Um sistema para incorporadoras e construtoras cabe no seu orçamento - Software para Incorporadora e Construtora

A solução de problemas faz parte da rotina de incorporadoras e construtoras. Portanto, é correto afirmar que um sistema para incorporadoras e construtoras robusto poderia auxiliar de alguma forma nesses casos tão integrados ao cotidiano dos negócios. No entanto, gestores e gerentes de construtoras e incorporadoras, por vezes, pensam logo em um possível limitador: o orçamento. Será que a agilidade e a eficiência desejadas podem acompanhar esse investimento?

O planejamento de uma incorporadora ou construtora, para ser efetivo, deve considerar diferentes aspectos de seus processos. Por isso, análises e estudos técnicos, financeiros, socioeconômicos e outros devem caminhar juntos, estando alinhados. Mas qual é o investimento necessário para um sistema para incorporadoras e construtoras consistente dessa forma?

Em nosso blog, já destacamos vantagens competitivas em adotar um sistema para incorporadoras e construtoras. Então, neste artigo, vamos focar um pouco mais no aspecto monetário dessa questão. Quanto é preciso dedicar de seu orçamento para a implementação de uma solução desse tipo? Quais são os resultados? Essa conta fecha no orçamento de uma incorporadora ou construtora? Confira a seguir.

Gestão inteligente no sistema para incorporadoras e construtoras

O nível de entrada no mercado competitivo atual pode, a princípio, parecer assustador. Por conta de uma leitura equivocada do cenário, muitas incorporadoras e construtoras não priorizam uma gestão inteligente em seu orçamento. Mas o que isso significa?

Em períodos de retração, a reação comum é investir menos em seu negócio. Na verdade, o caminho para a sobrevivência e a evolução demanda o inverso disso. É possível manter um modelo enxuto e investir em formas de gestão mais eficientes. Nesse balanço, um sistema para incorporadoras e construtoras pode apresentar um ótima relação custo-benefício para o negócio.

Há pouco menos de dois anos, o cenário imobiliário ainda sofria com uma situação delicada. Os custos das construtoras cresciam, e isso não era refletido nos valores de imóveis na ponta final do processo. Era preciso ter uma gestão que se adaptasse a isso.

Hoje, com uma recuperação a passos constantes, porém menos céleres do mercado, é preciso ficar alerta. O investimento necessário no seu orçamento de um sistema para incorporadoras e construtoras compensa para usos estratégicos. É possível, com uma gestão focada, ir além do microgerenciamento de custos de construção e incorporação, por exemplo.

Um sistema para incorporadoras e construtoras ajuda a promover melhor desempenho

Muitos têm dúvidas sobre o orçamento necessário para um sistema para incorporadoras e construtoras. Mas você já parou para considerar o custo que seu sistema atual consome de seus recursos empresariais? Mesmo que você não tenha um sistema implementado, de fato, há uma organização sendo feita. E a forma com que essa organização é executada pode estar sendo limitadora.

Em contrapartida, um bom sistema dedicado para incorporação e construção imobiliária deve ampliar possibilidades e permitir a escalabilidade do negócio. Hoje, vivemos em um mundo conectado, utilizamos o smartphone e aplicativos de comunicação como o WhatsApp. Enviamos relatórios e atualizações sobre a previsão de vendas da próxima campanha de incorporação. Mas sabe onde você pode estar perdendo nesse processo? Controle e centralização de dados.

Organizar uma planilha e compartilhá-la com equipes em um canteiro de obras, operacionalmente, é simples. Mas um sistema para incorporadoras e construtoras, pensando em necessidades específicas, vai além disso. Ele deve ser adaptável, flexível e personalizado.

Ter acesso a dados e análises com ferramentas especializadas ajuda a centralizar informações e a proteger os dados de sua empresa. Além de agilizar processos, trata-se de uma implementação que promove economia. Setores de incorporadoras ou construtoras podem diminuir e até mesmo automatizar funções operacionais – e isso se reverte em maior desempenho e retorno no investimento.

Um sistema para incorporadoras e construtoras reduz custos

A responsabilidade de uma construtora em realizar um orçamento alinhado com o planejamento e que não prejudique a lucratividade é grande. Por isso, todo investimento precisa ser realizado com o máximo de precisão. É necessário pensar em cada item que será revertido em um futuro empreendimento imobiliário. Inclusive, pode-se pensar além disso.

No caso de incorporadoras, temos a preocupação com os custos das construtoras aliados a todo o processo das etapas anteriores. É preciso adquirir um bom terreno e selecionar os parceiros ideais para que o processo possa fluir sem maiores problemas.

 Além disso, há todo um equilíbrio financeiro cuidadoso que ocorre nos bastidores. Custos fixos e variáveis precisam ser administrados, negociados e otimizados sem criar gargalos no processo.

Nesse sentido, um sistema para incorporadoras e construtoras completo pode reduzir esses e diversos outros custos. Quando integrado ao planejamento, as ferramentas de um software ERP podem controlar de forma consistente orçamentos, relatórios, ordens de compra, contas a pagar e até mesmo a carteira de imóveis disponíveis. Isso incentiva investimentos que gerem maior potencial de retorno.

Além de reduzir custos, um sistema para incorporadoras e construtoras também pode ajudar na identificação de oportunidades de investimento. Oportunidades que, antes de uma solução integrada, poderiam estar inacessíveis e ocultas em uma planilha de um determinado setor.

Sendo assim, quando se tem o monitoramento preciso e ágil do que está sendo feito na empresa, é possível compreender onde economizar e onde é possível ampliar recursos que tragam lucratividade para a organização.

Você ainda tem dúvidas se um sistema para incorporadoras e construtoras cabe em seu orçamento? O Hiperdados é o melhor software de gestão de compras para incorporadoras e construtoras. Fale com um de nossos consultores e conheça o sistema hoje mesmo!

No Comment

Comments are closed.

× Conheça o Hiperdados