Monitoramento de empreendimentos imobiliários: como fazer? - Software para Incorporadora e Construtora

Engana-se quem enxerga um sistema de ERP (Enterprise Resource Planning, ou planejamento de recursos da empresa) como algo meramente operacional. Uma empresa que lida constantemente com ativos imobiliários precisa de algo especializado e que forneça uma base para automação de tarefas e centralização e consolidação de dados. Ferramentas de monitoramento de empreendimentos imobiliários podem ser um fator central nisso.

Independentemente do escopo de sua empresa, a demanda técnica e operacional pode vir a se tornar um gargalo para sua estratégica. Ter estudos e análises de viabilidade de empreendimentos imobiliários integrados pode parecer algo impraticável na teoria. No entanto, com a abordagem correta e uma ferramenta especializada, é possível facilitar e tornar essas etapas mais amigáveis e combinadas mais sinergicamente.

Neste artigo, compreenda mais sobre como realizar o monitoramento de empreendimentos imobiliários de forma eficiente em sua incorporadora ou construtora alcançando esse tipo de resultado. Confira a seguir.

Monitoramento de empreendimentos imobiliários: gerenciando recursos

O monitoramento de empreendimentos imobiliários necessita de métricas e objetivos concretos e bem articulados. O gerenciamento desses ativos envolve entender seus recursos e saber como aplicar esses dados nos diferentes processos de incorporação e comercialização dos empreendimentos. Para isso, é recomendado utilizar um sistema que centralize o que está sendo monitorado.

Com a centralização de dados, o monitoramento de empreendimentos imobiliários pode ajudar a evidenciar para a gestão quais são as decisões a serem tomadas. Além disso, todos os setores envolvidos ganham autonomia e inteligência de mercado para otimizarem suas próprias operações.

Análises de viabilidade, quando munidas de um monitoramento de empreendimentos imobiliários integrado, ganham opções de ação. O esforço gasto na parte operacional torna-se mais fluido, permitindo que relatórios sejam gerados rapidamente. Assim, regiões e terrenos são analisados e suas informações tornam-se mais valiosas e relevantes ao processo.

A potencialização de processos a partir do monitoramento de empreendimentos imobiliários parte, portanto, de um sistema que coleta e consolida dados de forma inteligente. Para isso, é importante que o monitoramento se integre aos sistemas de incorporação já utilizados na empresa.

Como o monitoramento de empreendimentos imobiliários pode beneficiar seu negócio?

Automatizar processos de monitoramento de empreendimentos imobiliários pode parecer, em um primeiro momento, um distanciamento da etapa em si. Isso não poderia estar mais distante da verdade. Soluções de planejamento de recursos e business intelligence (inteligência de mercado), quando integradas, eliminam a necessidade de força humana operacional em diversas tarefas. Isso dá espaço a um aspecto de gestão mais estratégico.

Idealmente, portanto, o monitoramento de empreendimentos imobiliários parte de ferramentas de análise integradas. Saber a dimensão e variação de valor de um terreno, por exemplo, pode otimizar enormemente os setores que gerenciarão e comercializarão esse ativo. Por isso, é importante ter o monitoramento de empreendimentos imobiliários acessível e eficiente em seu negócio.

A alimentação de dados em um sistema de ERP, manualmente, pode exigir força operacional que monitore presencialmente o empreendimento. No entanto, com uma automatização de dados e uso de tecnologias integradas, é possível gerar inteligência de mercado sem transformar o processo em um obstáculo para as funções já exercidas por cada profissional.

Determinados dados, muitas vezes, são utilizados de forma pontual, como informações trazidas a partir de análises georreferenciais. Porém, com as ferramentas especializadas alinhadas, é possível que esse tipo de dado seja cruzado e que o monitoramento do empreendimento sirva para facilitar a análise e gestão deste e de futuros empreendimentos do portfólio.

Considerações finais

O monitoramento de empreendimentos imobiliários pode ser realizado de diferentes maneiras. Dependendo de seu objetivo, diferentes soluções podem ser aplicadas para que esse monitoramento gere a informação e incentive a tomada de decisão mais adequada.

Nesse contexto, implementar uma solução de monitoramento de empreendimentos imobiliários exige um pensamento especializado por trás. Para que os demais processos se beneficiem dessa etapa de monitoramento, é importante que sejam consideradas as particularidades do mercado imobiliário. Assim, um canteiro de obras ou terreno pode ter um acompanhamento alinhado com a realidade de suas funções e demandas de incorporação ou construção.

Pensar em fazer o monitoramento de empreendimentos imobiliários apenas a nível operacional não compreende o potencial máximo dessa estratégia. É importante que equipes possam ter seus processos otimizados a partir desse monitoramento. É preciso entender como integrar dados de monitoramento e fazer com que eles conversem com demais fontes de dados imobiliários.

Assim, para que se tenha uma estrutura que corresponda à expectativa, o monitoramento de empreendimentos imobiliários precisa alcançar o máximo de seu potencial. Isso exige rapidez na análise, facilidade de acompanhar o monitoramento em tempo real e diversos outros fatores que são viabilizados por meio de um sistema especializado.

Você ainda tem dúvidas sobre como fazer o monitoramento de seus empreendimentos imobiliários? Entenda de forma prática o que uma solução especializada pode trazer para seu negócio.

Solicite uma demonstração da ferramenta da Hiperdados e saiba como seu monitoramento de empreendimentos imobiliários pode ser realizado de forma ainda mais eficiente e aprimorada.

No Comment

Comments are closed.

× Conheça o Hiperdados