ERP, viabilidade e inteligência: questões fundamentais para empreendimentos imobiliários - Software para Incorporadora e Construtora

 

No momento em que empresas precisam de serviços especializados, não basta uma implementação meramente operacional. Quando se trata de empreendimentos imobiliários, ERP, viabilidade e inteligência são pilares importantes para a organização e o desenvolvimento de processos eficientes.

Seja sua empresa uma pequena incorporadora ou um grande grupo imobiliário, é preciso ir além do aspecto técnico e operacional. Saber utilizar análises de viabilidade, ERP e gerar inteligência de mercado de forma integrada é um grande desafio. No entanto, com uma abordagem especializada, é possível ter ferramentas que trabalhem a seu favor nesse quesito e tornem essa tarefa menos complexa e morosa.

Saiba mais, neste artigo, de que forma ERP, viabilidade e inteligência imobiliária são fundamentais para seus empreendimentos. Confira a seguir.

O mercado imobiliário integrado com ERP, viabilidade e inteligência

Saber gerenciar empreendimentos imobiliários, em resumo, significa saber gerenciar recursos. Um sistema de ERP é um conjunto de soluções desenvolvidas para centralizar os dados gerenciados por esse recurso. Com essa centralização, diferentes partes envolvidas na construção de um empreendimento imobiliário se comunicam e se integram de forma mais eficiente.

Ter a viabilidade integrada significa que uma incorporadora ou construtora ganha mais opções para agir de forma mais analítica. Dados referentes a projetos imobiliários atuais e passados constroem a base para que se tenham relatórios precisos. Informações referentes à região de um terreno, seus possíveis compradores e ciclos de compra passados, por exemplo, tornam-se ainda mais valiosos.

Quando ERP, viabilidade e inteligência caminham juntas, cria-se espaço para que processos sejam potencializados. Dados passam a ser interpretados de forma que o ciclo de comercialização transforme a empresa em um player ainda mais competitivo de mercado.

Como ERP, viabilidade e inteligência, juntos, podem beneficiar seu empreendimento imobiliário?

A automatização de processos, a princípio, pode significar uma perda do controle ou de uma análise próxima e dinâmica. Na verdade, trata-se justamente do inverso. Quando soluções de ERP, viabilidade e inteligência se integram, é preciso que suas funções possam eliminar ao máximo a demanda operacional. O benefício que isso gera para o empreendimento pode ser imenso.

O acompanhamento dos estudos e análises de viabilidade de um terreno nem sempre são refletidos em outros processos da empresa. Inclusive, é comum que gargalos surjam em processos de comercialização e gerenciamento de terrenos posteriores por falta de comunicação – essa, que depende dos dados gerados nesse ponto.

Portanto, a inteligência imobiliária é um ponto-chave a ser abordado nessa questão. Se pensarmos em ERP, viabilidade e inteligência como um sistema, tornam-se mais claros a relação e o impacto que um gera no outro nesse ciclo. Alimentar um sistema de ERP com dados gerados na etapa de viabilidade de terrenos, em si, não resulta automaticamente em inteligência. O que tornará isso possível é a automatização correta desses dados.

Se tivermos, por exemplo, dados operacionais a partir de um georreferenciamento do terreno, geramos um dado que serve de base para uma decisão pontual. Com ERP, viabilidade e inteligência alinhadas, esse dado pode ser cruzado, monitorado e ligado a indicadores que facilitem o trabalho e a análise da gestão como um todo.

Considerações finais

Simplificar uma etapa de viabilidade com a automatização de ferramentas de ERP não necessariamente resulta em um melhor empreendimento imobiliário. É preciso, sim, buscar soluções especializadas e empresas que compreendam a realidade do mercado.

Muitas ferramentas generalistas de ERP não conhecem a realidade de um canteiro de obras ou da logística envolvida em uma incorporação. Portanto, é preciso que se implemente um sistema que faça com que os processos realmente tenham fluidez dentro do contexto tão específico trazido pelo mercado imobiliário.

Quando a gestão de um empreendimento imobiliário depende de um time de alto desempenho, é preciso fazer com que ele tenha autonomia e possa atuar de maneira eficiente e proativa. ERP, viabilidade e inteligência de mercado funcionam como um ciclo virtuoso, em que dados externos e internos beneficiam processos – e, beneficiando processos, questões importantes são resolvidas.

Fazer com que diferentes setores e empresas no processo de lançamento e sustentação de um empreendimento imobiliário interajam pode ser desafiador. Da mesma forma, fazer com que o processo de viabilidade deixe de ser só um protocolo técnico para a comercialização de terrenos é algo raro. Entretanto, as ferramentas disponíveis no mercado estão cada vez mais acessíveis.

É necessário estruturar uma estratégia que faça com que questões fundamentais, como ERP, viabilidade e inteligência correspondam à expectativa. Para isso, é preciso que a empresa que atua nesse mercado possa implementar sistemas que ofereçam o máximo de seu potencial.

Dados são complexos e extensos, o que faz com que ERP, viabilidade e inteligência tenham que utilizar sistemas que automatizem processos operacionais. Dessa forma, o fechamento dos principais ativos de uma incorporadora ou construtora pode se beneficiar das análises obtidas do cruzamento desses dados.

Você sabe o que é necessário para que ERP, viabilidade e inteligência imobiliária trabalhem juntos, a favor de seu empreendimento? Conheça na prática o que um ERP especializado e integrado à sua viabilidade pode fazer para uma incorporadora.

Teste gratuitamente a solução COMPRO TERRENO e saiba mais o que uma solução especializada pode fazer pelo seu negócio!

 

No Comment

Comments are closed.