4 facilidades de um bom ERP para construtoras que você deve aplicar no seu negócio - Software para Incorporadora e Construtora

As facilidades de um bom ERP para construtoras podem ser decisivas para o gerenciamento das operações de empresas em diferentes capacidades. O conceito de Enterprise Resource Planning, isso é, do planejamento de recursos de entrada, impacta fortemente na forma de administrar funções de rotina.

Ao implementar um sistema de ERP para construtoras, é importante elencar quais são as funções que têm melhor alinhamento ao negócio. Seja para um relatório contábil ou para o balanço financeiro, é desejado que as facilidades de um bom ERP para construtoras fiquem evidentes na operação dos processos usuais do negócio.

No artigo de hoje, apresentaremos algumas das principais facilidades que essa solução pode agregar ao seu negócio. Acompanhe a seguir.

  1. As facilidades de um bom ERP para construtoras geram inteligência de mercado

Atualmente, quando se adota um ERP para construtoras, é preciso que ele esteja alinhado à realidade do mercado. Ter o conhecimento e trazer informações de maneira acurada é essencial para que todos os processos de uma construtora sejam efetivos. Para isso, é necessário que haja uma centralização de dados, para que a tecnologia possa estruturar uma boa base de BI (Business Intelligence).

As facilidades de um bom ERP para construtoras têm a capacidade de abarcar dados sobre imóveis, terrenos, preços e informações relevantes de sua localização. Com a crescente produção de informação, tornam-se cada vez mais requisitados sistemas que lidem com dados complexos. É o conceito conhecido como Big Data. Em um ERP para construtoras moderno, centralizam-se dados complexos e, até então, desorganizados.

Para a construtora, processos são facilitados quando a análise de dados é realizada de forma inteligente e sem exaurir sua força operacional. Por isso, o recomendável é priorizar ferramentas de ERP para construtoras que consigam gerar inteligência de mercado, transmitam métricas e indicadores relevantes para as rotinas de seu negócio e apresentem alto potencial de trazer retornos e melhorias à operação.

Nesse contexto, para gerar uma inteligência de mercado concreta, ferramentas buscam personalizar a forma com que os dados são exibidos e monitorados. Por meio de elementos gráficos e interfaces personalizáveis, cruzam-se as informações desejadas por cada funcionário da construtora. Assim, a dinâmica de trabalho pode se adaptar de forma natural à coleta e à análise de dados realizadas por ERPs para construtoras.

  1. Georreferenciamento em ERP para construtoras

Para estudos de viabilidade e levantamentos topográficos, é necessária uma precisão nos dados coletados. Entre as facilidades de um bom ERP para construtoras, ter o controle desses dados pode ser uma grande vantagem competitiva – além, claro, de facilitar etapas de processos nas quais esses dados se tornam necessários.

Com ferramentas de localização e georreferenciamento, tem-se não somente dados atualizados de todas as áreas, como, também, previsões de seu desenvolvimento.

As facilidades de um bom ERP para construtoras permitem, ainda, antever quais áreas serão mais valorizadas ou enfrentarão problemas para se tornar rentáveis. Dentro dessa análise, existem vários aspectos a serem considerados. No entanto, associá-los com a localização de um futuro empreendimento imobiliário faz com que a avaliação ganhe peso e poder de negociação.

Partir de dados georreferenciais torna-se cada vez mais importante quando construtoras precisam investir em linhas de negócio que variem ativos. Processos de construção, logística e até mesmo negociação direta com clientes podem se tornar mais assertivos e diretos quando a organização dispõe dessas análises.

  1. Facilidades de um bom ERP para construtoras e sua importância na integração

Diferentes setores de uma construtora dependem de respostas distintas para a otimização de suas funções. A capacidade que um bom ERP para construtoras tem de monitorar setores dentro e fora das construtoras é valiosa, portanto, deve ser considerado o quanto um sistema que facilita a integração de todos os profissionais e processos da empresa.

Processos de naturezas distintas precisam de análises que possam satisfazer as principais necessidades na organização. Ao avaliar cada setor, o ERP para construtoras de qualidade deve possibilitar um direcionamento melhor para os recursos de cada área. Além disso, é preciso, também, aplicar ferramentas que consigam corrigir falhas e gargalos dos setores que as utilizam.

O monitoramento constante dos objetivos de cada setor da organização exige um time integrado. Portanto, ao combinar diferentes dados e métricas, é possível rever ações e estratégias. Isso permite que gestores possam garantir um aproveitamento maior das funções de seus setores e uma colaboração mais facilitada entre eles.

  1. Potencialize o desempenho do negócio com as facilidades de um bom ERP para construtoras

As facilidades de um bom ERP para construtoras devem ser mensuráveis. Nesse aspecto, o que torna um ERP efetivo em sua função é a forma com que suas atualizações permitem ações imediatas mais certeiras. Funções operacionais são automatizadas pelo sistema, dando espaço a uma otimização no tempo e eficiência nas rotinas da construtora.

Processos manuais e operacionais, em muitos casos, podem limitar a área de atuação dos colaboradores da construtora. Aqueles que partem desde o estudo do terreno até a entrega do projeto finalizado devem se tornar mais ágeis. Assim, é preciso que o ERP para construtora seja adequado para a estrutura, e a gestão cumpra e acompanhe seus objetivos sendo atingidos.

Quais facilidades não foram citadas e que seu negócio busca em um ERP para construtoras? No software da Hiperdados, você tem facilidades que permitem que seu negócio seja alavancado e se destaque no mercado imobiliário.

Faça um teste gratuito e permita que sua empresa se beneficie das ferramentas modernas e integradas de um ERP para construtoras eficiente e completo.

No Comment

Comments are closed.