Como calcular o valor de um terreno para incorporação imobiliária - Software para Incorporadora e Construtora

A precificação de um terreno para incorporação imobiliária depende essencialmente de dados para que seja apurada de melhor maneira. A princípio, mesmo com uma inteligência de mercado ainda não organizada e estruturada, é possível tabular certos preços. Afinal, o processo de incorporação imobiliária passa por estudos de avaliação do terreno, levantamento de custos e informações mercadológicas. Mas o conceito de valor vai além.

Certamente há objetividade no cálculo do valor de um terreno. E, no mercado de incorporação imobiliária, no qual o volume de dados e seu acesso crescem exponencialmente, é possível se chegar a um valor concreto. O verdadeiro desafio, entretanto, está em organizar e saber incorporar processos para que fatores monitorados possam oferecer mais indicadores e percam sua subjetividade ou distância.

No artigo de hoje, falaremos mais sobre como calcular o valor de um terreno para o processo de incorporação imobiliária. Quais são os fatores a serem priorizados nesse trabalho? Quais as soluções que permitem que o cálculo de um valor de terreno possa refletir positivamente na otimização da cadeia de vendas e incorporação? Confira mais a seguir.

Definindo o valor de um terreno a partir de sua metragem

Terrenos, como sabemos, têm valores baseados em sua dimensão. Grandes hectares apresentam um valor muito maior para aquisição e incorporação do que um pequeno lote residencial, por exemplo. Esse é a base mais rudimentar do cálculo. É importante partir dessa informação básica, porém, deve-se ter em mente que ela não é mais suficiente para se chegar a uma definição mais segura, assertiva e bem embasada.

O preço por metro quadrado, como já estabelecemos, é um valor tabulado rotineiramente em uma incorporação. Com conhecimento deste dado, multiplica-se o número pela área do terreno e o preço daquele lote é definido. Mas, como incorporadora, não seria mais interessante prever e compreender os fatores que formam esse valor de forma mais macro?

O monitoramento de dados até então subjetivos sobre o metro quadrado de um terreno ganha maior substância e tangibilidade quando indicadores são priorizados. Fatores como a competitividade do mercado na região, históricos de compra e demanda e, até mesmo, uma análise aprofundada da economia do local podem ser valiosos para prospecção, gestão de land bank e demais processos que possam beneficiar uma futura incorporação de sucesso.

Estimando os dados base de cálculo para o valor de um terreno

No processo de incorporação, trata-se o terreno como um potencial de investimento. Definir um valor potencial de venda futura de um empreendimento não é uma tarefa simples. É preciso que se busquem premissas que firmem a decisão de viabilidade que possa lidar com eventuais oportunidades e riscos antes que o processo de incorporação imobiliária esteja estabelecido.

Na outra ponta do processo de incorporação, nos clientes, investidores e interessados, há uma parte dessa premissa a ser descoberta. Precisar o valor ideal para a venda do terreno exige que a incorporadora tenha um monitoramento preciso desses dados, para que o empreendimento gere resultados.

Enquanto isso, no processo de construção em um terreno, surgirão as bases para que o custo envolvido seja apurado e possa balizar um valor de terreno mais preciso para a incorporação. Isso pode ser identificado desde a aprovação e escopo do projeto, até seu acabamento e processos aplicados na construção em si.

Outro dado de grande importância, mas que pode ser facilmente subestimado ao calcular o valor de um terreno para incorporação, está nas despesas geradas pelo empreendimento. Taxas de gestão, comissões acertadas com parceiros e equipe de vendas e marketing – tudo isso pesa sobre o produto final e pode oferecer para o cliente um valor agregado ao terreno diferenciado.

E, por fim, há a estimativa da área que será comercializada nessa construção. É possível que irregularidades no terreno, por exemplo, possam tornar o custo de incorporação e construção menor do que a porcentagem total do metro quadrado investido. Ter este dado antecipado pode gerar uma interessante vantagem estratégica para aquisição deste terreno, fortalecendo sua função como ativo.

Adquirindo conhecimento sobre o valor de terreno perante o mercado

Fazer uso da informação que o mercado lhe oferece para calcular o valor de um terreno pode parecer simples, a princípio. Todas as empresas inseridas no mercado imobiliário, em todos os serviços e processos, lidam e reagem com essas variáveis em suas rotinas. Porém, para um cálculo confiável e que forneça a melhor tomada de decisão, é necessário um perfil mais proativo.

Com isso em mente, é importante saber identificar de que forma sua operação pode se beneficiar em ter uma incorporação que aproveite os dados gerados por esse valor. Caso seu processo de incorporação não tenha tanta agilidade para apurar essas informações, investir em uma solução que possa organizar e trabalhar com esses dados irá fazer com que você tenha aproveitamento melhor do valor do terreno investido.

Você gostaria de saber mais sobre como uma solução completa de terrenos para incorporação pode lhe auxiliar em definir o valor de seus ativos? Então, conheça o software da Hiperdados hoje mesmo e saiba de que forma alavancar os resultados de sua incorporação.

No Comment

Comments are closed.

× Conheça o Hiperdados