Como incorporadoras têm sucesso com um sistema de gestão de landbank integrado com viabilidade, estudo de mercado e ERP? - Software para Incorporadora e Construtora

Quanto vale um terreno? A resposta para essa pergunta, para o mercado imobiliário, é de grande importância para a formação das melhores estratégias. A adoção de soluções, como um sistema de gestão de landbank integrado com demais tecnologias e ferramentas, vem ajudando a trazer, de modo mais ágil e preciso, essas respostas para as incorporadoras. E, com isso, mais sucesso nos investimentos realizados.

Dados como localização, referências e dimensões, hoje, não podem mais ser vistos e analisados isoladamente. É preciso que se tenha um cuidado adicional ao investir na compra de terrenos, procurando diminuir os riscos e extrair o máximo de resultados sustentáveis possível. Isso é feito por meio de um controle inteligente das variáveis trabalhadas nos processos de estudo e viabilidade desses terrenos. O mesmo se aplica aos dados gerados pela própria organização.

A seguir, saiba mais sobre como incorporadoras estão tendo sucesso com uma solução especializada de landbank. Entenda como um sistema de gestão de landbank integrado com viabilidade, estudo de mercado e ERP pode fazer a diferença em sua operação. Acompanhe.

O sucesso das incorporadoras com um sistema de gestão de landbank

O valor de mercado de um terreno tende a ser crescente. À medida em que a população cresce e se concentra nos grandes centros urbanos, aumenta-se a demanda. No entanto, há um limite básico sobre o terreno: ele não se expande além de si mesmo. Portanto, é preciso que se tenha um desenvolvimento seguro e eficiente para garantir sua lucratividade e melhor utilização.

De modo geral, incorporadoras entenderam que, para que resultados fossem otimizados, não bastava atuar na venda pontual de empreendimentos imobiliários. Era preciso começar a trilhar um caminho que potencializasse e permitisse que o negócio se mantivesse competitivo e consistente. Nesse espaço, o landbank desponta como uma opção positiva.

A prática de landbank consiste, basicamente, na montagem de um portfólio de terrenos. Dessa forma, em períodos financeiramente instáveis, é possível recuperar o capital investido. Porém, como em qualquer investimento, é imprescindível que se tenha um planejamento sólido. Existem muitas variáveis para que terrenos tenham uma performance e retorno que, até mesmo, excedam as expectativas.

Com um sistema de gestão de landbank integrado, as incorporadoras passaram a explorar todas as variáveis. Relatórios de viabilidade de terrenos e históricos de processos deixaram de ser descentralizados e passaram a agregar como verdadeiros ativos financeiros e estratégicos para a tomada de decisão.

É o momento de investir em um sistema de gestão de landbank integrado?

Entender o direcionamento de grandes empresas é importante para que a gestão de seu landbank trilhe um caminho de sucesso. Existem obstáculos que podem fazer com que decisões de desenvolvimento e investimento em terrenos comprados possam não ter o resultado desejado. Agora, você pode estar se perguntando: é o momento de se investir em um sistema desses?

Atualmente, mesmo sem um sistema de gestão de landbank integrado, com certeza existem tecnologias trabalhando a favor de seu negócio. O que uma solução dessas faz é potencializar e fazer com que dados provenientes de vendas, taxas e características de imóveis sejam potencializados. Dessa forma, a busca pelo imóvel ideal torna-se facilitada.

Contudo, não se trata apenas de uma ferramenta de organização que gera um painel de controle mais acessível para seu negócio. É preciso considerar também que esse grande volume de dados gerado na gestão de landbank afeta outros aspectos da operação. Demandas dos setores administrativos e financeiros, por exemplo, necessitam de atenção especial dentro de um sistema 100% integrado.

Outro indicativo importante para implementar um sistema de gestão de landbank integrado está na acessibilidade das demais tecnologias. Softwares de ERP, por exemplo, podem agora sincronizar seus bancos de dados, gerando relatórios com maior agilidade. Com isso, equipes de venda e atendimento para formação de landbank podem ter uma tomada de ação muito mais assertiva.

A experiência de grandes incorporadoras, claro, pesa muito. Um sistema de gestão de landbank integrado a um grande histórico estará com munição para ajudá-lo a saber a hora ideal de comprar mais terrenos ou começar a vender ativos. Mas, de qualquer forma, é importante que incorporadoras recém-chegadas se adaptem a essa realidade, e possam fortalecer suas plataformas e operações de negócio.

Ainda, a vantagem de automatizar recursos permite que estudos de viabilidade sejam mais velozes e ajudem a tornar sua ação menos operacional e mais estratégica. Isso significa que um portfólio pode se beneficiar de ferramentas de gerenciamento para que ele atue melhor em investimentos futuros.

Qual é o propósito de integrar um sistema de gestão de landbank?

O propósito primário de um estudo de mercado ou viabilidade de terreno é operacional. É preciso que se tenha uma base para que os processos de incorporação possam se desenvolver da melhor forma possível. Porém, o que se busca é uma otimização estratégica. Dados como características econômicas do terreno não são tecnicidades: são elementos que formam indicadores de performance valiosos.

Nesse contexto, prever o comportamento do mercado com exatidão depende de uma tomada de decisão forte a partir da gestão. E, para que isso seja possível, é preciso que dados sejam traduzidos de forma única para todas as etapas. Esta é a força que um sistema de gestão de landbank integrado a estudos e inteligências de ERP oferece. Se, antes, estudos e dados de viabilidade serviam a uma parte, agora eles servem ao todo.

E na sua experiência, como você enxerga as possibilidades de sucesso? O que um sistema de gestão de landbank integrado pode oferecer para seus processos como incorporadora?

Ainda com dúvidas sobre como um sistema de gestão de landbank integrado está alavancando resultados de incorporadoras? Conheça o Hiperdados e veja como nossos clientes obtiveram um melhor custo de aquisição em terrenos para landbank e demais operações!

No Comment

Comments are closed.

× Conheça o Hiperdados