Inteligência de mercado e viabilidade de empreendimentos residenciais - Software para Incorporadora e Construtora

Compreender a importância da informação certa aplicada no momento certo modifica a situação. Como você já deve ter experienciado, a etapa de viabilidade de empreendimentos residenciais define parâmetros em processos posteriores. E saber utilizar-se da inteligência de mercado para potencializar estudos e análises de viabilidade pode ser algo transformador.

Erros ocorrem em uma cadeia de produção por conta de falhas em comunicação e informação. Um dado não divulgado de um estudo de viabilidade de empreendimentos residenciais pode limitar toda uma equipe de vendas na outra ponta. Para solucionar isso, é possível adotar ferramentas que empoderem seu time para ter melhor performance na etapa de viabilidade desses empreendimentos. Entretanto, a inteligência de mercado (ou BI, Business Inteligence) necessita de direcionamento e espaço para se desenvolver.

Neste artigo, falaremos sobre como a viabilidade de empreendimentos residenciais pode ser vantajosa para alavancar negócios no mercado imobiliário e como utilizar essa solução a favor de seu negócio. Acompanhe a seguir.

Entendendo o ciclo de informação na viabilidade de empreendimentos residenciais

É extremamente complexo lidar com gerenciamento de informações e dados. Processos de viabilidade, dependendo do escopo e atuação da empresa, surgem em grande volume e geram, igualmente, grandes fluxos de dados.

É comum que incorporadoras e demais empresas do mercado não tenham o controle adequado dessa grande quantidade de dados. Como resultado disso, o processo de viabilidade de empreendimentos residenciais não atinge seu potencial.

A resposta mais simples para essa questão está em saber como descentralizar e flexibilizar processos sem perder efetividade. Para isso, é importante que se estabeleça um padrão para que análises de viabilidade tenham o tratamento adequado e possam levar ao lançamento de empreendimentos residenciais competitivos. E isso envolve informação de todos os lados.

Além dos processos internos, dados de viabilidade de empreendimentos residenciais são impactados por acontecimentos externos. Em alguns casos, esses eventos podem nem estar relacionados estritamente ao mercado imobiliário. Por isso, é importante entender o fluxo do cruzamento de dados complexo e saber monitorar resultados com eficiência.

Isso porque um estudo de viabilidade de empreendimentos residenciais, sem inteligência de mercado, acaba sendo um processo pontual e mais transacional, desperdiçando seu potencial estratégico – uma etapa técnica que não tem peso real nas decisões futuras da cadeia de mercado da empresa. E manter isso é perder a oportunidade de expandir e maximizar os resultados dos negócios de incorporadoras, construtoras e empresas do ramo.

Por sua vez, quando a informação ganha contexto, a viabilidade de empreendimentos residenciais torna-se valiosa. Compreender a variação de valores em uma região em um determinado período não é somente avaliar um dado econômico. Com inteligência de mercado, é possível partir de dados para solidificar indicadores importantes para empreendimentos residenciais futuros, de modo dirigido e estratégico.

Claro que ir além da compreensão de viabilidade de empreendimentos residenciais como somente análise é desafiador. É preciso que setores distintos (e que lidam com informações geradas pelo mercado de forma diferente) enxerguem o mesmo planejamento e atuem sinergicamente.

Para isso, a viabilidade de empreendimentos residenciais exige acessibilidade. Mas como implementar isso? Por meio de um sistema que tenha integrada a viabilidade de empreendimentos residenciais.

Viabilidade de empreendimentos residenciais gerando inteligência

Relatórios de dados não podem mais ser estáticos na era da informação complexa, dinâmica e progressivamente crescente. O erro humano e dados redundantes podem (e devem) ser prevenidos ao máximo. Dessa forma, a viabilidade de empreendimentos residenciais pode ser estruturada e orientada aos objetivos de seu negócio.

Da mesma forma que empreendimentos residenciais são lançados como ativos, sua informação também tem essa possibilidade. Ao realizar uma avaliação de determinado empreendimento, cria-se a oportunidade de que esses dados tenham maior peso e direcionamento em investimentos futuros. Para isso, é preciso ter uma solução que organize essas funções da melhor forma possível.

Um empreendimento residencial no cenário imobiliário apresenta suas próprias peculiaridades e direcionamentos. Porém, a análise de viabilidade de empreendimentos residenciais precisa estar preparada para questionar e balizar determinadas preconcepções que eventualmente surgem nesse espaço. O resultado disso pode gerar a diferenciação ou o destaque de empreendimentos de sucesso.

Mesmo sem que se utilize um sistema de inteligência de mercado, dados e informações estão sendo gerados e aplicados. A diferença está no controle e ajuste fino com esse processo na prática. A viabilidade de empreendimentos residenciais de seu negócio tem aplicabilidade nesse contexto?

Considerações finais

Priorizar informações, fortalecer indicadores e potencializar a viabilidade de empreendimentos residenciais é uma necessidade para se ter negócios mais eficientes e competitivos. Na projeção de resultados de uma empresa, determinar com precisão os pontos a serem atingidos é uma grande força. E a inteligência de mercado estruturada é base para isso.

Um ciclo de vendas que inicia-se com prospecção e análise de terrenos até o lançamento e comercialização em si não é naturalmente previsível. Existem desafios e obstáculos que, com instrumentos de inteligência de mercado, podem ser transpostos. E, com isso, a viabilidade de empreendimentos imobiliários, por sua vez, ganha agilidade e poder de mercado.

Saber qual é a melhor solução a ser implementada exige uma visão clara de recursos. A conexão entre o negócio e seus processos, com a viabilidade de empreendimentos residenciais como algo condutor, é uma possibilidade. Resta apenas a ferramenta ideal para que isso possa ser internalizado culturalmente e de forma facilitada na organização.

Você ainda tem dúvidas sobre como a inteligência de mercado e a viabilidade de empreendimentos residenciais se conectam? Descubra os diferenciais do software da Hiperdados, especializado na gestão de inteligência imobiliária. Com ele, você pode ter maior agilidade na viabilidade de seus empreendimentos residenciais.

Conheça as funcionalidades do sistema COMPRO TERRENO, solicite uma apresentação de nossos especialistas.

 

No Comment

Comments are closed.

× Conheça o Hiperdados