Quanto tempo você demora para fazer uma pesquisa imobiliária? - Software para Incorporadora e Construtora

Como você busca diferenciar competitivamente sua empresa no mercado imobiliário? Certamente, você já percebeu que, para atingir um patamar diferenciado, é importante que tomar as melhores decisões de compra, incorporação e práticas que façam o negócio imobiliário ganhar destaque. E a base de toda informação relevante que fomenta a tomada de decisão está na pesquisa imobiliária.

No entanto, torna-se um desafio, no dia a dia, ter acesso aos dados ideais de forma prática. É sabido que o crescimento quantitativo de dados, hoje, é imenso. Portanto, depreender qual é o caminho mais adequado e os passos a serem tomados é algo que pode tomar tempo.

Você demora quanto para fazer uma pesquisa imobiliária que, de fato, traga à companhia as respostas e análises esperadas? Quer descobrir como agilizar esse processo? Então, confira as dicas a seguir!

Pesquisa imobiliária na formação de inteligência de mercado

Para que empresas se mantenham competitivas no mercado imobiliário, é preciso direcionar seus recursos e esforços de forma eficiente. Nesse sentido, a pesquisa imobiliária é de grande importância para estruturar um setor de inteligência de mercado robusto – ou seja, uma inteligência de mercado que possa coletar o máximo de dados estratégicos de valor.

Os dados relevantes para a empresa abrangem desde sua atuação no setor imobiliário até mesmo os próximos passos da concorrência. Outras informações úteis que necessitariam de uma pesquisa imobiliária personalizada estão relacionadas a tendências e novos empreendimentos. Uma busca por empreendimentos de coliving, por exemplo, pode ser detectada a partir de uma pesquisa imobiliária junto ao potencial público interessado nessa modalidade de imóvel.

Realizar uma pesquisa imobiliária pode exigir ou se beneficiar de diferentes ferramentas no processo. Redes sociais, levantamentos externos feitos por empresas especializadas, monitoramento da concorrência, etc. Porém, a inteligência de mercado plena é maior do que a soma dessas partes. É preciso ter uma análise, e o tempo dispendido em uma pesquisa imobiliária feita de modo mais manual pode ser grande.

Sendo assim, delegar um setor especializado que gerencie esse processo é algo que pode se tornar importante, diante da complexidade de funções e geração de insights. Entretanto, são poucas as empresas que podem fazer com que se implemente uma inteligência de mercado alinhada com uma pesquisa imobiliária ágil. No caso, uma pesquisa imobiliária que gere insights e integre atividades de inteligência a setores já estabelecidos em seu time, como marketing, por exemplo.

O escopo dos projetos de sua empresa e o tamanho de sua estrutura são essenciais para dar o passo decisivo nesse investimento. Lembre-se: o tempo investido em uma pesquisa imobiliária é apenas parte do processo. Desenvolver uma estratégia de mercado completa exige ferramentas de análise, organização e coleta de dados, que possam apresentar resultados concretos ao seu negócio.

A função da pesquisa imobiliária no contexto empresarial

Pesquisas são a base da criação de inteligência de mercado. É a partir de uma pesquisa imobiliária que potenciais clientes e consumidores ideais ganham forma e passam a se aproximar das estratégias da empresa. Saber o que seu perfil ideal busca e a forma como ele enxerga sua empresa, concorrentes e o mercado como um todo faz toda a diferença.

A pesquisa imobiliária deve ser pensada como um recurso. Portanto, o tempo de demora é uma questão que só pode ser validada e mensurada quando a empresa tem os parâmetros ideais do que necessita ser alcançado. Mas como chegar a essas definições?

Vamos a um exemplo: um lançamento imobiliário pode gerar determinado grau de satisfação ainda desconhecido. A primeira ideia é sondar a região e realizar uma pesquisa imobiliária com base nos hábitos e nos tipos de imóveis buscados ali. O investimento para essa pesquisa imobiliária pode variar. Novamente, é importante lembrar de que os dados são muitos. Portanto, ferramentas digitais gratuitas como redes sociais, embora sejam grandes facilitadoras nos tempos atuais, ainda podem trazer um alto número de informações redundantes ou irrelevantes para a estratégia da empresa em si.

Então, para estabelecer um planejamento sólido, é importante que haja um balanceamento do volume da amostragem (pesquisas quantitativas) e a complexidade dos dados (pesquisas qualitativas). Pesquisas imobiliárias são recursos valiosos quando seu cronograma e parâmetros são bem direcionados e estão alinhados a esse planejamento.

Considerações finais

O tempo gasto para uma pesquisa imobiliária, em si, não diz muito sobre a formação da inteligência de mercado. Identificar como o público percebe sua companhia e seus empreendimentos pode ser um processo ágil e estratégico, e também tende a exigir uma carga operacional que sua empresa não estará preparada para gerenciar. Nesse caso, é importante calcular o ganho obtido com esse investimento.

Perceber a intenção de compra no mercado e até mesmo detectar oportunidades de futuros empreendimentos pode colocar empresas à frente no ramo imobiliário – porém, trata-se de uma grande responsabilidade. Uma pesquisa imobiliária realizada com qualidade, dados isentos e constantemente atualizados faz toda a diferença nesse caso.

Softwares como o Hiperdados, trazem bancos de dados confiáveis sobre novos empreendimentos nos ramos residenciais, comerciais e industriais. A partir dessa solução, é possível ter uma organização e avaliação precisa e adequada para a realidade de sua empresa.

E você, gostaria de investir o tempo ideal para que sua pesquisa imobiliária resulte em uma tomada de decisão ágil? Precisa de uma solução que fará seu negócio alavancar vendas e atingir novos patamares no ramo imobiliário?

Então, experimente agora mesmo o conjunto de soluções que melhora a viabilidade de seus empreendimentos.

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