Por que ter uma plataforma de viabilidade, estudo de mercado e gestão de landbank totalmente integrada para incorporadoras? - Software para Incorporadora e Construtora

Você está em dúvida se é realmente vantajoso ter uma plataforma de viabilidade, estudo de mercado e gestão de landbank? Se, antes isolamento social, esse tipo de solução já era recomendado, no novo cenário que está se moldando, ela deverá ser ainda mais estratégica para as incorporadoras.

A gestão de landbank é um elemento central para o sucesso e o crescimento desses negócios. Porém, ela demanda o gerenciamento de diversos fatores que, se não forem adequadamente acompanhados, podem levar a consequências realmente nocivas para o negócio. Desde questões macroeconômicas – como a inflação – até tendências comportamentais do mercado consumidor, podem impactar de alguma forma e mudar o rumo e a lucratividade da carteira de ativos imobiliários.

Desse modo, para que incorporadoras consigam lidar com tanta complexidade e com dados tão sensíveis para seu negócio, uma plataforma de viabilidade, estudo de mercado e gestão de landbank pode ser um recurso determinante, especialmente em cenário de incertezas e instabilidade.

Neste artigo, veja outras formas com que uma plataforma de viabilidade, estudo de mercado e gestão de landbank pode ajudar sua incorporadora a se destacar e a se manter forte no mercado. Acompanhe a seguir.

A digitalização dos negócios imobiliários será mandatória no novo normal

Antes da crise desencadeada pelo isolamento, o setor imobiliário já estava se movendo em direção a processos de digitalização. Agora, isso torna-se ainda mais crucial para a viabilização de suas operações e uma atuação mais certeira em cenários de incerteza.

A consultoria McKinsey, em seus relatórios de análises setoriais, destacou o quanto o isolamento acelerou esse processo e o quanto ele será estratégico o setor imobiliário daqui para a frente, afirmando que as empresas que ainda não iniciaram sua adaptação tecnológica precisarão fazer isso muito rapidamente, especialmente no que diz respeito a ferramentas para análise avançada – e a plataforma de viabilidade, estudo de mercado e gestão de landbank é um exemplo desse tipo de solução.

Mais assertividade para a gestão de seus ativos imobiliários com a plataforma de viabilidade, estudo de mercado e gestão de landbank

As atividades das incorporadoras envolvem o gerenciamento de investimentos e a identificação de oportunidades latentes. E tudo isso é bastante dinâmico, demandando ações ágeis, porém bem fundamentadas.

E, para isso, a plataforma de viabilidade, estudo de mercado e gestão de landbank é uma grande aliada, integrando etapas dos diferentes processos, proporcionando insights e ajudando gestores a detectarem potenciais frentes de investimentos e a lidarem com mais assertividade com cenários que ofereçam opções de alta rentabilidade e risco.

Mais controle e menos riscos para a sua gestão de landbank

A gestão de landbank demanda um pensamento diferenciado sobre a administração de ativos, de riscos e de oportunidades. Com ela, em última instância, busca-se a valorização do terreno, a minimização de riscos e a antecipação da identificação de oportunidades de interesse.

Tudo isso envolve conhecimentos e ferramentas para se direcionar da melhor maneira a prospecção, as negociações e as análises, exigindo rapidez e consistência para as tomadas de decisões. E, para ter os melhores resultados e mais escalabilidade, a gestão de landbank com estudo de mercado e viabilidade integrados é fator central para tornar esse trabalho célere e para diminuir os riscos futuros envolvidos, extraindo o máximo de resultados sustentáveis possíveis no longo prazo.

Cabe ressaltar também que a gestão de landbank, diferentemente da análise imobiliária para venda, por exemplo, abrange um ciclo bem maior. E isso exigirá ainda mais precisão na coleta, consolidação, centralização e análise de todos os dados. E a plataforma de viabilidade, estudo de mercado e gestão de landbank proporciona justamente esse tipo de solução e um controle inteligente das variáveis envolvidas e que exigem uma ação.

Otimização de custos e resultados com a plataforma de viabilidade, estudo de mercado e gestão de landbank

O valor de um terreno pode sofrer bastante variação ao longo do tempo. Para lidar com isso, apenas a especulação dessas oscilações não é o suficiente. Nesse contexto, os estudos de mercado e viabilidade vão além do operacional e fornecem subsídios para gerar inteligência estratégica para a incorporadora.

E a plataforma de viabilidade, estudo de mercado e gestão de landbank ajuda na preparação para isso e para se lidar com os ciclos de desenvolvimento antes de seu início. Com isso, consegue-se trabalhar o valor de seus terrenos como reais ativos e direcionar as ações para uma verdadeira otimização tanto dos custos operacionais quanto dos resultados da própria gestão.

Inteligência imobiliária e integração estratégica

Como vimos, uma boa plataforma de viabilidade, estudo de mercado e gestão de landbank ajuda a organizar, centralizar, consolidar e se acessar de modo ágil os dados necessários para se obter informação e torná-la inteligência imobiliária.

É importante frisar que estudos de mercado e os de viabilidade não devem ser vistos isoladamente ao se fazer a gestão de terrenos. Uma administração estratégica desses ativos precisa ser capaz de fazer uma leitura precisa do cenário e, ainda, antever tendências de impacto. Portanto, esses estudos devem ser integrados, não servindo apenas a uma parte, mas ao todo; assim consegue-se analisar e projetar múltiplos cenários, definir negócios realmente viáveis e fazer a combinação das mais diferentes variáveis – independentemente de sua origem.

Com isso, o gestor terá a base de dados para que todos os processos de incorporação e gestão estejam alinhados e orientados aos mesmos objetivos. E essa é uma das forças e dos diferenciais de se contar com uma plataforma de viabilidade, estudo de mercado e gestão de landbank.

Considerações finais

O mercado imobiliário está passando por mais do que apenas a transição de uma etapa do ciclo imobiliário típico para outra. O setor está lidando com a transformação em várias frentes.

Nesse contexto, contar com ferramentas que favoreçam a eficiência, a redução de custos e a otimização de resultados se torna algo ainda mais importante.

Uma plataforma de viabilidade, estudo de mercado e gestão de landbank pode oferecer o salto tecnológico e estratégico que falta para a sua incorporadora se fortalecer e se tornar ainda mais competitiva, independentemente do cenário. Ela oferece a flexibilidade, a automatização e os recursos necessários para fazer as adaptações demandadas, se reduzir riscos e erros nas tomadas de decisões, perceber o negócio como um todo e para se enxergar oportunidades latentes.

Quer saber mais sobre por que sua empresa precisa de uma plataforma de viabilidade, estudo de mercado e gestão de landbank e quais ganhos específicos ela pode proporcionar ao seu negócio? Então, entre em contato com nossos consultores para saber mais sobre a solução da Hiperdados.

No Comment

Comments are closed.

× Conheça o Hiperdados