Existe um sistema para melhorar a rentabilidade de incorporadoras? - Software para Incorporadora e Construtora

 

A informação pode ser um ativo precioso para ajudar a melhorar a rentabilidade de incorporadoras. Quando se concorre em um mercado competitivo como o do ramo imobiliário, saber enxergar e tomar decisões com bases nas informações corretas pode ser a diferença e o caminho para alcançar o sucesso. Nesse contexto, será que existe um sistema para melhorar a rentabilidade de incorporadoras e organizar esses processos?

No artigo de hoje, abordamos como um sistema pode melhorar a rentabilidade de incorporadoras. O que é preciso conter em um sistema para que ele seja uma peça transformadora para a lucratividade de uma incorporadora? Saiba mais a seguir!

Inteligência de mercado em um sistema para melhorar a rentabilidade de incorporadoras

A natureza dos serviços de incorporação vendidos por uma empresa inserida no ramo imobiliário percorre um ciclo longo e complexo. Ou seja, clientes interessados em consumir ou estabelecer parcerias com uma incorporadora precisam passar por diversas etapas.

A rentabilidade de uma incorporadora depende da eficiência de seus processos. Nisso, a gestão de processos precisa buscar formas de fazer com que haja uma organização e análise ágil das etapas que estão em volta do core business da incorporadora. A solução que agiliza processos está em organizar sua base: a inteligência de mercado.

Para que exista um sistema para ajudar a melhorar ativamente a rentabilidade de incorporadoras, é preciso, primeiramente, que ele facilite a geração de inteligência de mercado (também chamada de Business Intelligence, ou BI). Isso significa que os dados não somente serão alimentados no sistema, como também servirão de base de análises e insights que geram resultados rentáveis.

Um sistema para melhorar a rentabilidade de incorporadoras oferece direcionamento

Um sistema que fornece somente ferramentas que atendam a funções administrativas generalistas, aplicadas a qualquer empresa, não estabelece um direcionamento e um valor diferenciado – e a rentabilidade de incorporadoras que não tenham soluções pensadas a partir de suas reais necessidades do dia a dia pode ser prejudicada por isso.

Naturalmente, informações do mercado imobiliário e de concorrência não se traduzem automaticamente em uma rentabilidade maior para a incorporadora. O diferencial em um sistema desenvolvido com esse objetivo está na segmentação e personalização dessas informações. Isso depende, além do estabelecimento da inteligência de mercado, de uma forma de implementação e apresentação das informações alinhadas com as necessidades da empresa e suas funções como incorporadora.

Se pensarmos, por exemplo, no setor financeiro da incorporadora, podemos identificar diversas oportunidades da utilização de um sistema para ampliar a efetividade de toda a operação.

Com um sistema para melhorar a rentabilidade de incorporadoras, o financeiro pode contar com ferramentas que tornem funções, como montar um relatório de gastos ou monitorar fluxo de caixa para novas metas da empresa, algo mais automatizado. Isso permite que ações estratégicas possam ter maior atenção no dia a dia da empresa no setor – e, por consequência, em todos os outros.

Um sistema para melhorar a rentabilidade de incorporadoras é integrável

Estudar processos individuais e seu impacto nos resultados de uma empresa é uma preocupação diária de gestores e líderes. É muito comum que empresas possam estar sendo limitadas por gargalos e até mesmo falhas constantes em sua operação, que as coíbam e impeçam de atuar com todo seu potencial. É por isso que um sistema para melhorar a rentabilidade de incorporadoras precisa integrar tudo isso.

Ter a comunicação, o registro de informações e até mesmo a automatização de processos faz com que ações e estratégias possam ser otimizadas e reestruturadas. Isso, unido a uma inteligência de mercado robusta, pode não somente melhorar a rentabilidade de incorporadoras, como, também, permitir que essa rentabilidade seja consistente, minimizando o fator risco sempre presente nos resultados das incorporações.

Considerações finais

Um sistema para melhorar a rentabilidade de incorporadoras é tangibilizado, de fato, no momento em que a informação é tratada de maneira diferenciada. Desde a linha de frente até os cargos mais altos da diretoria das incorporadoras, o direcionamento precisa ser claro e as decisões assertivas. E isso só é viável a partir de um conjunto de soluções pensadas exclusivamente nesse mercado.

Promover integração, inteligência de mercado e direcionamento personalizado para toda essa cadeia das incorporadoras não é meramente uma solução operacional: trata-se de uma solução estratégica. Incorporadoras devem saber quais são os indicadores a serem priorizados em uma estratégia de vendas, a fim de melhorar sua rentabilidade.

Dados são somente números, e operações são apenas mecânicas. O que completa a equação e faz com que exista um sistema para melhorar a rentabilidade de incorporadoras é provar sua efetividade e ter soluções eficientes na implementação de ferramentas voltadas para a incorporação e para a potencialização da aplicação do capital humano de seu negócio.

Você está em busca de um sistema para melhorar a rentabilidade de incorporadoras? O Hiperdados é um conjunto de ferramentas completo, abrangendo todos os ciclos de operação, construindo um plano de negócios sólido e viável. Conheça nosso software e confira!

No Comment

Comments are closed.