O que é vocação imobiliária e como a tecnologia te ajuda - Software para Incorporadora e Construtora

vocacao-imobiliaria

O terreno, em si, já é um grande ativo para investidores, incorporadoras e construtoras. No entanto, é possível extrair ainda mais retorno sobre o investimento (ROI) com a utilização mais adequada de cada terreno ou lote aproveitando sua vocação imobiliária.

Fazer um estudo de vocação imobiliária é uma maneira de buscar otimizar a lucratividade de cada lote e de cada terreno, detectando as características, atrativos e potencialidades para a melhor implantação do empreendimento a ser construído no local.

Continue a leitura e compreenda mais sobre o que é a vocação imobiliária e como a tecnologia pode ajudar nesse tipo de análise tão estratégica para os resultados de seu negócio. Acompanhe a seguir.

 

O que é vocação imobiliária?

A compra de um terreno para incorporação não é fruto de uma decisão simples. Por trás dela, deve haver um trabalho completo de análise aprofundada para se encontrar as melhores oportunidades dentro do escopo do projeto da empresa. Isso também é fundamental para garantir a viabilidade do empreendimento e um retorno atrativo.

Especialmente quando se busca terrenos já com uma finalidade de uso definida, conhecer a vocação imobiliária do terreno é fator chave para se tomar a melhor decisão.

Por exemplo, se você quer implantar edifícios comerciais, um terreno na zona central de uma grande cidade, pode apresentar a vocação ideal para que essa implantação seja bem-sucedida.

O que é o estudo de vocação imobiliária?

Refere-se ao estudo das destinações mais indicadas para determinado lote ou terreno, ajudando na mensuração das potencialidades desses ativos para que se atinja o melhor retorno sobre o investimento possível. Ainda, é um instrumento importante também quando se busca a localização ideal para determinado perfil de projeto imobiliário.

Nesse estudo, que pode fazer parte de seu estudo macro de demanda, você buscará dados especialmente no que diz respeito ao perfil da população do local, às características urbanas da região, como é a oferta de serviços, a concorrência, qual é o zoneamento, entre diversos outros.

A partir disso, será possível conhecer a vocação imobiliária do terreno e determinar o uso mais benéfico para ele em sua atividade de incorporação imobiliária, seja comercial, residencial, industrial, etc.

O estudo de vocação imobiliária, geralmente, é composto por dados como:

  • Identificação do terreno/lote: localização, tamanho, topografia da área, tipo de solo, incidência solar, etc.;
  • Perfil da população da região: incluindo perfil socioeconômico e demográfico de moradores e de quem usualmente circula no entorno (como estudantes, trabalhadores, etc.);
  • Características urbanas: tráfego de pessoas e veículos, rodovias, vias de acesso, etc.;
  • Legislação: leis locais que devam ser seguidas e que impactam no uso do terreno e na construção do empreendimento;
  • Qualificação da oferta: quantidade e qualidade de ofertas imobiliárias da área;
  • Qualificação da demanda: associada à análise da oferta, demonstra oportunidades e riscos da implementação de determinado tipo de empreendimento na área em questão, potencial de absorção da oferta em relação à demanda, etc.

Qual é a diferença entre estudo de viabilidade e estudo de vocação imobiliária?

De forma geral, quando se realiza o estudo de viabilidade para um projeto, inclui-se nessa análise também o estudo sobre a vocação imobiliária do local.

Isso é feito para que se consiga tomar a melhor decisão possível para o produto imobiliário a ser construído, reduzindo riscos de erro na implantação e de perda de potencial de lucratividade.

 

Como a tecnologia pode ajudar no estudo de vocação imobiliária?

Uma das grandes dificuldades e dores das incorporadoras, fundos imobiliários, construtoras e investidores desse mercado é obter dados completos e confiáveis e sem perda de timing para tomar uma decisão bem fundamentada.

A tecnologia pode ajudar, justamente, a vencer essa barreira, reunindo, processando, consolidando, centralizando e facilitando o acesso a grandes volumes de dados importantes não apenas para determinar vocação imobiliária quanto também para fazer estudos de viabilidade, análises estratégicas e fomentar uma mais ágil e assertiva tomada de decisão nos negócios imobiliários.

Dessa forma, a tecnologia contribui para que o estudo de vocação imobiliária seja mais ágil, eficiente e preciso e a empresa disponha de informações confiáveis, completas e facilmente acessíveis para fundamentar sua tomada de decisão quanto à implantação do empreendimento a ser construído em determinado lote ou terreno ou em relação à melhor localização para determinada atividade de incorporação imobiliária, reduzindo margens de erros e riscos e potencializando a lucratividade.

E então, ficou mais claro agora o que é vocação imobiliária e como a tecnologia te ajuda nesse tipo de estudo? Se você busca uma solução especializada para trabalhar mais assertivamente com vocação imobiliária e encontrar as melhores soluções de desenvolvimento imobiliário, conheça o Hiperdados e o ComproTerreno, sistemas que reúnem recursos, ferramentas e relatórios para tomadas de decisão quanto à vocação imobiliária mais seguras e rentáveis.

No Comment

Comments are closed.