O que um sistema financeiro para incorporadora deve oferecer? - Software para Incorporadora e Construtora

Quando não se utiliza um sistema moderno, é comum que tomemos funções operacionais e, por vezes, que não agregam valor ao cliente, como parte da rotina de trabalho. Mas você já parou para pensar que o acúmulo de funções e o excesso de atividades manuais e não estruturadas dessa natureza podem estar limitando o potencial estratégico de seu pessoal? Já imaginou como um sistema financeiro para incorporadora pode resolver determinados gargalos?

O número de problemas e redundâncias que podem ocorrer em demandas financeiras de uma incorporadora é grande. Isso se dá especialmente se há uma gestão descentralizada, que necessita de grande investimento de tempo operacionalizando orçamentos e o capital de giro, entre outras coisas.

Uma incorporadora depende de soluções financeiras especializadas e alinhadas com sua realidade de mercado. Por isso, no artigo de hoje, falaremos mais sobre o que um sistema financeiro para incorporadora precisa oferecer que sua equipe performe melhor e tenha subsídios para atuar mais estrategicamente. Confira mais a seguir.

Por que meu sistema financeiro pode não ser eficiente?

Antes de categorizarmos as principais funções de um sistema financeiro para incorporadora, é importante falarmos sobre o sistema de gestão em si. Os softwares ERP (Enterprise Resource Planning, ou  sistema de gestão integrado) lidam, basicamente, com dados. Em toda a empresa, mesmo que não exista uma solução oficialmente implementada, dados são gerados e organizados.

A questão, porém, está na estrutura em que esses dados estão sendo gerenciados. O controle financeiro de uma incorporadora, sem uma solução de ERP, terá difícil acesso à informação que gera e consome. E, mesmo uma solução generalista de ERP pode ter suas limitações. A falta de ferramentas especializadas, eventualmente, gera necessidade de trabalho extra e reorganização.

Por sua vez, investir em um moderno sistema financeiro para incorporadora garante que todas as atividades da empresa tenham um monitoramento eficiente. Contas a pagar e receber, recibos, contabilidade, contratos, tudo pode estar sendo monitorado e organizado de maneira mais eficiente.

Em empresas com estrutura mais informal, é comum que dados e sistemas estejam descentralizados. Você provavelmente já separou informações de uma mesma natureza em planilhas ou arquivos diferentes, por uma questão pontual ou falta de acesso a uma solução centralizada. Pense agora como um sistema financeiro para incorporadora pode integrar seus setores e oferecer ferramentas especializadas, alinhadas com as necessidades de uma incorporação.

Entretanto, cabe ressaltar que um sistema financeiro generalista não oferecerá as soluções e ferramentas específicas demandadas pelo mercado imobiliário. Isso pode limitar não apenas seu setor como também tornar difícil a comunicação com outros departamentos, como o responsável por negociações e, até mesmo, pelo atendimento aos clientes.

Empreendimentos imobiliários com maior qualificação

Para um sistema financeiro para incorporadora, trabalhar somente com os dados internos não oferece um cenário completo. É importante que se tenham informações atualizadas sobre fatores externos e como eles podem afetar os projetos e os investimentos que serão realizados pela incorporadora.

Em um sistema especializado para incorporadora, é possível ter uma organização e análise de dados mais ágil. Isso significa que empreendimentos imobiliários podem ser mais bem qualificados, gerando resultados financeiros acima da média.

Com um histórico de desempenho, gastos realizados e entradas de capital, é possível determinar com maior precisão a solidez de projetos futuros. Isso permite que seu time financeiro possa ter maior autonomia e contribuição para a estratégia e planejamento das incorporações.

Visão geral dos processos financeiros com um sistema direcionado

Ter a discriminação de todos os custos envolvidos antes mesmo das etapas de incorporação é uma grande vantagem para a organização. Afinal, a projeção de resultados torna-se mais facilitada e assertiva quando a informação é absorvida e trabalhada em tempo real.

Em união com a gestão da incorporadora, o setor financeiro pode orientar quais empreendimentos necessitam maior atenção e prioridade. Assim, tem-se uma visão muito mais ágil no momento de tomada de decisão da empresa.

Segurança das informações em um sistema financeiro para incorporadora

Sem um sistema financeiro para incorporadora, é possível que suas informações sofram o risco de serem perdidas ou, até mesmo, transmitidas sem o consentimento de sua empresa. Lembre-se de que, ao garantir a segurança de seus dados, sua incorporadora constrói maior credibilidade junto a seu cliente e público e entendimento sobre o uso autorizado das informações.

A falta de controle das informações, no aspecto financeiro, faz com que a incorporadora fique vulnerável e não inspire confiança para o mercado. Por isso, procure investir em um sistema financeiro para incorporadora que mantenha a integridade e a segurança de seus dados.

Otimização e monitoramento de processos com o sistema financeiro para incorporadora

Monitorar constantemente os processos de incorporação auxilia na otimização de processos. Um sistema financeiro para incorporadora, hoje, não pode se limitar somente a operacionalizar relatórios internos úteis apenas para o setor que o gera. É importante que dados, como estoque, produtos e serviços estejam acessíveis a todos que precisam desse acesso para gerar valor no trabalho da incorporadora.

Quando um sistema financeiro para incorporadora tem controle da cadeia de suprimentos, toda a estrutura se beneficia. Com dados sendo utilizados de forma estratégica, os processos ganham maior celeridade. Além disso, relatórios e análises de dados podem ser automatizados e personalizados para os demais núcleos da incorporadora.

Atividades como análise de terrenos e negociação de ativos podem ter um foco maior quando as atividades operacionais forem automatizadas. Isso faz com que as metas financeiras de sua incorporadora possam ser atingidas e, até mesmo, ampliadas.

Agora que você já sabe mais sobre o que um sistema financeiro para incorporadora deve oferecer, por que não conhecê-lo na prática? Solicite a demonstração do sistema para incorporadoras da Hiperdados e alavanque seus resultados.

No Comment

Comments are closed.

× Conheça o Hiperdados