Você tem analisado bem a viabilidade de empreendimentos imobiliários? - Software para Incorporadora e Construtora

A viabilidade de empreendimentos imobiliários constitui um ativo valioso para empresa e para os negócios que desejam investir nesse mercado. Para que se tenha uma análise efetiva, é essencial que a viabilidade possa ser bem estruturada, e isso só é possível quando se gerencia informações da melhor forma possível.

Em uma incorporação ou comercialização de imóvel, a viabilidade de empreendimentos imobiliários tem uma grande força estratégica em todo o ciclo. Sendo assim, ela deve ser uma prioridade no processo de seu negócio. Um empreendimento de sucesso está diretamente ligado à otimização de etapas cruciais, como análises de viabilidade.

Normalmente, os resultados de determinadas análises não ocorrem no curto prazo. É preciso que se tenha uma visão mais amadurecida do mercado e estabeleça critérios que garantam uma boa análise.

 

 

Neste artigo, saiba se você tem analisado bem a viabilidade de empreendimentos imobiliários e como desenvolver melhores práticas. Acompanhe.

Você aplica BI na viabilidade de empreendimentos imobiliários?

A base de toda análise de viabilidade de empreendimentos, como já vimos, está na forma de gerenciar informação. No entanto, para que esse gerenciamento possa ser efetivo, não podemos nos limitar à esfera operacional de um negócio. Uma incorporadora ou construtora, por exemplo, necessita de precisão nos dados – e fazer com que isso seja uma realidade envolve investimentos.

Business Intelligence significa centralizar dados para que eles sejam acessíveis. Durante a viabilidade de empreendimentos imobiliários, isso se traduz em maior poder para a incorporadora investir e antecipar tendências.

A viabilidade de empreendimentos econômicos depende de dados que a tornem mais eficiente e valiosa. Portanto, dados georreferenciais ou de situação dos imóveis podem ser uma boa forma de reunir essas informações.

Detectar irregularidades durante a etapa de viabilidade de empreendimentos imobiliários é de grande importância para a análise. Assim, são evitados futuros gargalos que podem ocorrer durante a incorporação ou comercialização do imóvel.

Ao analisar a viabilidade de empreendimentos imobiliários, é preciso, também, analisar dados econômicos mais complexos. Ter acesso às ferramentas que promovam Business Intelligence faz com que esse fluxo de dados se torne controlável. Inclusive, a centralização de dados torna sua análise de viabilidade mais assertiva. Isso, por sua vez, implica em uma tomada de decisão certeira.

As vantagens de uma boa análise de viabilidade ao empreender

As empresas que se destacam no mercado de empreendimentos imobiliários são aquelas que gerenciam da melhor forma seus ativos. No caso, são os players que sabem utilizar os dados para as melhores análises e projeções possíveis.

Avaliar a viabilidade de empreendimentos imobiliários envolve muitos fatores: inflação, opções de crédito, custo de vida, regiões mais bem abastecidas com determinados serviços, etc. Com o alinhamento preciso, a análise de como a oferta, a demanda e a variação de elementos contribuem para um empreendimento imobiliário ser atraente fica mais evidente.

Em primeiro lugar, é importante que sua análise impacte positivamente nos custos da própria operação. Uma incorporação que consiga economizar tempo, por exemplo, pode tornar o investimento em determinada região muito mais vantajoso.

Com a viabilidade de empreendimentos imobiliários em mente, é possível que a análise traga, também, insights personalizados. Isso significa que as decisões tomadas podem se alinhar não somente a uma visão analítica do empreendimento, como também para os demais setores. Até mesmo aspectos logísticos e de atendimento podem ser otimizados a partir dessa análise.

Por fim, é importante citar as possibilidades que uma análise crítica pode gerar para seus empreendimentos imobiliários. Talvez, analisar a viabilidade de determinado empreendimento detecte problemas a serem solucionados com o acompanhamento do imóvel, ou, ainda, com o contato inicial com o cliente. Para isso, é importante que todos os pontos sejam integrados.

Considerações finais

Analisar bem a viabilidade de empreendimentos imobiliários não se trata de algo subjetivo. Existem fatores que podem, de fato, ser diferenciais no mercado e destacar sua proposta em relação as demais. No entanto, é importante considerar a análise como uma base para a etapa de viabilidade, bem como para os demais processos.

Existem ferramentas que tornam não apenas a viabilidade de empreendimentos imobiliários mais eficiente, como, também, oferecem possibilidades – que podem partir de uma oferta imobiliária melhor para empresas do ramo ou para o cliente final.

Abranger vários aspectos torna a análise de viabilidade de empreendimento imobiliário algo próximo da excelência. É importante transmitir confiança durante etapas de negociação e a própria gestão de terrenos, seja como landbank ou em uma incorporação isolada.

De que forma você realiza as análises de viabilidade de empreendimentos imobiliários? Quais são as informações mais relevantes para que você possa progredir em seus resultados?

Está em busca de uma forma de organizar melhor essas informações e obter análises mais assertivas? Solicite a apresentação do software Hiperdados e confira as vantagens! Também conheça o COMPRO TERRENO a ferramenta que faz gestão de landbank, inteligencia imobiliária e viabilidade econômica financeira!

No Comment

Comments are closed.