Gestão de land bank com viabilidade integrada para compra de terrenos - Software para Incorporadora e Construtora

O cenário do mercado imobiliário pode ser modificado por diferentes fatores. Para se manter competitiva nesse mercado, é necessário que a organização possa diversificar seus investimentos. Assim, uma gestão de land bank com viabilidade integrada pode ser um investimento valioso para se manter na competição e potencializar seus resultados.

 

Por isso, no artigo de hoje, falaremos um pouco mais sobre a gestão de land bank. Sua empresa já tem uma carteira de land bank estruturada? Seu portfólio de empreendimentos imobiliários se beneficia de uma gestão de land bank com viabilidade integrada? Saiba mais sobre essas questões a seguir!

Como funciona a gestão de land bank?

A prática de gestão de land bank consiste, basicamente, na compra de terrenos para incorporação imobiliária. O que difere essa da prática de uma aquisição de terreno tradicional está na maneira estratégica com que a compra é realizada. Com isso, uma gestão de land bank com viabilidade integrada pode ser responsável por valorizar o capital de giro de sua empresa.

Ter a segurança para investir e ampliar a linha de negócios faz com que as empresas possam se desenvolver mais rapidamente no mercado. Assim, a gestão de land bank auxilia nesse quesito, permitindo um maior controle e diversificação de opções de áreas de investimento.

Empreendimentos imobiliários de diferentes finalidades podem ser valiosos quando uma determinada tomada de ação é necessária. Isso significa que sua gestão de land bank deve ser capaz de elencar os fatores prioritários no momento de adquirir ou utilizar o portfólio de land bank acumulado.

O diferencial da gestão de land bank com viabilidade integrada

Para que se tenha uma gestão de landbank com viabilidade integrada, é preciso buscar uma solução que realize e otimize essa integração. Isso pode ser alcançado por meio de softwares planejadores de recursos para empresas (Enterprise Resource Planning, ou ERP). Com esse tipo de solução, é possível automatizar processos e tornar o land bank em si mais estratégico.

É importante salientar que montar um portfólio de landbank e fazer sua gestão não é uma tarefa simples. Existem muitos dados que, se forem atualizados manualmente e de maneira descentralizada, podem acabar por comprometer a estratégia da empresa.

Nesse contexto, a gestão de land bank atinge seu potencial quando se aproveita das vantagens da diversificação na compra de terrenos. Por isso, a integração deve saber aproveitar dados e informações externas e internas para gerar análises precisas sobre o que está sendo adquirido. Dessa forma, a gestão torna-se mais eficiente e ganha maior controle sobre o processo.

Para boa parte das incorporadoras e demais empresas do ramo imobiliário, o land bank tem a função de agregar ao core business. Ou seja, trata-se de uma prática que impacta em outras estratégias, como incorporação e venda de imóveis. Isso exige uma maior atenção na gestão de land bank com viabilidade integrada. É preciso saber definir quais pontos potencializarão a alimentação e o gerenciamento do land bank.

Por fim, é importante lembrar que integração envolve engajamento dos setores. É papel da gestão de land bank com viabilidade integrada oferecer recursos eficientes para que os setores estejam alinhados. Assim, os principais pontos da aquisição e estudo de viabilidade dos terrenos para land bank podem ser discutidos e analisados de forma proativa.

Quais são as boas práticas de gestão de land bank com viabilidade integrada?

Uma incorporadora ou construtora precisa se alinhar com as necessidades do mercado imobiliário. A gestão de land bank com viabilidade integrada exige justamente que estudos e avaliações gerem análises que compreendam esse alinhamento. Em outras palavras, é necessário que se tenha um planejamento diferenciado para saber lidar com a gestão de melhor forma possível.

Projeções de oferta e dados de crescimento podem demandar informações prioritárias totalmente diferentes de setor para setor. Uma consultoria organizada e que foque nos objetivos de cada empreendimento pode ser vital para evitar aquisições desvantajosas para a empresa.

Por fim, destacamos que se engana quem acredita que a integração da gestão de land bank se resume à especulação de terrenos. É preciso, sim, acompanhar a valorização dos ativos e saber o momento certo de investir em novos empreendimentos. No entanto, é necessário ter uma atenção maior para que a gestão de land bank com viabilidade integrada não gere gargalos nos processos internos de cada time.

Considerações finais

Para uma boa gestão de land bank, é importante prezar pela eficiência no gerenciamento, fortalecendo os terrenos como ativos na carteira do land bank da empresa.

A utilização de um sistema de gerenciamento de recursos facilita a organização de documentos, relatórios, registros e dados de estudos e análises de viabilidade. Assim, a compra de terrenos não depende de funções estritamente operacionais e pode dar espaço a uma gestão de land bank mais estratégica. Isso beneficia a integração da informação e contribui para a inteligência competitiva da organização.

Lembre-se de que uma boa venda é resultado de um time em sincronia. Uma gestão de land bank com viabilidade integrada eficiente utiliza históricos e projeções para fazer com que a equipe alcance seus resultados rapidamente.

Você precisa de uma solução para melhorar a gestão de land bank com viabilidade integrada? Solicite a apresentação do sistema COMPRO TERRENO e confira as ferramentas especializadas da Hiperdados para a gestão de land bank e viabilidade econômica. 

 

No Comment

Comments are closed.

× Conheça o Hiperdados