7 razões pelas quais você deve adotar um ERP de incorporação imobiliária - Software para Incorporadora e Construtora

Uma incorporadora imobiliária ou empresa que lida com essa importante operação no mercado, para obter sucesso, precisa, entre outras coisas, manter seus objetivos claros. O planejamento de recursos do empreendimento (do inglês, Enterprise Resource Planning) existe para ajudar a alinhar processos e recursos. Ou seja, uma solução ERP de incorporação imobiliária é necessária para atingir esse objetivo.

Softwares de ERP são responsáveis por favorecer o planejamento assertivo de recursos e oferecer ferramentas para a otimização máxima dos processos que os utilizam. No entanto, grande parte das soluções existentes no mercado é desenvolvida com um pensamento mais generalista. Com isso, são ignoradas as soluções que uma incorporadora ou construtora, de fato, necessitam.

Neste artigo, confira algumas das principais razões para adotar um ERP de incorporação imobiliária. Como saber se sua empresa se encontra no momento certo para utilizar uma solução de ERP especializada? Acompanhe.

1. Você ganha controle com dados monitorados em tempo real

Funções operacionais tomam um tempo valioso de sua equipe. No processo de incorporação imobiliária, isso envolve estudos e análises de viabilidade, acompanhamento logístico, financeiro, jurídico e muito mais. Então, por que não adotar um sistema que possa agilizar tudo isso?

Com um ERP de incorporação imobiliária, você mantém um histórico confiável de dados integrados e relacionados de forma dinâmica. Assim, é possível ter maior precisão em estratégias de incorporação futuras.

2. Um ERP de incorporação imobiliária oferece autonomia a suas equipes

O desenvolvimento do seu negócio depende, também, de informação bem avaliada e de tomada de decisão ágil. Com um ERP de incorporação imobiliária, é possível fazer com que seus colaboradores tenham maior autonomia e uma atuação mais eficiente.

3. A gestão de seu negócio se beneficia de ferramentas especializadas de ERP

O aspecto operacional de um ERP de incorporação imobiliária é apenas sua superfície. O verdadeiro diferencial que um sistema de qualidade pode oferecer é competitividade a partir das informações absorvidas e geradas pelo negócio.

Sua empresa, ao adotar um ERP de incorporação imobiliária, ganha um suporte valioso em sua gestão. Dados, quando cruzados, relacionados e constantemente atualizados, organizam o processo de incorporação e permitem uma gestão com tomada de decisão mais assertiva – e com foco na geração de insights.

4. Um bom ERP de incorporação imobiliária se alinha a seu escopo

Atingir objetivos na incorporação é algo mais simples quando as informações são centralizadas em um sistema, acessível a todos que dependem dele para seu trabalho. Um ERP de incorporação imobiliária inteligente e completo pode fazer isso de forma pontual. Por meio de ferramentas adaptáveis, empresas de diferentes escopos podem ter maior efetividade em suas operações.

5. Custos podem ser consideravelmente reduzidos

O gerenciamento de dados promovido por uma solução ERP de incorporação imobiliária agrega valor para a informação produzida internamente nos processos. Isso permite que a empresa se beneficie desses sistemas e reduza custos.

Ainda, com a centralização da informação em um sistema único e integrado, gastos relativos à manutenção de servidores, suporte técnico, entre outros podem ser reduzidos amplamente. Além disso, a diminuição do erro humano gera economia para toda a incorporação.

6. Redundâncias são evitadas com um ERP de incorporação imobiliária

Com a complexidade crescente dos bancos de dados em toda empresa, é importante que se minimize o erro humano e o registro de informações redundantes. No lugar de planilhas e anotações espalhadas em um servidor, por exemplo, o ERP de incorporação imobiliária pode reunir informações internas e externas e destacá-las em relatórios precisos.

Etapas de análise e estudos de viabilidade, sem um ERP especializado, podem ser uma grande fonte de problemas para você e sua empresa. Por isso, simplificando a coleta de dados e o processo de análise, todas as funções ganham em eficiência.

7. Processos e setores tornam-se mais integrados

A solução de ERP de incorporação imobiliária ideal integra e automatiza processos. Dessa forma, funções do processo de incorporação demandam menos dos setores responsáveis, porém, sendo bem geridos e otimizados. Relatórios e análises precisas podem ser geradas de forma personalizada, pensando nas necessidades de cada profissional.

Com a integração, importantes etapas da incorporação, como a análise de viabilidade, se tornam parte estratégica da realidade da incorporadora. Dessa forma, ganha-se um diferencial estratégico competitivo.

Considerações finais

A adoção de um ERP de incorporação imobiliária, na prática, deve ir além de somente um planejamento de recursos. Realizar a compra de um terreno de forma acertada, realizar orçamentos alinhados com a realidade e estratégia da empresa – tudo isso requer agilidade nos processos. E, para isso, é preciso uma solução que entenda quais são os maiores desafios da incorporação.

A gestão de uma incorporadora, construtora ou empresa que lide com a incorporação imobiliária envolve diversos fatores. Clientes, serviços terceirizados, ciclo de vendas: são muitos os pontos que merecem atenção. Um ERP de incorporação imobiliária completo pode gerar um impacto positivo nos processos de atendimento e maior credibilidade para sua empresa.

Coletar e consumir dados é um processo orgânico. O que um ERP de incorporação imobiliária sendo ativamente implementado e utilizado faz é eliminar limitações desse processo. Assim, esforços operacionais são revertidos para uma função estratégica, e a empresa pode escolher a solução ideal e potencializar seus resultados.

E então, você gostaria de conhecer outras razões para adotar um ERP de incorporação imobiliária? Conheça já o software da Hiperdados e saiba suas funcionalidades!

No Comment

Comments are closed.