Compra de terreno, venda de unidades, administração de recebíveis e execução de obras: tudo em um só sistema para incorporação imobiliária - Software para Incorporadora e Construtora

Com o aumento do acesso e da produção de dados, cresce a complexidade de seu estudo e análise. Por isso, um sistema para incorporação imobiliária para compra de terreno deve não apenas ser um organizador financeiro, como também um unificador estratégico.

 

A organização da etapa de incorporação de imobiliária é um assunto prioritário no dia a dia de toda empresa que atua nesse mercado. E há uma série de etapas, tanto no aspecto técnico quanto no financeiro, para ser colocada em ação. Entender como gerenciar cada uma das funções e dominar os processos é a chave para o sucesso.

Pensando nisso, no artigo de hoje, vamos falar sobre as principais necessidades do processo de incorporadoras, e como um único sistema para incorporação imobiliária potencializa diferentes funções, desde antes da compra de terreno até a execução da obra. Confira!

Compra de terreno em um sistema para incorporação imobiliária

A base de um sistema para incorporação imobiliária efetivo está nos dados trabalhados. Dados são os recursos fundamentais do negócio da empresa. É a partir de seu aproveitamento que etapas podem ser melhoradas e tomadas de decisão ficam mais assertivas – e tudo isso está no ciclo de compra e venda de terrenos.

Ao gerenciar a compra de terrenos para incorporação, é importante que esse sistema tenha formas de atualizar dinamicamente sua carteira de clientes, além de estar alinhado com potenciais oportunidades de fechamento. Isso é feito com coleta e análise precisa de informações – no caso, informações que qualifiquem clientes e possíveis interessados na compra.

Assim, um sistema para incorporação imobiliária inteligente atualiza dados e perfis de clientes ideais e os cruza com informações relevantes geradas durante todo o processo de incorporação do terreno. Ou seja, aspectos financeiros, ambientais, técnicos e sociais trabalham lado a lado das principais necessidades e dores dos clientes que buscam incorporadoras para a compra de terrenos.

Potencialização da venda de unidades

O monitoramento de processos, atualmente, é uma necessidade na rotina de incorporação, e a venda das unidades no mercado comprova isso. Viabilidade técnica, análises ambientais do terreno, dados macroeconômicos, projeções financeiras – todos esses aspectos são processos que impactam a venda de unidades.

Nesse contexto, é preciso ter em mente que mesmo um mercado imobiliário regional dinâmico e acelerado está sujeito a sazonalidades e períodos de flutuação econômica. Considerando esse cenário, é importante que o sistema para incorporação imobiliária tenha a inteligência estratégica necessária para potencializar a venda de unidades, aliada a um desenvolvimento ágil na tomada de decisão.

Práticas como o landbank, ou seja, a formação de uma carteira de unidades, necessitam de um sistema para incorporação imobiliária que consiga prever os melhores períodos para investir em diferentes modalidades de terreno e empreendimentos imobiliários. Dessa forma, o processo de incorporação pode fluir mesmo em períodos em que determinados perfis de terreno não estejam em alta.

Administrando recebíveis de forma eficiente

Toda organização conta com demandas diárias em seus setores financeiros. No caso da etapa de incorporação imobiliária, o recebimento de valores e a saúde de um fluxo de caixa são vitais para que o processo possa ser estruturado e até mesmo otimizado.

Um desafio dos pagamentos e recebimentos de um empreendimento imobiliário está em sua flexibilidade. A compensação de certos títulos eventualmente pode se desalinhar de acordo com o que ocorre no canteiro de obras. Portanto, é preciso contar com soluções que sinalizem os gestores e responsáveis para que o processo de incorporação em si não seja prejudicado.

Com um sistema para incorporação imobiliária, os processos de recebíveis a serem contemplados e custos são integrados diretamente com o que ocorre nos outros pontos da incorporação. Isso significa maior flexibilidade financeira e, consequentemente, abertura para que oportunidades estratégicas (como linhas de crédito ou negociações) possam ser aproveitadas em benefício e eficiência do empreendimento.

As vantagens de um sistema para incorporação imobiliária para a execução da obra

Embora a geração de dados cresça exponencialmente em todos os mercados, poucas são as empresas que, de fato, aproveitam e absorvem essa produção de forma eficiente e orientada à lucratividade. E, para que o potencial estratégico máximo seja atingido, é preciso que o sistema para incorporação imobiliária forneça as ferramentas necessárias para que as transações envolvidas na execução da obra sejam controláveis.

Da mesma forma que a administração de recebíveis é importante para o processo de incorporação, o controle da inteligência de mercado para a execução da obra é fundamental. Com um sistema completo e integrado para incorporação imobiliária, é possível, por exemplo, atualizar em tempo real as demandas do canteiro de obras para parceiros e setores que possam atuar rapidamente para a solução de problemas.

Você tem uma solução que potencializa a tomada de decisão na compra de terrenos e que permite dinamismo e variedade na venda de unidades? Seu sistema oferece flexibilidade ao setor financeiro da incorporadora na administração de recebíveis? Integra canteiro de obra, empresas parceiras e gestão administrativa em um mesmo caminho?

Se você ainda não conta com uma solução que integre todas essas facilidades, solicite gratuitamente uma avaliação do Hiperdados e comprove os benefícios de ter todas essas funções em um único sistema!

No Comment

Comments are closed.