Startup de construção e incorporação: Hiperdados, uma proptech de sucesso - Software para Incorporadora e Construtora

 

O mercado imobiliário nos últimos anos se desenvolveu bastante, a partir de novos empreendimentos, novas demandas e inovações tecnológicas. Isso pode ser percebido também por meio do crescimento do modelo de startup de construção e incorporação. Só no Brasil, houve um crescimento de 71%, de acordo com estudos da Construtech Ventures de 2018. E a Hiperdados faz parte dessa inovação há 15 anos.

Dentro do ecossistema do mercado imobiliário, startups de construção e incorporação têm diferentes funções e utilidades. É possível ver inovações na gestão de obras e projetos, vendas online e até no gerenciamento dos empreendimentos próprios. Grandes corretoras do mercado já entendem a necessidade de inovarem em seus processos e buscam essas tecnologias para manterem-se competitivas e à frente da concorrência.

Entretanto, para que o processo de inovação seja incentivado em grandes empresas, é importante que se tenha um serviço especializado. Da mesma forma que em outros mercados, como o financeiro e agropecuário, startups passam a ser um braço direito de grandes empresas tradicionais para ajudá-las a terem mais agilidade e abrangência na adoção e no desenvolvimento de novidades disruptivas.

Nesse artigo, falaremos mais sobre o que é o modelo de startup de construção e proptech e como a Hiperdados se destaca nesse sistema. Confira a seguir.

Novas soluções com uma startup de construção e incorporação

Em nosso dia a dia, já conhecemos o poder que aplicativos exercem em nossas rotinas. Funções básicas, como acompanhar uma fatura, pagar uma conta ou fazer um empréstimo não dependem mais de um ponto ou atendimento físico. Esse avanço foi possibilitado por conta das chamadas fintechs (financial technology, ou tecnologia financeira). Serviços físicos burocráticos foram simplificados e agilizados.

Por sua vez, uma startup de construção ou incorporação, da mesma maneira, tem feito o mesmo no mercado imobiliário. Tecnologias do setor imobiliário, ou proptechs (propety technologies), passaram a ser aplicadas no setor, gerando mudanças na maneira de enxergar a cadeia de processos.

Conforme dados, o investimento em tecnologias voltadas para a construção e incorporação teve um incremento considerável. No mercado mundial, vimos uma crescente de 186 milhões de dólares em 2011 para 12 bilhões em 2017. Isso demonstra que a busca por tecnologias que façam a diferença no mercado imobiliário tem sido cada vez maior.

Além de plataformas de gestão, como as nossas soluções da Hiperdados, vemos startups de construção investindo também em hardware. Sensores e até mesmo materiais, como tijolos que energizam painéis solares ou drones de transporte, são alguns exemplos de como a tecnologia pode estar fisicamente presente no canteiro de obras.

Assim, o mercado imobiliário, por meio de uma startup de construção e incorporação, pode solucionar problemas e agilizar processos até então impossíveis de gerenciar em grande escala. Tudo isso é possível graças a soluções que organizam e automatizam dados e funções complexas.

A potência de startups de construção no Brasil já é notável. Há, inclusive, uma aceleradora de proptechs, a WIP, surgida da junção de empresas como Gerdau, Tigre e Vedacit. Em seu projeto, startups de construção podem estruturar seu plano e acelerar seus resultados. Quem ganha com isso é toda a cadeia produtiva do mercado imobiliário.

A jornada da Hiperdados como uma proptech de sucesso

Apesar do crescimento do investimento no modelo de startup de construção pelas grandes empresas, ainda há um grande mercado inexplorado. Muitas organizações, por não acompanharem as tendências de tecnologia ou não qualificarem suas equipes, não implementam tecnologias inovadoras em seus processos. Por conta disso, a construção civil ainda é um setor com baixos níveis de tecnologia embarcada.

De fato, em uma análise do Sebrae Inteligência Setorial, contatou-se que o desenvolvimento da startup de construção nacional ainda enfrenta barreiras. Regulamentações e a informalidade presente no setor ainda são pontos a serem vencidos. Por isso, com as soluções e softwares para incorporadoras e construtoras, a Hiperdados busca ser cada vez mais uma força de mudança nesse cenário.

Em um mesmo ambiente, a plataforma Hiperdados é responsável pela inteligência de mercado, sistemas de gestão integrados (ERP) e Business Intelligence. Tudo isso de forma integrada, garantindo agilidade e transparência para as informações das empresas. Assim, empreendedores no ramo de incorporação e engenharia podem contar com a Hiperdados quando necessitam de uma solução completa para alavancar sua transformação digital.

Cabe ressaltar que o avanço do modelo de startup de construção só foi possível quando as tecnologias passaram a ser mais acessíveis para o mercado imobiliário. Nessa jornada, foi necessário que empresas de tecnologia se unissem a profissionais com experiência nas operações de construção de incorporação. O desenvolvimento da solução Hiperdados é um exemplo disso.

Em nossa metodologia, buscamos sempre desenvolver e personalizar nossas soluções para que todos os níveis de incorporação e construção e os ciclos do mercado imobiliário otimizem-se. Os métodos de gestão tornam-se cada vez mais modernos e avançados à medida que as etapas se tornam mais enxutas e otimizadas. Ferramentas como a Hiperdados e a Comproterreno (voltada para a prospecção e gestão de landbank) permitem que sua empresa possa estar à frente e mais: com nossas otimizações, é possível melhorar, em média, 30% da performance da sua equipe de backoffice.

Sua empresa conhece o conceito de proptech? Já trabalhou com soluções de uma startup de construção ou incorporação? Conheça mais sobre o software Hiperdados, que faz com que suas análises de viabilidade se integrem às demais etapas de seu empreendimento imobiliário. Fale com nossos consultores e descubra como podemos ajudar a modernizar seu negócio.

No Comment

Comments are closed.

× Conheça o Hiperdados