Como escolher um terreno para incorporação? - Software para Incorporadora e Construtora

 

A escolha certa de um terreno para incorporação é o ponto-chave para que se tenha mais à frente um empreendimento bem-sucedido. Apesar de tal importância, ainda há muitos gestores, empresários e investidores que fecham negócio baseados preponderantemente em sua intuição e em feeling ao escolher um local. No entanto, quanto mais informações estratégicas se tiver, mais fácil será tomar uma decisão assertiva, informada e segura para obter sucesso e lucratividade com a compra.

Neste artigo, saiba mais sobre o que levar em conta e que ferramenta utilizar para tornar o processo de escolha do terreno ideal para incorporação imobiliária mais ágil, objetiva e correta. Acompanhe a seguir.

Questões importantes para avaliar na hora de escolher um terreno para incorporação

Há diversos fatores importantes na hora de se considerar a compra de um terreno para incorporação. Entre eles, podemos destacar:

Leis de zoneamento

Se você encontrou um terreno de interesse, consulte as leis de zoneamento da região. Isso será importante para saber dados como taxas de ocupação do solo, coeficiente de aproveitamento, entre outras questões obrigatórias, que podem ou não estar dentro do que você busca para o empreendimento.

Topografia

Conhecer a topografia do terreno e seus aspectos físicos é fundamental para fazer um bom negócio. Ter a avaliação de um engenheiro ou arquiteto parceiro é importante nessa hora. Comprar terrenos sem visitá-los ou não utilizar instrumentos de geolocalização para conhecê-los é algo muito arriscado.

Por exemplo, terrenos em aclive ou declive poderão demandar custos extras para a obra e agregar certas limitações aos projetos. Assim, é fundamental conhecer que tipo de terreno está sendo adquirido antes de fechar negócio.

Áreas de proteção ambiental

Outro cuidado importante na hora de considerar um terreno para incorporação imobiliária é verificar, por exemplo, se ele não está situado em área de proteção de mananciais. Esse tipo de região conta com restrições do uso do solo para que os recursos hídricos sejam preservados.

Com isso, poderá ser demandado maior tempo para aprovação da documentação e início da obra, além de limitações às propostas de empreendimentos viáveis no local.

Condições do solo

Por vezes, esse é um ponto negligenciado, porém ter atenção a ele pode fazê-lo encontrar o terreno perfeito ou, mesmo, fugir de um mau negócio. Ocasionalmente, há terrenos com custos abaixo do mercado, em bairros interessantes, porém situados em um solo que pode, por exemplo, ser propenso a alagamentos.

De fato, os problemas do solo podem afetar a estabilidade e a segurança de um empreendimento futuro no local. Assim, se necessário, contar com a avaliação de um engenheiro estrutural para checar que tipo de projeto pode ser desenvolvido no local, as estruturas que serão demandadas para isso, etc., pode ser importante para optar ou não pela compra de determinado terreno.

Outros pontos importantes para uma análise de terrenos estratégica

Além dos pontos que vimos anteriormente, há outros aspectos importantes para uma boa análise de terrenos para incorporação. Nisso, incluem-se desde as dimensões do terreno até as condições climáticas do local. Todos os dados levantados, depois de consolidados, ajudam a gerar inteligência imobiliária.

Com isso, é importante que estejam integrados em sua análise:

  • Contexto e qualidade nos dados: centralização de dados que permitam “contar a história” do terreno, isso é, que possibilitem uma boa contextualização do terreno em questão para que você compreenda todos seus pontos positivos, suas limitações e potenciais para direcionar a negociação e o tipo de empreendimento a ser alocado no espaço.
  • Informações psicográficas: além dos dados do terreno em si, é importante que a incorporadora levante também dados psicográficos da região – isso é, informações como comportamento social, estilo de vida, valores, hábitos de consumo, etc. A partir disso, ficará mais simples e assertivo desenvolver um projeto de sucesso no local.

Escolha e direcione a compra do terreno para incorporação imobiliária com o uso de um sistema

Como vimos, para ter um processo decisório seguro e assertivo, é preciso lidar com um grande volume de dados. Fazer isso a partir de fontes diversas, sem uma centralização, pode ser algo difícil e moroso, e pode levar à perda do melhor timing para fechamento do negócio.

Por isso, utilizar um sistema que integre os processos de compra do terreno e as atividades principais de incorporação imobiliária é uma ação inteligente e estratégica. Há sistemas totalmente focados nas necessidades desse mercado e que possibilitam centralizar, otimizar e profissionalizar ainda mais a gestão de uma incorporadora para processos de incorporação, estudo de mercado, viabilidade, landbank, entre outros.

A base desse tipo de sistema está, portanto, nos dados trabalhados. É a partir de seu aproveitamento e uso estratégico que etapas podem ser melhoradas e tomadas de decisão ficam mais eficientes e certeiras – e tudo isso está no ciclo de compra de terrenos.

Com isso, utilizar um sistema desse tipo é crucial para gerar diferenciais competitivos e de mercado para seu negócio e fazer as melhores escolhas de terreno para incorporação imobiliária.

Com o software Hiperdados, por exemplo, você terá tudo isso centralizado em uma única plataforma. Entre em contato e conheça o COMPRO TERRENO, a ferramenta que faz gestão de landbank, inteligência imobiliária e viabilidade econômico-financeira e que ajudará você a fechar os melhores negócios e a ter mais eficiência em sua operação imobiliária!

No Comment

Comments are closed.