Por que utilizar um sistema de gestão de terrenos para construção de edifícios? - Software para Incorporadora e Construtora

A equipe de gestão de uma construtora deve saber que, em qualquer grande mudança ou reavaliação de sistemas, é necessário saber priorizar. Um sistema de gestão de terrenos para construção de edifícios, portanto, deve ser um aliado nisso. No entanto, especialmente em empresas com estruturas mais tradicionais, pode ser um desafio justificar o motivo da implementação de um novo sistema.

Utilizar um sistema de gestão de terrenos para construção de edifícios ao máximo não é uma tarefa simples. Afinal, algumas vezes, não basta que o sistema sirva operacionalmente para as demandas da gestão. É necessário que ele se integre de forma concreta à realidade de todo o processo operacional e mercadológico.

Por isso, é importante pensar na gestão de terrenos para construção de edifícios de forma holística – isso é, ter uma visão que abranja todos os ângulos do negócio. Fatores macroeconômicos e a inteligência de mercado gerada influenciam na forma com que o mercado é regido. Um sistema de gestão de terrenos para construção de edifícios que não reconhece isso é limitado em sua aplicação e potencial estratégico.

No artigo de hoje, saiba mais sobre os principais motivos para utilizar um sistema de gestão de terrenos para construção de edifícios. Quais são as ferramentas orientadas a construtoras e empresas do ramo que podem alavancar resultados em sua operação? Confira a seguir.

  1. Porque a gestão de terrenos para construção de edifícios dá força ao setor financeiro

Muitos projetos imobiliários, em sua concepção, já são priorizados ou interrompidos por conta da base financeira da companhia. Portanto, um sistema de gestão de terrenos para construção de edifícios deve ser relevante nesse primeiro momento. Dessa forma, o setor financeiro ganha maior controle e eficiência para gerir seu fluxo de caixa.

A tomada de decisão, quando alinhada com a estratégia da empresa, pode desenvolver uma inteligência de mercado poderosa. Um sistema de gestão de terrenos para construção de edifícios pode ajudar decisões estratégicas a se desenvolverem. Projeções de compra e venda, por exemplo, podem ser automatizadas, permitindo que investimentos sejam mais assertivos e sejam feitos com o timing ideal.

  1. Porque a gestão de terrenos para construção de edifícios pode elencar os melhores profissionais

Quando falamos de um sistema de gestão de terrenos para construção de edifícios, é comum pensarmos no nível de insumos de materiais e projetos. No entanto, saber quais são as oportunidades para desenvolver o corpo de trabalho da construtora também faz parte de uma boa gestão.

Junto com gestores, gerentes e líderes, é possível organizar equipes especializadas e oferecer ferramentas para se obter o melhor resultado possível do projeto. Uma solução de gestão de terrenos para construção de edifícios completa pode cruzar o histórico de obras anteriores, por exemplo, fazendo com que a construtora organize canteiros de obras muito mais ágeis e eficientes.

  1. Porque uma gestão excelente de terrenos para construção de edifícios é um ativo para a empresa

Vivemos em um mercado no qual muitas funções no ramo operacional atingiram um nível semelhante de qualidade, levando a uma certa comoditização de produtos imobiliários. Com pouca diferenciação em determinadas etapas do processo, qual o possível diferencial da construtora? A resposta está na excelência de seu serviço e em transmitir essa inteligência de como fazer melhor e entregar a melhor experiência possível aos stakeholders.

Nesse contexto, um sistema de gestão de terrenos para construção de edifícios permite que equipes comerciais possam ir além da prospecção e venda. Consultoria, suporte especializado e atendimento diferenciado são serviços tão importantes quanto a construção do edifício em si para o sucesso mercadológico da empresa. Portanto, viabilizar e estruturar uma força da empresa nesse aspecto é cada vez mais vital.

A partir disso, cabe ressaltar que a valorização de um edifício no mercado imobiliário não parte somente de sua qualidade enquanto construção. É preciso saber detectar quais as melhores oportunidades para escalar a capacidade da gestão de terrenos e diversificar seu negócio. Isso pode partir desde dados econômicos como valores da região até informações precisas sobre os clientes dos empreendimentos que estão sendo construídos.

  1. Porque novas tecnologias exigirão um sistema de gestão moderno e integrável

Como vimos, o segmento de mercado de construtoras chegou, em certos pontos, a um limite de otimização operacional em muitos aspectos. Por outro lado, as novas tendências e tecnologias, ainda em fase experimental em muitos países, podem trazer oportunidades de ampliar o escopo. E, para que a gestão de terrenos para construção de edifícios esteja preparada, é preciso que ela controle a informação.

Integrando o sistema de gestão de terrenos para construção de edifícios às métricas mais relevantes do mercado, é possível coletar e tratar dados com maior velocidade e aplicá-los de forma concreta como referência para os próximos empreendimentos.

É possível que você já tenha visto projetos de edifícios sendo esquematizados e erguidos com o uso de impressoras 3D, por exemplo. Esse é um exemplo no qual ter uma gestão de terrenos para construção de edifícios bem alinhada fará ainda mais diferença no tempo de finalização de um projeto. Processos automatizados no canteiro de obras exigirão cada vez mais respostas rápidas da gestão de terrenos. Sua empresa está preparada para isso?

Você gostaria de adotar um sistema de gestão de terrenos para construção de edifícios completo e integrado à inteligência do mercado imobiliário? Então,  agende uma conversa com um de nossos especialistas e saiba como a solução da Hiperdados pode ajudar a alavancar seus resultados.

No Comment

Comments are closed.

× Conheça o Hiperdados