Como promover a gestão de landbank com estudo de mercado e estudo de viabilidade? - Software para Incorporadora e Construtora

A gestão de landbank é um importante aspecto na disputa do mercado imobiliário. No entanto, são tantos os fatores a serem administrados que uma leitura equivocada do cenário pode causar impactos negativos substanciais. Questões macroeconômicas, como o índice de inflação, tendências comportamentais de consumo e outros elementos marcam o futuro desse mercado. Para lidar com tamanha complexidade, é preciso promover a gestão de landbank com estudo de mercado e estudo de viabilidade.

 

Para ajudá-lo nesse desafio, no artigo de hoje, você verá como promover a gestão de landbank com estudo de mercado e estudo de viabilidade de modo efetivo. Você aproveita a inteligência de mercado gerada em seus processos para otimizar o gerenciamento de landbank? Saiba mais a seguir!

O que significa promover a gestão de landbank com estudo de mercado e estudo de viabilidade? 

O conceito de landbank, caso você acompanhe nosso blog, já não é tão desconhecido. Mas, para recapitular rapidamente, landbank está relacionado aos investimentos e às oportunidades geradas na atividade imobiliária. Terrenos podem ser divididos, administrados e revendidos para clientes que desejam valorizar esse empreendimento como ativo.

Promover a gestão de landbank, portanto, exige um pensamento diferenciado sobre a gestão de empreendimentos imobiliários. Busca-se a valorização do terreno e uma postura que esteja disposta a lidar com cenários de risco. Isso envolve saber como direcionar a prospecção, os negócios e as análises de terreno da melhor forma possível, o que inclui fazer a gestão de landbank com estudo de mercado e de viabilidade.

Ter acesso, por exemplo, às dimensões do terreno e a dados topográficos faz com que a gestão de landbank possa ganhar maior controle e assertividade. Assim, quanto mais forem otimizados os sistemas de estudo de mercado e viabilidade, melhores vão ser os resultados obtidos.

Como o estudo de mercado e de viabilidade influenciam na gestão do landbank?

Se a gestão de landbank depende de estudo de mercado e viabilidade, é preciso uma abordagem diferenciada e focada nesses processos.

Diferentemente de uma análise imobiliária na venda ou incorporação de um terreno, o landbank engloba um ciclo maior. Isso significa que os dados a serem trabalhados no estudo de mercado dependem não só de maior precisão, mas de um sistema de coleta eficiente.

Dados ambientais, socioeconômicos e financeiros, para um estudo de viabilidade, tornam-se processos pensados para prospecções futuras. Ou seja, os investimentos do mercado imobiliário são analisados em larga escala na gestão de landbank.

Além de precisão nos estudos de mercado, é importante atentar para a acessibilidade e a integração dos dados utilizados no estudo. Ofertas da concorrência, dados de zoneamento, previsões de oferta e demanda: tudo isso se volta para um empreendimento perene, planejado no longo prazo.

A consultoria de uma gestão de landbank se organiza estrategicamente, minimizando futuros riscos. Por isso, é importante que os estudos de mercado e de viabilidade sejam apoiados, também, por soluções personalizadas para os objetivos de seu landbank.

A gestão de landbak com estudo de mercado e de viabilidade e suas boas práticas

Um terreno pode sofrer grandes valorizações e desvalorizações com o passar dos anos. A gestão de landbank não se limita, porém, a especular essas oscilações. Estudos de mercado e viabilidade deixam de ser somente uma obrigação operacional do mercado e se tornam, de fato, dados valiosos e estratégicos para a administração.

A gestão de landbak com estudo de mercado e de viabilidade visa se preparar para ciclos de desenvolvimento mesmo antes de seu início. Sem uma urgência de processos de incorporação ou venda de imóveis, o landbank busca trabalhar o valor de seus terrenos como ativos.

Se em um estudo de viabilidade pontual há uma grande importância, para a gestão de landbank ela é maior ainda. Promover uma gestão de landbank e, ao mesmo tempo, se manter em conformidade com ciclos de venda consiste em um desafio para incorporadoras e empreendimentos imobiliários diversos.

A solução para uma gestão de landbank de sucesso é, portanto, uma solução que alinhe dados com as práticas de venda realizadas. A gestão de landbank, nesse caso, demanda por fatores concretos para que se trabalhem possibilidades otimizadas em relação aos terrenos. Para isso, é preciso obter informações relevantes.

Desenvolver um estudo de viabilidade que trate seus dados de forma personalizada para a gestão de landbank não é uma tarefa simples. Com as ferramentas ideais, no entanto, é possível direcionar esses processos de estudo e análise para otimizar tanto os custos operacionais quanto os resultados da própria gestão.

Quais são suas experiências voltadas para promover a gestão de landbak com estudo de mercado e estudo de viabilidade? Deixe sua mensagem nos comentários e continue acompanhando o blog da Hiperdados para ficar atualizado sobre insights e informações do mercado imobiliário. Até a próxima!      

No Comment

Comments are closed.