Como acertar na aquisição de áreas para incorporação imobiliária - Software para Incorporadora e Construtora

A escolha certa de áreas para incorporação imobiliária é fator central para garantir o sucesso do empreendimento e a melhor lucratividade para o investimento feito. Apesar disso, ainda muitas decisões ocorrem baseando-se apenas na disponibilidade de oferta das áreas e em feeling.

Esse tipo de comportamento pode elevar – e muito – os riscos associados à incorporação. Por outro lado, quando se toma uma decisão baseada em dados concretos, atualizados e que geraram uma análise aprofundada, as possibilidades de potencializar o retorno sobre o investimento são elevadas e tem-se mais segurança na operação.

Mas como acertar na aquisição de áreas para incorporação imobiliária? O que levar em conta para tomar essa decisão? Qual tecnologia utilizar para obter mais segurança, agilidade e inteligência nas análises de áreas para incorporação imobiliária? Descubra mais sobre essas questões a seguir.

Importância de fazer uma boa análise das áreas para incorporação imobiliária 

As áreas para incorporação imobiliária são ativos sólidos que têm potencial para aumentar e dar tração à rentabilidade do negócio no longo prazo.

Quando se escolhe o local certo, o investimento tende a oferecer recompensas financeiras e mercadológicas mais elevadas. Em contrapartida, tomando uma decisão equivocada, as chances de perder dinheiro e outros recursos aumentam. É possível, por exemplo, que o capital investido fique imobilizado por muito mais tempo, sem render o suficiente para cobrir os gastos ou trazer rentabilidade para a incorporadora.

Por tudo isso, é fundamental fazer uma boa e confiável análise para acertar na aquisição de áreas para incorporação imobiliária.

Então, qual é a área ideal para um investimento para incorporação imobiliária?

Em boa medida, o mercado imobiliário tem tudo a ver com localização. A localização é um fator determinante para o sucesso dos empreendimentos. Assim, uma resposta mais abrangente diz respeito ao local, que deve ser desejável para o público em particular que você está tentando atrair em suas operações de incorporação e, ao mesmo tempo, precisa retornar um lucro para seu negócio.

Você está procurando uma área com bons locais para atrair aluguel sazonal? Então, avalie locais próximos a recursos sazonais específicos, como praias, grandes casas de shows, etc. Você está procurando atrair inquilinos com perfil de locação long stay? Então, considere áreas onde haja boa infraestrutura, acesso a transporte, etc.

A chave para o investimento imobiliário atingir sucesso é encontrar áreas promissoras para gerarem um fluxo de caixa positivo, ganhar patrimônio e reconhecimento de mercado junto aos públicos de interesse.

Outros pontos importantes para acertar na aquisição de áreas para incorporação imobiliária 

Uma boa análise deve ser multifatorial e baseada em dados. Para fazê-la, você pode considerar questões como:

Leis de zoneamento

Ao começar a considerar a aquisição de áreas para incorporação imobiliária, é essencial consultar as leis de zoneamento aplicáveis. Isso fornecerá dados importantes para avaliar se aquela área realmente está alinhada com o que você está buscando. Pontos como coeficiente de aproveitamento da área, por exemplo, podem ser restritivos para determinados projetos.

Topografia

Ter disponíveis dados sobre aspectos físicos e topográficos da área também poderá fornecer insights valiosos. Nessa hora, procurar a consultoria de um profissional especializado pode ajudar na tomada da melhor decisão. A aquisição de áreas sem esse tipo de informação pode ser bastante arriscada, portanto, é crucial atuar para minimizar todos os riscos evitáveis.

Restrições de ordem ambiental

Ao considerar áreas para incorporação imobiliária, é válido e recomendado também checar se elas não estão em locais de proteção de mananciais, por exemplo. Nesses casos, as áreas apresentarão limitações em termos de utilização do solo, visando a preservação dos recursos hídricos.

E tudo isso poderá tornar sua obra mais morosa, especialmente considerando o período para aprovação de documentação. Ainda, possivelmente, irá gerar restrições para seus projetos.

Condições do solo

Esse é outro elemento que pode ajudar a evitar áreas de maior risco para seus projetos. Por exemplo, ao fazer uma análise do solo, é possível verificar sua propensão a alagamentos e a outros problemas que possam impactar na estabilidade e segurança da futura edificação.

Áreas de crescimento

Você pode também querer considerar análises mais mercadológicas, envolvendo as tendências de áreas que estão se expandindo em termos de população, economia e infraestrutura local.

Esses fatores ajudam a elevar a demanda por imóveis na região. E isso, não apenas o ajudará a obter retorno mais rapidamente como também poderá maximizar esses ganhos, por meio de aluguéis ou preços de venda mais elevados.

Acerte na aquisição de áreas para incorporação imobiliária com o uso de uma plataforma especializada

Fazer a escolha certa de áreas para incorporação imobiliária não é uma atividade isolada, é um processo. E esse processo deve ser nutrido por dados e ter etapas automatizadas, de forma a dar agilidade, segurança e assertividade à tomada de decisão.

Naturalmente, fazer tudo isso com malabarismos entre diversos documentos físicos e digitais, planilhas e anotações soltas será algo contraproducente, com maior potencial de erros e de perda do timing ideal para fechar negócio.

Diante disso, para trazer não somente mais eficiência, segurança e rapidez, como também escalabilidade às tarefas de aquisição e gerenciamento de áreas para incorporação imobiliária, é recomendado utilizar tecnologias como aliadas.

Um exemplo disso são os sistemas que integram os processos de compra do terreno e as demandas principais de incorporação imobiliária. Há soluções tecnológicas especializadas nesse tipo de necessidade e que centralizam, consolidam e geram análises visuais rapidamente a partir de grandes volumes de dados.

O Comproterreno, por exemplo, é focado exatamente na otimização dos processos de aquisição de áreas para incorporação imobiliária. Ele inclui ainda funcionalidades de cadastros georreferenciados, estudo de mercado, análise econômica-financeira para viabilidade, entre outras.

Ficou interessado nessa plataforma para ajudar a acertar na aquisição de áreas para incorporação imobiliária? Então, agende uma conversa com nossos especialistas e descubra como o Comproterreno pode diferenciar e trazer mais eficiência para sua incorporadora.

No Comment

Comments are closed.