Sistema de recebíveis para incorporadora: qual a importância e por que usar? - Software para Incorporadora e Construtora

As demandas financeiras de uma incorporadora dependem de um processo estruturável e otimizável. Operações distintas de aquisição, venda e gestão de terrenos, quando não monitoradas adequadamente, podem prejudicar o fluxo do capital de giro disponível na empresa. Para sanar esse que pode se tornar um enorme gargalo, a implementação de um sistema de recebíveis para incorporadora é uma resposta.

Imagine todos os recebimentos de sua incorporadora. Incluindo parcelas de cartão, cheques, vendas a prazo… administrar todos esses recebíveis é um grande desafio se não houver suporte de uma tecnologia especializada. Por isso, um sistema de recebíveis para incorporadora pode ajudar a monitorar assertivamente essas transações e fazer com que seu negócio se antecipe. Dessa forma, a incorporadora ganha em liquidez de recursos.

No artigo de hoje, falaremos mais sobre a importância de adotar um sistema de recebíveis. Abordaremos, também, o que priorizar no momento de escolher um sistema de recebíveis para incorporadora. Confira a seguir.

Como administrar recebíveis para incorporadora de modo mais eficiente

O setor financeiro das empresas tem demandas constantes e recorrentes que podem ser previstas. Uma incorporadora tem em seus recebíveis uma base vital para que a etapa da incorporação em si se estruture e possa ter espaço para melhorias.

Uma das maiores buscas em uma administração financeira é flexibilizar os recebíveis. Ou seja, fazer com que os ativos tenham liquidez e possam garantir a saúde do capital de giro. No entanto, nem sempre os pagamentos e recebimentos de determinado empreendimento podem se encaixar nessa proposta.

Alguns títulos podem ter uma compensação que gere disparidade com os gastos e investimentos do canteiro de obras, por exemplo. Nessa situação, um sistema de recebíveis para incorporadora pode ajudar a sinalizar problemas e garantir maior eficiência na operação.

A integração de um sistema de recebíveis para incorporadora

A forma com que os recebíveis de uma incorporadora são administrados afeta diretamente toda a gestão de dados da empresa. Uma conta a ser liquidada a partir de determinada data influencia, por exemplo, nas etapas que dependem desse aporte de capital na cadeia.

Organizar a incorporação é uma grande prioridade na rotina da empresa, e o sistema de recebíveis deve se integrar e facilitar isso. Dominar esses processos e alinhar todas essas etapas é vital para o sucesso de empreendimentos da incorporadora. E isso se aplica desde a prospecção da compra do terreno até a execução da construção do empreendimento em si.

Dessa forma, um sistema de recebíveis para incorporadora completo deve integrar diretamente os pontos da incorporação aos recebíveis a serem contemplados. Com isso, a incorporadora ganha maior flexibilidade e autonomia para aproveitar oportunidades que podem ser estratégicas para o resultado a ser alcançado.

Linhas de crédito ou negociações costumam oferecer vantagens em relação ao segmento imobiliário. Aproveitar isenções de impostos e descontos em determinados planos é de extrema importância para que os recebíveis ajudem a otimizar a eficiência nos empreendimentos da incorporadora.

O que um sistema de recebíveis especializado para incorporadora necessita

À primeira vista, um sistema de recebíveis para incorporadora pode parecer não se diferenciar de um sistema direcionado a qualquer outro mercado. Afinal, a necessidade do registro de contas a receber é comum a toda empresa, certo? Porém, apesar de existirem semelhanças em algumas funções, é preciso enxergar as particularidades que uma incorporação possui.

Falamos sobre eficiência e a importância de um sistema integrado de recebíveis para incorporadora. Mas é essencial mencionar também o ganho em escolher um sistema desenvolvido a partir das necessidades específicas de incorporadoras. É preciso não somente acompanhar as movimentações financeiras, como também poder gerar relatórios relevantes para o processo de incorporação. E isso exige um pensamento estratégico especializado de fornecedores que tenham expertise e vivência no mercado imobiliário.

Escolher economizar na gestão de recebíveis, no longo prazo, pode gerar prejuízos. Existe um teto de operacionalização em toda organização que, se não for solucionado com uma implementação de um sistema inteligente e especializado, pode prejudicar as operações.

Por isso, ao escolher um sistema de recebíveis para incorporadora, busque sempre soluções que tenham suporte e consultoria especializada. Dessa forma, as estratégias do processo podem ser otimizadas com dados relevantes e atualizados, garantindo maior eficiência.

No setor financeiro da incorporadora, é importante que exista um equilíbrio. Um sistema de recebíveis, isoladamente, não pode precificar e lidar com inadimplências, por exemplo. É preciso que a gestão de contas da empresa possa ter espaço para lidar com as particularidades do mercado. Assim, o sistema de recebíveis para incorporadora deixa de ser uma necessidade técnica e passa a ter uma importância estratégica.

Considerações finais

Títulos antecipados, taxas de mercado, pagamentos parcelados… tudo isso gera dados. E lidar com a complexidade desses dados de maneira eficiente é um grande desafio em todas as empresas. Um sistema de recebíveis para incorporadoras precisa oferecer ferramentas para controle não só do dinheiro em caixa, como da execução da incorporação.

Um sistema de recebíveis para incorporadora, quando integrado às demais etapas, oferece espaço para atuação e solução de problemas. Isso permite que o setor financeiro possa se atualizar com maior rapidez e, até mesmo, ajudar a orientar a incorporadora em seus próximos passos.

Como você gerencia os recebíveis em sua incorporadora? Está em busca de uma solução de sistema de recebíveis para incorporadora que se integre aos processos do setor de forma inteligente?

O Hiperdados é um conjunto de ferramentas completo que reúne compra e gestão de terrenos, gestão de recebíveis, análises de viabilidade e diversas outras funcionalidades em um sistema. Solicite uma avaliação gratuita agora mesmo!

No Comment

Comments are closed.

× Conheça o Hiperdados