Sistema para gestão de contratos de carteira de recebíveis para incorporadora - Software para Incorporadora e Construtora

Antecipar as demandas de múltiplos processos de uma incorporadora pode ser um passo decisivo para sua estratégia. Metas de capitalizar e ampliar o escopo podem ser atingidas com a estratégia e a tecnologia certa. O acesso ao capital pode ser facilitado e permitir que operações corram com mais agilidade. Para isso, porém, a gestão de contratos de carteira de recebíveis para incorporadora deve estar alinhada.

Muitas empresas no mercado imobiliário não têm a oportunidade de implementar uma gestão inteligente em sua carteira de recebíveis. Isso ocorre, entre outras coisas, pela falta de agilidade nos processos e carência de planejamento estratégico por parte do setor financeiro. Mas e se a gestão de contratos pudesse possibilitar um controle maior de todos os processos de incorporação?

Pensando nisso, neste artigo, falaremos mais sobre os principais pontos a serem destacados quando se realiza uma gestão de contratos de carteira de recebíveis. É possível que um sistema de gestão possa potencializar funções a partir de uma melhor administração de ativos a serem capitalizados? Confira a seguir.

Como é realizada a gestão de contratos de carteira de recebíveis

Muitas incorporadoras não contam com um sistema de gestão integrado plenamente implementado. Em muitos casos, grandes pedidos e vendas são administrados pontualmente. Isso faz com que os setores responsáveis por administrar contratos e a carteira de recebíveis se encarreguem de funções operacionais, deixando pouco espaço para planejarem a médio e longo prazo sob um prisma mais estratégico.

Pensemos em um cenário típico: um projeto de incorporação de um terreno é executado com sucesso. No entanto, a parte que adquiriu o terreno faz uma proposta de parcelamento. Enquanto a incorporadora não recebe esse montante, é possível que pagamentos futuros sejam prejudicados. A gestão de contratos de carteira de recebíveis é necessária para que isso não ocorra.

Quanto mais o capital de giro da incorporadora é antecipado e planejado, mais opções de tomada de decisão a empresa ganha. Portanto, a gestão de contratos de carteira de recebíveis, para a incorporadora, tem um grande papel em manter uma constância na operação.

Principais vantagens em adotar um sistema de gestão de contratos de carteira de recebíveis

Como vimos, fazer com que a carteira de recebíveis antecipe fluxos de capital oferece uma grande vantagem estratégica. Mas como um sistema com ferramentas para facilitar essa gestão pode contribuir nesse aspecto? Para nortear melhor os principais motivos, trazemos alguns pontos prioritários.

Filtrar oportunidades de alto risco

É importante que os dados e experiências do processo de incorporação se alinhem com as tomadas de decisão do setor financeiro. Ao ter uma gestão de contratos de carteira de recebíveis integrada a isso, é possível saber quem são os contatos confiáveis.

Fornecedores que facilitam o pagamento, ou que tenham uma rápida entrega, por exemplo, permitem que o negócio tenha o capital e seu investimento alinhados de forma mais ágil, trazendo mais solidez aos empreendimentos.

Tornar operações mais ágeis

Um grande problema em gestão de contratos de carteira de recebíveis em uma incorporadora está, justamente, em contratos mais morosos, que não se convertem em fluxo de caixa rapidamente. A incorporadora necessita de autonomia para que suas operações não entrem em desacordo ou redundância. Por isso, valores acordados podem ser melhor priorizados e acompanhados de forma ágil e precisa com um sistema que monitore o todo.

Diminuição de atraso para pagamento de despesas

Um problema de logística ou de falta de recursos impacta fortemente o processo de incorporação. Quando um sistema para gestão de contratos de carteira de recebíveis é implementado, é possível ter melhor controle das operações e das dívidas geradas.

Outro ponto a ser ressaltado é que a gestão de contratos para recebíveis permite que a incorporadora tenha maior credibilidade para, eventualmente, realizar investimentos e ações que exijam um montante inicial mais amplo.

Como garantir eficiência na gestão de contratos?

Demandas financeiras surgem diariamente na gestão de qualquer empresa. Entretanto, uma incorporadora necessita de um processo otimizado que abarque a realidade do mercado em que está inserida. Não é possível compensar determinados títulos se ativos da carteira não contribuem para a liquidez do caixa, por exemplo.

Portanto, um sistema de gestão de contratos de carteira de recebíveis para incorporadora não se trata somente de um organizador financeiro. É preciso que os recebíveis a serem contemplados estejam integrados com os demais processos de incorporação. Dessa forma, tem-se um espaço maior para que a incorporadora seja mais eficiente e tenha maior poder de negociação com seus parceiros.

Pensar em ferramentas que atualizem informações em tempo real, de forma organizada e acessível, por tudo isso, deve ser uma prioridade. O setor financeiro de uma incorporadora necessita de otimização em funções mais operacionais, como balanço de caixa e monitoramento da carteira, para que possa tomar decisões junto à gerência dos demais setores.

Você procura saber mais sobre um sistema para gestão eficiente para sua incorporadora? Já pensou em como integrar a inteligência de mercado de incorporação para melhor gestão de contratos de carteira de recebíveis?

Solicite uma avaliação do sistema Hiperdados e conheça uma solução que oferece essas e outras funções integradas em um software completo.

No Comment

Comments are closed.

× Conheça o Hiperdados