Indicadores de software de viabilidade econômica-financeira - Software para Incorporadora e Construtora

Saber avaliar seus ativos é imprescindível para que seus empreendimentos, terrenos e lotes possam gerar o máximo de valor a seu negócio. No entanto, não é simples organizar e trabalhar com informações e métricas sem um software de viabilidade econômica-financeira. Afinal, são muitos os indicadores que precisam ser considerados. Então, por onde começar?

No artigo de hoje, nós falaremos mais a respeito dos principais indicadores que um sistema de viabilidade econômica deve apontar. A partir dessas métricas, a previsibilidade de seu negócio imobiliário pode ser mais bem administrada e sua gestão aprimorada para obter melhor retorno sobre os investimentos feitos. Descubra mais a seguir.

 

O que é um software de viabilidade econômica-financeira?

Quando investimos em qualquer negócio, existe uma série de elementos que podem fazer com que sua rentabilidade seja ampliada ou restrita. A forma como o mercado imobiliário opera, por exemplo, conversa diretamente com recursos, setores e linhas de trabalho o tempo todo. E entender como esse cenário muda é fundamental para saber se determinada ação é viável e rentável para seu negócio.

Parte da credibilidade de um negócio se baseia em saber como valorizar a entrega de seu principal produto ou serviço. Para que isso seja possível, é importante compreender como avaliar economicamente e ter ferramentas acuradas para que seus empreendimentos respondam a necessidades e desejos do mercado, sejam preparados para competirem com os demais players e sejam lucrativos. Diante de tal complexidade, é fundamental que a ferramenta possa trabalhar dinamicamente com um grande volume de dados e entregue-os em relatórios visualmente claros e gerados no timing ideal.

Um bom software de viabilidade econômica-financeira faz exatamente isso, permitindo que as avaliações de investimentos da sua empresa possam se tornar parte de sua inteligência de negócios. Projeções financeiras, com seus cálculos e informações, podem ser associadas de forma dinâmica, permitindo que análises técnicas, mercadológicas e demais outras garantam melhor precisão e clareza.

Indicadores indispensáveis em um software de viabilidade econômica-financeira

Para optar pelo software de viabilidade econômica financeira ideal, é importante verificar se ele traz especialmente três indicadores básicos. São eles:

Taxa Interna de Retorno (TIR)

Também conhecida como IRR (Internal Rate of Return), trata-se de uma métrica percentual em relação ao retorno financeiro. Um determinado montante, quando aplicado em determinado período, com um valor de juros, pode render um valor x ao final desse ciclo.

Da mesma forma, uma empresa com fluxo de caixa saudável pode utilizar a Taxa Interna de Retorno para compreender a viabilidade financeira de seu investimento e saber quando seu valor presente (como veremos a seguir) torna-se igual. Ou, em outras palavras, quanto seu fluxo de caixa precisa descontar para se pagar no investimento inicial.

Logicamente, para que se tenha uma Taxa Interna de Retorno correta, é importante que os prazos e fluxos financeiros da empresa estejam bem definidos. Como se trata de uma métrica baseada em tempo, investimento e juros, ela pode ser um grande indicador para a valorização do capital em si, sendo uma importante ferramenta para controle de viabilidade econômica.

É importante lembrar que a Taxa Interna de Retorno tem limitações. Não é possível, por exemplo, determinar a viabilidade de dois projetos com taxas aproximadas. Afinal, não há como calcular perdas em potencial somente com a taxa. Além disso, trata-se de uma métrica que exige fluxos de caixa fixos mês a mês, o que pode não ser o caso de muitas empresas do ramo imobiliário.

Resultado a Valor Presente (VP)

Resumidamente, refere-se a quanto o seu montante vale atualmente. É um conceito básico, e justamente por isso um software de viabilidade econômica e financeira precisa estar atualizado com suas informações para poder utilizar esse indicador como base para suas projeções.

Recursos como insumos para construtoras, mão de obra, força de vendas e até mesmo os próprios imóveis mudam seu valor e disponibilidade. Portanto, é importante que o resultado a valor presente possa alinhar as expectativas e contextualizar gestores e investidores do projeto.

Realizando uma projeção do valor futuro e dividindo-o pela taxa de juros multiplicada pelo tempo + 1, chegamos no chamado VPL, ou Valor Presente Líquido. Assim, a viabilidade econômica do investimento pode ser determinada com base na capacidade de seu empreendimento de aumentar rentabilidade a partir de determinado valor investido.

O indicador de resultado a Valor Presente pode ser aplicado a toda uma operação ou em empreendimentos específicos individualmente. Assim, você pode ter maior controle sobre o valor real de determinado segmento imobiliário que detém investimentos de sua empresa, por exemplo.

Retorno sobre o Investimento (ROI)

Um indicador amplamente usado para comparar o valor de investimento de determinada tomada de ação e os resultados concretos dessa. Para calculá-lo, basta utilizar a diferença entre a receita e custo e dividi-la pelo custo em si. A partir disso, é possível traçar objetivos de forma mais clara e que possam aumentar as chances de seu empreendimento rentabilizar de maneira consistente.

Muitas vezes, a viabilidade econômica de um empreendimento está atrelada mais intensamente à forma como este é apresentado e divulgado. E, para que se possa ter essa medição mais clara e condizente com seus investimentos, é importante que o ROI e demais indicadores possam ter uma associação clara, personalizando dados e proporcionando insights para os diferentes setores de seu processo de incorporação, construção e demais outros. E isso deve ser entregue pelo seu software de viabilidade econômica-financeira.

Você precisa de um software de viabilidade econômica-financeira completo? Conheça a plataforma da Hiperdados e tenha indicadores em um relatório completo para alavancar os resultados de sua operação imobiliária.

No Comment

Comments are closed.

× Conheça o Hiperdados