Nunca foi tão fácil fazer gestão de landbank: para isso, você precisa conhecer o Hiperdados - Software para Incorporadora e Construtora

Maximizar seus resultados, centralizar e consolidar dados e recursos, automatizar atividades burocráticas. Esses são apenas alguns dos benefícios potenciais ao fazer a gestão de landbank com um sistema especializado, como o Hiperdados.

Essa tecnologia, de modo muito prático, contribui para que esse gerenciamento seja mais rápido e assertivo e para que se torne possível evitar ou minimizar riscos e erros comuns nesse tipo de operação e, ainda, sincronizar os processos de administração, a eficiência da terra e diversas demandas jurídicos características ao se trabalhar com landbank.

Se você está precisando melhorar decisões, processos e resultados relacionados a seus terrenos, continue a leitura e descubra mais sobre o que o Hiperdados oferece em termos de vantagens e funcionalidades para otimizar seu trabalho. Acompanhe a seguir.

Gestão de landbank nos negócios imobiliários

Fazer landbank, de forma simples, é a prática de comprar, gerenciar, manter, redefinir e vender terrenos para incorporação imobiliária. Esse é um tipo de negócio que, se bem conduzido, pode ofertar boa lucratividade.

Isso porque a terra é um ativo fixo e tangível que irá ser valorizado com o passar do tempo, especialmente em mercados de baixa oferta e demanda crescente por moradia. Por isso, tantas empresas e investidores têm apostado ao longo dos anos em formar e nutrir um bom landbank, comprando terrenos ou extensões maiores de terra que passam a constituir seu “estoque” para futuros desenvolvimentos imobiliários.

Na verdade, historicamente, a prática do landbank exerceu uma grande importância para a formação e o desenvolvimento de muitos bairros. Hoje, com um mercado imobiliário que demanda agilidade e escalabilidade, a gestão de landbank pode se tornar um poderoso ativo.

Apesar de ser potencialmente lucrativo, como é possível imaginar, esse tipo de operação envolve riscos. A boa notícia é que, com um bom sistema de gestão de landbank, esses riscos podem ser minimizados e os acertos maximizados.

Como um sistema especializado pode contribuir para a gestão de landbank?

Primeiramente, é preciso ter em mente que, para precificar o valor de cada terreno, diversos dados devem ser consolidados e analisados de forma estratégica. Muitos aspectos podem influenciar na valorização e na demanda por cada unidade. E isso torna-se bastante complexo, moroso e sujeito a erros se conduzido de modo manual ou com recursos mais generalistas e menos sofisticados como diversos arquivos isolados de planilhas, por exemplo.

Para eliminar esse gargalo, há os sistemas para gestão de landbank. Eles permitem que todo esse trabalho não apenas seja feito de maneira mais ágil, precisa e eficiente como também potencializam o retorno sobre os investimentos feitos na compra de terras e áreas.

Esse tipo de tecnologia possibilita que, com alguns cliques, se obtenham relatórios e dashboards para a visualização fácil dos dados necessários para se fazer uma avaliação mais segura, rápida e criteriosa dos ativos e das oportunidades de se obter rendimento com eles. Também permite que se tenham insights valiosos para diversificar portfólio e opções de áreas de investimento com melhor perfil de lucratividade sob riscos calculados.

Com isso, o sistema para gestão de landbank tira da equação achismos e insere precisão trazida por decisões baseadas em dados e em inteligência de mercado.

Como escolher o melhor sistema para sua gestão de landbank?

Como vimos, há diversos benefícios associados ao uso de um sistema para facilitar a gestão de landbank. No entanto, como ocorre com qualquer solução, há diferentes níveis de entrega e vantagens que precisam ser considerados na escolha.

Por exemplo, o sistema deve ter robustez para sustentar uma atuação baseada em dados e em análise de grandes volumes de informações. Além disso, precisa oferecer suporte para registros, contratos, modelos e relatórios importantes para esse tipo de operação e, claro, proteção e segurança adequadas para dados tão estratégicos e, muitas vezes, confidenciais.

Também é crucial que a ferramenta escolhida permita que você acompanhe todo o ciclo característico do mercado imobiliário, munindo-o de dados centrais para compreender esses movimentos, flutuações e tendências e oferecendo uma vantagem para sua tomada de decisão.

Ainda, os melhores sistemas para gestão de landbank também vão trazer integradas rotinas comuns às operações imobiliárias, especialmente as financeiras, contábeis, comerciais e mercadológicas.

E mais: também oferecerão uma fácil usabilidade, tanto para executar tarefas quanto para visualizar os dados de uma forma mais amigável e compreensível.

Hiperdados: torne sua gestão de landbank mais fácil e eficiente com essa tecnologia

O Hiperdados é uma solução para gestão de landbank que oferece tudo o que vimos anteriormente. E vai além.

Com ele, é possível, por exemplo, ter um auxílio na procura por terrenos que tenham fit com os objetivos de seu negócio, na conferência de históricos, no monitoramento atualizado de indicadores de mercado e na análise de oportunidades – seja para a aquisição de uma área, de novos investimentos ou, mesmo, na reestruturação de sua carteira de terrenos.

Além disso, o Hiperdados conta com recursos para viabilidade integrada, o que é especialmente importante para casos nos quais o landbank seja uma operação agregada ao core business de uma incorporadora ou imobiliária, por exemplo. Nesses casos, torna-se ainda mais fundamental ter uma gestão de landbank com viabilidade integrada.

E então, que tal adotar um sistema para gestão de landbank pronto para suportar o crescimento e o sucesso de sua operação? Solicite já uma apresentação do Hiperdados para descobrir mais sobre como essa ferramenta pode impulsionar a eficiência de sua carteira de terrenos. 

No Comment

Comments are closed.