Oferta e demanda imobiliária: você sabe a importância disso para definir um empreendimento? - Software para Incorporadora e Construtora

Conhecer bem as diversas facetas dos empreendimentos imobiliários é essencial para aqueles que desejam competir nesse mercado. Para isso, é preciso entender não apenas dados isolados sobre o empreendimento imobiliário, como também sua dinâmica no campo econômico. Ou seja, empreendimentos imobiliários de sucesso se alinham à realidade de oferta e demanda imobiliária do momento do mercado.

O conceito de oferta e demanda é amplamente conhecido em todos os mercados. No entanto, quando se fala na definição de um empreendimento imobiliário, é possível ver empresas negligenciando esse fator. Você sabe qual é a importância que oferta e demanda podem ter para o sucesso de seu empreendimento?

No artigo de hoje, falaremos mais sobre como a oferta e demanda imobiliária podem impactar sua rentabilidade. O que incentiva esses movimentos no mercado? Como saber aproveitar as oportunidades favoráveis para o planejamento de um novo empreendimento? Confira a seguir.

O que há ao redor da oferta e demanda imobiliária?

A negociação de imóveis, terrenos e demais serviços é guiada por parâmetros de oferta e demanda. Sempre que uma empresa realiza um serviço dentro desse mercado, ela está lidando com oferta e demanda imobiliária. Ao redor desse cenário – e o influenciando -, temos variáveis dos mais diversos tipos.

No Brasil, o mercado imobiliário formal é relativamente recente. O Sistema Financeiro de Habitação surgiu em 1964, com o BNH (Banco Nacional de Habitação) e as Sociedades de Crédito Imobiliário (SCI).

Com o tempo, novas formas de financiamento passaram a integrar a negociação imobiliária, permitindo que a captação de recursos fosse facilitada. O SFI (Sistema de Financiamento Imobiliário), de 1997, é um exemplo de marco na progressão do mercado na independência de sua fonte direta de financiamento.

Desde então, ocorreram acontecimentos que fizeram com que a oferta e demanda imobiliária variasse de forma drástica com o passar dos anos. Um dos capítulos mais marcantes foi o estouro da bolha imobiliária americana em 2008. Essa impactante crise foi resultado de uma grande abertura de oferta, sem que houvesse uma demanda que a acompanhasse. Resultado: desvalorização da oferta junto a agências financiadoras de imóveis.

No entanto, é importante lembrar que a oferta e demanda imobiliária não são estáticas. Durante o mesmo momento do estouro da bolha, o Brasil passava por um grande período no mercado imobiliário, resultando em uma alta demanda. Entre 2008 e 2011, a valorização de imóveis manteve-se acima dos 20%.

Compreender o cenário ao redor da oferta e demanda imobiliária, portanto, tem uma grande importância para o futuro do empreendimento. É a partir do histórico e da análise dos fatores que impulsionam ou retraem essa dinâmica que pode-se chegar a uma tomada de decisão concreta.

A importância econômica da oferta e demanda

Grande parte do que diferencia um negócio de sucesso dos demais é sua capacidade de cruzar informações e transformá-las em inteligência. Partindo disso, é preciso que se compreenda a conjunção de fatores que faz com que a oferta e demanda sejam impactadas. E, para que se tenha uma visão completa, não basta apenas ter informações do mercado interno. Existem questões maiores.

Um exemplo de fator externo que sempre traz impacto para o mercado imobiliário é a inflação. Caso ela esteja em alta, o mercado consumidor tende a se retrair e a evitar investimentos a longo prazo. Com isso, a demanda imobiliária sofre queda. Da mesma forma, uma baixa da inflação pode fazer com que o mercado se aqueça e possa ampliar sua oferta.

Todos conhecemos, mesmo que somente instintivamente, como consumidores, como a relação econômica constrói oferta e procura. Assim como em diversos mercados, as forças macro atuantes exercem um grande impacto. Por isso, é importante que se tenha o conhecimento de todas as questões que envolvem a oferta. Isso ajuda a gerar inteligência para o negócio imobiliário e diferenciais competitivos.

Considerações finais

Aproveitar o máximo da oferta e demanda imobiliária envolve acompanhamento e análise precisa dos períodos do mercado. Para que essa precisão seja possível, é importante que se evite previsões puramente especulativas. Existem estudos e análises de mercado e viabilidade de empreendimentos que podem trazer insights valiosos no momento de direcionar as estratégias de seu negócio.

Medir fatores de oferta e demanda permite que sua empresa se prepare para o ciclo de desenvolvimento atual. Além disso, a variação e correlação de indicadores de oferta e demanda prepara futuros empreendimentos imobiliários. Isso beneficia não apenas a comercialização de empreendimentos e ativos, como também os processos ligados ao

 seu negócio imobiliário.

Como oferta e demanda imobiliária influenciam na definição de um empreendimento imobiliário administrado por sua empresa? Conheça hoje mesmo o COMPRO TERRENO, a ferramenta de inteligência imobiliária e viabilidade financeira gratuita da Hiperdados.

No Comment

Comments are closed.

× Conheça o Hiperdados