O que um sistema para gestão de landbank precisa oferecer? - Software para Incorporadora e Construtora

Otimizar resultados, organizar dados e recursos, automatizar tarefas. Um sistema para gestão de landbank pode ajudar uma empresa a crescer e a ser mais eficiente de diferentes formas.

Esse tipo de solução tecnológica ajuda a proporcionar um modo mais assertivo de gerenciamento e de minimização de riscos e erros ao se fazer negócios no mercado imobiliário.

Com o sistema para gestão de landbank de geoinformação, consegue-se automatizar e sincronizar os processos de administração, a eficiência da terra e muitos serviços jurídicos das incorporadoras.

No entanto, se você tem dúvidas sobre o que, de fato, um sistema para gestão de landbank pode oferecer ao seu negócio e que tipo de valor ele pode agregar à sua operação, continue a leitura do artigo de hoje e veja as principais vantagens e funcionalidades desse tipo de solução. Acompanhe a seguir.

Afinal, o que é landbank?

Em linhas gerais, landbank refere-se à prática de adquirir, gerenciar, manter, redefinir e vender terrenos para incorporação imobiliária. Com isso, ao invés de investir dinheiro em uma conta de poupança (com taxas de juros sabidamente baixas) ou no mercado de ações (que está cada vez mais imprevisível), muitos empresários têm adotado uma abordagem alternativa e lucrativa de compra e venda de terrenos.

Isso acontece pois o terreno é visto como um ativo fixo e tangível – isso é, aquele que não pode ser danificado, roubado ou destruído. Ainda, é um tipo de ativo que tende a apenas ser valorizado ao longo do tempo, principalmente quando se tem em mente que a oferta está caindo e a demanda está em constante crescimento, o que potencializa a lucratividade envolvida nessas transações.

Qual a importância de se utilizar um sistema para gestão de landbank?

Para classificar o valor de mercado de cada terreno, é crucial compreender a sua importância estratégica. Cada segmento de terra apresenta preço, valorização e significado diferentes em razão, sobretudo, de sua localização e tamanho, o que ocasiona a necessidade de se utilizar um sistema para gestão de landbank a fim de se potencializar os retornos sobre os expressivos investimentos realizados.

Atualmente, a valorização da terra é uma certeza em função de fatores como as expansões das metrópoles, a superpopulação e, mesmo, ao saudável mercado imobiliário. Com isso, o sistema auxilia gestores a realizarem uma avaliação criteriosa e consistente de determinados elementos-chave para que se colham os benefícios dos investimentos ao mesmo tempo em que se reduzem os riscos associados.

Como o sistema para gestão de landbank funciona na rotina de empresas imobiliárias?

O gerenciamento de landbank consiste, basicamente, em se adquirir e administrar terrenos para incorporação imobiliária. O que diferencia essa da prática de uma compra de terreno mais convencional é a forma estratégica com que a compra é feita, favorecendo uma valorização do capital de giro da empresa. E é para isso que um sistema para gestão de landbank deve ser utilizado.

Ele ajuda a trazer mais segurança na tomada de decisões para investimentos e negociações e a criar condições para que as transações sejam mais lucrativas e céleres. Ainda, seu uso permite à gestão um controle mais sofisticado e abrangente dos ativos e uma assertiva diversificação de opções de áreas de investimento.

Quais são as outras vantagens de utilizar um sistema para gestão de landbank?

Apesar de toda a segurança e do baixo risco atrelados às operações do mercado imobiliário, naturalmente, assim como em qualquer outra modalidade de investimento, problemas e perdas podem ocorrer. Nesse caso, relacionados, sobretudo, à má escolha de parceiros e de negócios e a uma gestão não profissionalizada dos ativos.

Nesse contexto, o sistema para gestão de landbank pode ajudar os empreendedores e as empresas do ramo a neutralizarem gargalos e incertezas que poderiam prejudicar seus investimentos e a lucratividade de seus terrenos. Ainda, quando utilizado estrategicamente, ele ajuda a gerar insights para elevar a atratividade do investimento e o valor do negócio.

Outra vantagem é que o uso desse tipo de solução possibilita que se tenha uma gestão e uma tomada de decisão orientada por dados. Ainda hoje, muitas das mais importantes decisões de negócios são tomadas com base em feeling e em opiniões proferidas durantes reuniões. Esse tipo de avaliação pode realmente ajudar, mas não deve mais ter um local central nas organizações altamente competitivas e lucrativas. Nessas, o uso de dados e a extração de inteligência a partir deles é o que fundamenta decisões coesas, eficientes e seguras.

Outras vantagens é que o sistema para gestão de landbank ajuda na busca por terrenos adequados ao objetivo de negócio, na conferência de histórico, no acompanhamento atualizado de taxas e índices de mercado e na análise ágil de oportunidades de investimento ou de reestruturação da carteira de terrenos.

A escolha de um bom sistema para gestão de landbank: o que essa solução deve oferecer?

Para que todos os benefícios que vimos sejam viabilizados, é importante que o sistema para gestão de landbank ofereça recursos para sustentar uma gestão baseada em dados. Ele deve ter suporte para todos os registros, contratos, documentos, modelos e relatórios serem centralizados e oferecer recursos de proteção a todas essas informações tão confidenciais e estratégicas.

Lembre-se: se você conseguir acompanhar o movimento cíclico do mercado, compreenderá melhor quando é mais vantajoso comprar ou vender terrenos. Nesse sentido, o sistema para gestão de landbank precisa oferecer recursos automatizados que ajudem na consolidação e análise de dados e a elevar a eficiência de seu time comercial.

Também é importante que o sistema tenha integração com as rotinas dos demais setores da empresa – sobretudo financeiro, contabilidade, marketing e comercial – e que tenha boa e fácil usabilidade, a fim de estimular sua rápida e completa adesão pelas equipes. Nessa hora, também deve-se buscar sistemas que melhor se adequem ao seu ciclo de vendas atual e futuro.

Por fim, os melhores sistemas para gestão de landbank também oferecem recursos para viabilidade integrada, tornando a ferramenta ainda mais estratégica e útil para melhorar consideravelmente a gestão de terrenos e seu potencial de retorno sobre o investimento.

Considerações finais

Para uma assertiva gestão de landbank, é crucial prezar pela eficiência na administração, fortalecendo os terrenos como ativos na carteira do landbank da empresa.

A utilização de um sistema para gestão de landbank centraliza, automatiza e facilita a organização de documentos, relatórios, registros e dados de estudos e análises de viabilidade. Com isso, a aquisição de terrenos não depende de funções estritamente operacionais e pode fomentar um gerenciamento ainda mais profissional, estratégico e poderoso.

Como vimos, são diversos os benefícios associados ao uso desse tipo de solução. E, para acessá-los, é necessário optar por um sistema moderno, completo e com todo o suporte para fazer sua gestão atingir um novo patamar.

Agora que você já sabe o que um bom sistema para gestão de landbank deve oferecer, que tal conferir os diferenciais da solução trazida pela Hiperdados? Agende já uma conversa com nossos consultores!

No Comment

Comments are closed.