratégia que considere o potencial de consumo imobiliário 

Ao levar o potencial de consumo imobiliário em consideração ao elaborar sua estratégia, torna-se possível ter um foco maior em oportunidades imobiliárias que forneçam mais possibilidades de alto retorno.

Dessa forma, os investimentos serão feitos a partir de análises criteriosas de dados de mercado em linha com estudos de viabilidade. A partir dos cruzamentos, sobretudo quando feitos por um sistema especializado, será possível detectar as oportunidades que ofereçam maiores chances de sucesso, riscos mitigados e controlados e margens de retorno mais atrativas para alavancagem e caixa.

Levando em conta esse índice em suas projeções e planejamentos, é possível prever com mais acuidade mercados e segmentos em ascensão e que representam melhores oportunidades e aqueles nos quais é mais arriscado investir com determinado perfil de imóvel.

Com isso, esse tipo de índice mostra-se elemento fundamental para formar e aprimorar a inteligência de mercado e imobiliária das empresas desse setor. E isso se dá especialmente quando se utiliza o dado em cruzamento com outras informações complementares para embasar o processo de tomada de decisões.

Por exemplo, cruzar o potencial de consumo imobiliário com o número de habitantes da cidade e de seus cidadãos ativos economicamente ou com o PIB do município pode levar a insights importantes para reduzir os riscos associados à decisão de investimento.

Já para lançamentos imobiliários de perfil corporativo, como prédios com salas comerciais, pode ser proveitoso analisar o potencial de consumo imobiliário em cruzamento com análises sobre o crescimento da atividade empreendedora na região, por exemplo.

Naturalmente, fazer esses e outros cruzamentos e análises de forma não sistemática e descentralizada pode se mostrar um desafio de alta complexidade e, até mesmo, algo contraproducente quando se considera que, no mercado imobiliário, ter a informação para a tomada de decisão no timing certo pode ser a diferença entre o sucesso ou não de um empreendimento.

Por isso, é recomendado o uso de um sistema que apoie, organize, centralize e disponibilize esses dados de forma prática e confiável, em relatórios e dashboards visuais facilmente compreensíveis e que tornem o processo decisório mais ágil e menos arriscado.

Se você ficou interessado nesse tipo de solução, conheça já o Hiperdados e o ComproTerreno, soluções completas para levar sua estratégia e inteligência imobiliária a novos patamares.

No Comment

Comments are closed.

× Conheça o Hiperdados