Quanto tempo você leva para fazer um estudo de mercado imobiliário? - Software para Incorporadora e Construtora

Quando se está à frente de um grande empreendimento imobiliário, fazer um estudo de mercado imobiliário pode parecer algo realmente desafiante. No entanto, se você dedica tempo e esforço para, de fato, entender o setor, poderá melhorar significativamente a agilidade de seu processo decisório e suas chances de sucesso.

Nesse contexto, é importante lembrar que o mercado imobiliário é fortemente influenciado por forças econômicas, políticas, sociais e ambientais, que afetam o valor e o preço dos imóveis, bem como as decisões de compra e venda das pessoas. Uma análise precisa das tendências pode fazer com que você economize muito dinheiro.

Pensando nisso, neste artigo, confira as principais dicas de como otimizar o estudo de mercado e potencializar o seu tempo de realização e os seus retornos. Acompanhe a seguir.

A importância de entender bem seu mercado

Você não precisa apenas saber exatamente onde comprar, mas também que tipo de propriedade vai gerar os resultados esperados. Embora especialistas forneçam apoio, orientação e análise aprofundada, qualquer pessoa pode fazer uma pesquisa para descobrir a viabilidade imobiliária de um local.

Para isso, analisar dados é uma ação que ajuda a determinar os segmentos mais ativos do mercado local, a identificar oportunidades de investimento e a minimizar riscos. Você pode, ainda, construir sua credibilidade e gerar leads compartilhando seu conhecimento econômico durante conversas com potenciais clientes.

Isso permite que você mantenha em mente as expectativas de seus potenciais clientes enquanto eles procuram comprar ou vender um imóvel. Embora possa parecer uma grande quantidade de trabalho rastrear e estudar todas essas informações, os resultados tendem a realmente ser potencializados por isso.

Principais dicas para fazer um estudo de mercado imobiliário

Uma rápida pesquisa na internet já pode ser considerada um bom ponto de onde começar. Sendo específico em seus termos de pesquisa, é possível consultar instituições especializadas, jornais, sites comunitários, redes sociais e até mesmo influenciadores regionais. Todos eles podem fornecer informações mais amplas sobre um mercado imobiliário local e com características mais específicas.

Sendo assim, se você quiser comprar e construir em um determinado bairro, faça a lição de casa, estudando minuciosamente a área antes da compra. Por exemplo, o acesso e a qualidade dos serviços públicos podem ser extremamente importantes para o desenvolvimento de imóveis comerciais em uma região. Com essas informações em mão, será possível ter uma visão mais acurada, que lhe permitirá definir mais assertivamente metas financeiras e outros objetivos estratégicos.

Embora todos os imóveis sejam locais, forças macroeconômicas maiores têm ondulações em todos os mercados. Como resultado, as taxas de juros, mudanças atuais e propostas nas políticas tributárias, inflação, crescimento do PIB e taxas de desemprego precisam ser averiguadas em uma análise de mercado.

Ou seja, existe muita informação disponível. Felizmente, alguns softwares especializados podem agilizar o processo de filtrar os dados que são realmente relevantes para a sua demanda. As informações geradas por essas soluções são armazenadas em um banco de dados, que ajuda a compreender as condições de mercado, a criar e promover relacionamentos, além de gerar insights de como expandir e escalar seus negócios. Com isso, é possível tomar decisões mais bem embasadas sobre investimentos imobiliários.

Dessa forma, quando você dedica tempo e esforço para fazer um estudo do mercado imobiliário, obtém imediatamente uma vantagem competitiva e muito mais agilidade. Quanto mais você souber, melhor poderá atender seus clientes e orientá-los a tomar as melhores decisões.

E você, está precisando de auxílio para fazer um estudo de mercado? Já conhece a solução da Hiperdados para otimizar essa pesquisa? Então, agende já uma conversa com nossos consultores especialistas e conheça todos os benefícios que o software pode gerar para o seu negócio!

 

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